domingo, 29 de março de 2020

Alpha Notícias: Há 35 anos a Fiat lançava o Prêmio no mercado brasileiro




Durante os dez anos de sua comercialização o modelo vendeu cerca de 180 mil unidades no país

A Fiat apresentou o Prêmio em março de 1985 no Brasil com o objetivo de "inovar e impressionar o mercado com atributos e itens inéditos no país, consolidando a fabricante italiana no segmento de sedãs" e em seus dez anos de comercialização teve quase 180 mil veículos comercializados por aqui.


O modelo foi o primeiro carro nacional a oferecer computador de bordo, apresentando no display médias de consumo e velocidade, além de autonomia. Também inaugurou o motor 1.5 Sevel, com 71,4 cavalos e torque de 12,3 kgfm com etanol. 


O Fiat Prêmio contava com suspensão macia, grande espaço interno, conforto e qualidade do acabamento. Um dos destaques era o porta-malas: com capacidade de 530 litros, era o maior da categoria no país. Também trazia uma solução inteligente por não carregar o estepe no compartimento, e sim no cofre do motor.

Outra diferenciação era a carroceria com opção de duas e quatro portas enquanto a maioria de seus concorrentes da época só oferecia sedãs com duas.

Desenvolvido no Brasil, o Fiat Prêmio logo atravessou fronteiras e foi comercializado em países da América Latina e Europa com o nome Duna. Sucesso por onde passou, o sedã chegou a ser um dos veículos mais vendidos na terra natal da Fiat, a Itália.








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