sexta-feira, 8 de maio de 2020

Alpha Serviços: Cuidados para evitar o superaquecimento do veículo




Vazamentos, bomba d´água danificada e mau funcionamento da ventoinha estão entre as causas 

Com a função de controlar a temperatura do motor a combustão e mantê-lo na temperatura ideal de trabalho, o sistema de arrefecimento, composto por diversos componentes, entre eles, bomba d’água, mangueiras, válvula termostática, radiador, ventoinha, e reservatório, precisa estar em perfeitas condições para garantir a refrigeração das peças durante o funcionamento. 

Por isso, é importante ficar atento às possíveis causas de superaquecimento. “Uma falha em um desses itens pode levar ao superaquecimento, podendo até fundir o motor”, comenta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

Vazamentos são um dos principais fatores que levam o motor a esquentar excessivamente. Por isso é preciso ficar atento no estado da mangueiras bem como os pontos de fixação. Mangueiras deterioradas podem se romper sem prévio aviso. 

A bomba d’água também pode falhar e resultar em vazamentos. Por isso, Silva aconselha a observar o nível do reservatório periodicamente, nível de água abaixo do mínimo indica vazamento e um profissional deve ser consultado. 

A ventoinha deve estar funcionando corretamente. “Observe se há ruído, pois pode travar a ventoinha”, diz o gerente, explicando que é importante verificar se o ventilador é acionado com o motor quente. Caso a ventoinha não entre em funcionamento após o motor aquecer é sinal de falha no sistema de arrefecimento ou no sistema elétrico. 

Os cuidados devem se estender ao radiador, às válvula da tampa do reservatório e termostática. Quando partículas alojam-se nas aletas do radiador, a troca de calor fica comprometida e o carro superaquece. É recomendável a limpeza do radiador e o reparo em deformações que possam ocorrer nas aletas. No caso das válvulas, se danificadas, certamente irão comprometer o funcionamento do sistema de arrefecimento. 

Silva ressalta que todos estes problemas no sistema de arrefecimento podem ser evitados fazendo a manutenção preventiva do veículo de acordo com o recomendado pela montadora do veículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana