domingo, 22 de dezembro de 2019

Alpha Serviços: Confira dicas para cuidar do veículo antes de viajar




Saiba como evitar problemas mecânicos durante as viagens de final de ano 

Com o final de ano, é comum que as famílias se juntem para viajar de carro. Devido ao aumento do número de veículos nas estradas, os acidentes acabam ocorrendo com grande frequência. 

Roberto Bortolussi, professor de Engenharia Mecânica do Centro Universitário FEI, elenca cinco cuidados com o automóvel antes de pegar a estrada: 

• Siga o manual (mesmo após a garantia): parte das pessoas, após a finalização do período de garantia do veículo, faz apenas a manutenção corretiva do veículo, ou seja, quando o carro quebra ou apresenta algum defeito visível. É importante que a manutenção preventiva, prevista pelo manual de manutenção por meio da quilometragem, continue sendo realizada. Esta consiste em olhar itens de desgaste natural, como correias, velas, líquido do radiador, troca do óleo do câmbio e do motor, pastilhas e lonas de freio, entre outros itens. Ou seja, se o proprietário seguir o manual, reduzirá consideravelmente a possibilidade de ter que fazer uma manutenção corretiva. 

• Verifique o desgaste dos pneus: é importante verificar regularmente o desgaste dos pneus. Dependendo do nível do desgaste deve-se realizar sua troca. Deve-se também realizar o alinhamento da direção para evitar o desgaste irregular da banda de rodagem e o balanceamento para evitar que a direção vibre em determinadas velocidades. 

• Faça paradas: os veículos são projetados para uso em condições contínuas, mas isso não elimina a necessidade de fazermos paradas durante a viagem. Esses intervalos são necessários para o descanso do motorista. Cada pessoa tem um limite de fadiga na direção, mas é recomendada uma parada de 15 minutos a cada duas horas no volante. 

• Confira os detalhes, mesmo se o veículo for novo: quando o modelo do veículo é mais recente, a quantidade de itens que devem ser observados é menor, pois a maior parte das suas peças continua em boas condições e correm menos riscos de apresentarem problemas. Ainda assim, é necessário fazer uma checagem geral nos pneus, faróis e óleo do motor antes de partir. 

• Cuidados além do veículo: outro item que muitas pessoas esquecem de verificar é se a documentação do motorista e do veículo estão em ordem, ou seja, se a carteira de habilitação e o licenciamento não estão vencidos. Rodar de maneira irregular, além de representar um risco, pode acarretar multas ao proprietário do automóvel e apreensão do veículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana