quinta-feira, 18 de junho de 2020

Alpha Serviços: Transitar pela América do Sul com seu veículo está mais seguro e prático




CNH e CRLV de brasileiros já podem ser validados pelos países do continente

Transitar pelos países da América do Sul com segurança e praticidade já pode ser uma realidade para os brasileiros, pois o aplicativo Vio, desenvolvido pelo Serpro para verificar a validação da CNH e do CRLV, já está disponível na App Store e no Google Play dos países da América do Sul, com exceção das Guianas e do Suriname, que não possuem lojas próprias. 

O principal benefício dessa novidade é que, agora, os órgãos de fiscalização de todos esses países passam a ter condições tecnológicas de comprovar a autenticidade dos documentos de trânsito dos brasileiros. "A disponibilização do Vio nas lojas da América do Sul é um ganho na segurança para o cidadão brasileiro que transita pelos países da região. Entrar nestes países com carros furtados ou com documentos falsificados vai ser muito mais difícil", explica o gestor responsável pelo aplicativo de validação no Serpro, Lary Fernandes. 

Lary ressalta, ainda, que o aplicativo Vio verifica a autenticidade tanto dos documentos impressos quanto dos digitais, por meio da leitura de um QR Code presente na CNH e no CRLV. “Uma solução única no mercado público de encriptação de textos e imagens", avalia Lary, lembrando que o aplicativo pode ser utilizado para checar a validade também da Placa de Identificação Veicular (PIV).

QR Code

A tecnologia permite que, com um simples dispositivo móvel, se verifique a autenticidade dos documentos e da PIV. O QR Code faz uso de criptografia de chaves assimétricas usando encriptação forte e utiliza técnicas avançadas de compactação na inclusão de informações textuais e de imagens: tudo isso em uma imagem bidimensional. 

“Com a disponibilização do Vio, ficam superados os obstáculos técnicos para a validação, em nove países, da CNH, do CRLV e da PIV. Agora, a aceitação dos documentos depende do engajamento dos órgãos de fiscalização de cada um deles”, informa o chefe de Divisão de Soluções de Gestão de Trânsito do Serpro, Isidro Monteiro. 

Vio 

Na prática, qualquer pessoa do continente pode baixar o Vio a partir das lojas virtuais de cada país, fazer a leitura dos QR Codes e verificar sua autenticidade. Já os brasileiros podem obter os documentos eletrônicos baixando o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que reúne a CNH e o CRLV digitais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana