segunda-feira, 9 de março de 2020

Coluna "Mecânica Online": Explosão de ar e combustível dentro dos cilindros é a força que faz o carro andar




Tarcisio Dias

Nos tempos de atitudes raiz e gourmet, como muitos brincam, vamos então atacar a origem de funcionamento do automóvel, para que você entenda de uma vez, como funciona seu automóvel. 

Imagine que seu veículo está parado e você vira a chave no contato, ou então toca no botão start-stop engine. 

Quando isso acontece, a bateria manda eletricidade para o motor de arranque (motor de partida), um motor elétrico que é ligado para fazer os pistões do cilindro se movimentarem pela primeira vez. A partir daí, o motor tá ligado. 

Para que o motor siga em movimento, os pistões precisam de combustível, que é injetado nos cilindros pelos bicos de injeção. 

Um outro equipamento, a central da injeção eletrônica, é o “cérebro” que controla a quantidade de ar e combustível jogada no motor. 

O processo de combustão precisa obrigatoriamente de ar. Ele entra no carro pelo filtro de ar, que barra as impurezas, e segue para o cilindro, possibilitando a explosão. 

A relação ar/combustível tem de ser exata: com ar demais, o motor perde desempenho. Com ar de menos, o consumo do carro aumenta e você vai gastar mais que o necessário. 

Em cada cilindro, a explosão do combustível rola assim: primeiro, ocorre a entrada da mistura ar/combustível, quando a válvula de admissão está aberta. 

Depois, o pistão se movimenta para cima, comprimindo a mistura ar/combustível. Nessa hora, a vela recebe eletricidade da bateria e gera uma faísca, causando a explosão da mistura ar/combustível. 

Estamos abordando o funcionamento de um motor do ciclo Otto que funciona com gasolina, etanol ou mesmo os dois combustíveis. 

A explosão gera um gás quente que se expande, empurrando o pistão para baixo. Esse “empurrão” faz o pistão movimentar o "virabrequim", um eixo que recebe a energia de todos os pistões e a transforma em rotação. 

No fim, a válvula de exaustão do cilindro se abre e os gases da combustão são liberados para o escapamento. 

O movimento do virabrequim influencia outras peças. 

Primeiro, por meio da correia dentada, as rotações são transmitidas para uma polia que controla as válvulas. 

Se a correia se romper, as válvulas param de funcionar. O entra-e-sai de combustível e ar não acontece e o carro para. 

Depois, a rotação do virabrequim é transmitida para o câmbio, um conjunto de engrenagens que transmite a energia da explosão dos pistões para as rodas, fazendo o carro andar. A cada minuto, todo esse processo se repete até 6 mil vezes no motor do carro. Dúvidas? Desligue o carro e ligue novamente, voltando ao início da coluna. ;) 

MECÂNICA ONLINE

Positivo - A Volvo Car Brasil teve um aumento de 17,3% nas vendas em fevereiro em relação ao mês de janeiro. O destaque foi o XC60 com 27,0% de share. Somente na versão híbrida, foram mais de 100 unidades comercializadas. 

Dê a seta - Faróis e lanternas são itens responsáveis por iluminar e sinalizar. Enquanto os faróis iluminam o trajeto, em condições de má visibilidade natural, como em viagens noturnas, as lanternas sinalizam aos demais condutores a presença e as operações realizadas pelo veículo, como mudanças de direção e frenagem. 

(+) Mais Admirados da Imprensa Automotiva - Somos finalistas em cinco categorias do prêmio que vai descobrir os Top 25 +Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva e os vencedores das categorias Influenciador Digital, Colunista, Site/Blog e Canal de Vídeo. A votação está disponível em http://bit.ly/JCiaAuto2Turno até o dia 23 de março. 

Mulheres - No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Seguradora Líder divulgou um relatório especial que em 2019, das mais de 353 mil indenizações pagas por acidentes de trânsito, apenas 25% foram destinadas às vítimas do sexo feminino. Se considerados apenas os pagamentos por acidentes fatais, a diferença entre os sexos é ainda maior: só 18% das vítimas eram mulheres, sendo a faixa etária dos 45 a 64 anos a mais atingida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana