Doe Teleton

domingo, 24 de maio de 2020

Alpha Serviços: Conheça sinais podem apontar desgaste dos amortecedores




Fique atento ao balanço excessivo do veículo, perda de estabilidade e maior tempo para o carro parar ao acionar o freio 

O sistema de suspensão, responsável por absorver os impactos das irregularidades das vias, assegurando conforto e segurança aos seus ocupantes, é composto por diversas peças, entre elas, uma das principais é o amortecedor. 

Uma falha pode colocar em risco a segurança do veículo, já que esses itens são responsáveis por manter todas as rodas no solo. “É muito importante saber identificar os indícios que mostram que os amortecedores ou outros itens do sistema de suspensão estão merecendo atenção e manutenção, O desgaste gera instabilidade em curvas”, alerta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

Silva afirma que o próprio motorista pode ficar atento aos sintomas de comprometimento dos amortecedores, sem necessidade de conhecimentos técnicos avançados. “Oscilações ou balanço excessivos podem indicar que a energia da mola não está sendo dissipada adequadamente pelo amortecedor”, explica.

Outros fatores que podem apontar defeitos no amortecedor são vazamento de óleo e o tempo que o carro demora a parar ao acionar o freio. “O freio depende da aderência do pneu à via, assim, um defeito no amortecedor pode comprometer o desempenho e aumentar o tempo que o veículo levar para parar durante a frenagem”, explica. 

“O monitoramento da suspensão deve ser constante e detalhado, pois, caso o motorista não faça a manutenção necessária, pode ocasionar desgaste prematuro em outras peças do sistema, além de comprometer a segurança no trânsito”, alerta. 

Ao identificar qualquer sinal de desgaste, a recomendação é que o motorista procure um mecânico de confiança para avaliação completa de todo o sistema de suspensão. De acordo com Silva, a durabilidade das peças depende da forma que o motorista dirige e o tipo de solo em que trafega. “Mesmo sem constatar indícios de desgaste, após 40 mil km rodados, é indicado analisar o estado das peças”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana