Doe Teleton

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Coluna "Fernando Calmon": Vendas podem cair de 10% a 20% em 2020




Fernando Calmon 

O motorista brasileiro está rodando com seu veículo bem menos por causa da crise provocada pela Covid-19 e o consequente distanciamento social. Pelo menos duas referências comprovam isso. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) estimou que a queda foi de 50% em relação à primeira semana deste mês de março. A referência parte de indicadores do aplicativo de rotas Waze amplamente utilizado no País. 

Esses dados alinham-se ao do aplicativo de manutenção monitorada em tempo real Vai, da startup brasileira Wings, que faz levantamento do perfil de rodagem a partir de modem e GPS instalados nos carros. A empresa relata impacto de cerca de 50% acarretado principalmente por uma parcela bem alta de veículos que simplesmente deixou de circular desde o início do mês. A queda só não foi maior em razão de frotistas ainda não terem diminuído o ritmo, em grande parte por prestarem serviços essenciais. A referência é 1º a 27 de março. 


Difícil fazer projeções sobre o que acontecerá no mercado de automóveis novos em abril e nos próximos meses. Na primeira quinzena de março as vendas vinham relativamente bem, em torno de 9.000 unidades diárias. Entretanto ocorreu queda brusca, na segunda quinzena, de aproximadamente 80%. O resultado deve-se também às dificuldades de emplacar carros em mercados fundamentais como os de São Paulo e Rio de Janeiro. 

O consultor Francisco Mendes, que acumula grande experiência no setor varejista de veículos novos, conversou comigo sobre cenários de abril até dezembro. Ele disse ter traçado duas hipóteses para 2020, ambas negativas, sobre os números de 2019. Tudo dependerá do tempo da inevitável quarentena para achatar a curva de expansão da doença virótica originada na China, no fim do ano passado. 

Se na maior parte do País o isolamento horizontal continuar até 22 de abril, logo após o feriado de Tiradentes, a queda no ano será de até 10% em relação a 2019. Basicamente porque abril será fortemente negativo, refletindo em maio e junho. Os estoques estão altos e ficará difícil encontrar compradores. As fábricas de veículos continuarão fechadas no mínimo até 30 de abril. A produção voltará lentamente, mas não dá para projetar em que ritmo. 

O segundo cenário é uma queda de até 20% no ano com consequências ainda mais sérias, inclusive no PIB do País. Mendes afirma que, por dever de ofício, tem de projetar também esta hipótese bastante dolorosa. Neste caso, a maioria das concessionárias estará sem capital de giro no terceiro trimestre. 

“Sou economista, mas confesso que a economia muitas vezes não se comporta como ciência exata. Difícil prever o humor dos consumidores. Podem tanto iniciar um processo de otimismo e voltar às compras, quanto manter o pessimismo e adiar o retorno às lojas. Acredito que se o ambiente político em Brasília ajudasse e as reformas econômicas avançassem, seria melhor para todos”, finalizou Mendes. 

De fato, há muita incerteza no horizonte. Ocorreu, anteriormente, uma queda no mercado interno de 27%, de 2014 para 2015 e de 20%, de 2015 para 2016. Foram graduais, no entanto. O mergulho brusco assusta muito quando se esperava até 9% de crescimento em 2020. 

ALTA RODA 

EVENTO virtual, na Colômbia, mostrou Onix RS já flagrado rodando no Brasil. O modelo, porém, só apresenta mudanças estéticas: teto e rodas pintadas de preto, aerofólio vistoso e apliques vermelhos no interior. Mercado colombiano pode até aceitar essa configuração. Quanto a Brasil e Argentina, sigla RS teria de incluir mecânica atraente. 

RANGER STORM traz visual e desempenho que remete ao uso fora de estrada, além de soluções próprias como snorkel, alargadores de para-lama estruturais, estribos tipo plataforma, arco de proteção e lanternas traseiras exclusivas. Grade frontal bem chamativa. Motor é o mais potente da gama (200 cv; 47,9 kgfm). Recebe pneus de uso misto especiais da Pirelli. R$ 150.990. 

TOYOTA prepara reestilização leve da picape média Hilux, fabricada na Argentina, mas só estreará em 2021. Mudanças se concentração em grade, faróis e lanternas, além do sistema multimídia. Modelo lidera entre picapes no país vizinho (lá é líder absoluta em virtude da forte queda na venda de automóveis) e também no Brasil. Potência do motor básico deve aumentar. 

AUDI iniciou processo de compensação de emissões de CO2 em suas atividades no Brasil. Começou no seu centro técnico em São Paulo (SP) por meio de energia solar. Outros painéis fotovoltaicos de maior potência foram instalados em terreno na cidade vizinha de Cajamar. Recurso é comumente utilizado na Alemanha por vários fabricantes. Aqui a Honda usa parque eólico com mesmo fim. 

DOIS salões de automóveis internacionais estão cancelados por causa da pandemia de coronavírus. O de Detroit já tem data marcada em 2021: de 19 a 26 de junho para o público geral. Salão de Paris é bienal e só deve voltar em 2022 por se realizar apenas em anos pares. Em anos ímpares a vez é da Alemanha, neste caso em Munique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana