terça-feira, 21 de julho de 2020

Alpha Notícias: BMW combina o prazer de dirigir esportivamente e livre de emissões com o iX3




Modelo é fruto de muitos anos de trabalho de desenvolvimento no campo da mobilidade elétrica pela marca alemã

A BMW apresentou o totalmente elétrico iX3, modelo que combina o prazer de dirigir livre de emissões e a condução esportiva pela qual a marca é reconhecida.


A tecnologia de dirigibilidade altamente integrada do novo BMW iX3 desempenha um papel particularmente importante na otimização da eficiência e no desenvolvimento de energia. O motor elétrico, a transmissão e a eletrônica de potência estão agora acomodados juntos. O motor elétrico do novo BMW iX3 funciona sem o uso de ímãs e esse projeto permite que metais de difícil extração sejam dispensados para a fabricação do motor. 

A densidade de potência do motor elétrico no BMW iX3 é 30% maior que a dos demais veículos totalmente elétricos do BMW Group. O motor apresenta eficiência de até 93%, em comparação com 40% nos motores a combustão. 

A nova unidade gera uma potência máxima de 210 kW / 286 cavalos e torque máximo de 400 Nm sustentado em altas rotações, diferentemente de muitos outros motores elétricos. O novo BMW iX3 vai de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos, o colocando em pé de igualdade com o BMW X3 xDrive30i convencional. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 180 km/h. O envio de potência para as rodas traseiras cria uma experiência clássica de direção da BMW combinada com tração suprema e excelente eficiência. 

A tecnologia de ponta das células de bateria desempenha um papel central no estágio de desenvolvimento mais recente das baterias de alta tensão. A capacidade de armazenamento da bateria – em relação ao espaço de instalação necessário e seu peso – foi aumentada substancialmente. A densidade de energia no novo BMW iX3 é cerca de 20% maior que a das células de bateria usadas pelo BMW Group para veículos totalmente elétricos até agora: 80 kWh, dos quais 74 kWh são utilizados. A alta eficiência permite que o novo BMW iX3 ofereça um alcance de até 459 quilômetros no ciclo de teste WLTP e até 520 quilômetros no ciclo de teste NEDC. 

Os outros recursos que fazem sua estreia sob o novo BMW eDrive de quinta geração incluem uma unidade de carregamento inovadora que envia energia tanto para a bateria de 400V quanto à fonte de alimentação de 12V a bordo. Ao usar terminais de corrente alternada, ele permite carregamento monofásico e trifásico de até 11 kW. Conectar o veículo a uma estação de carga rápida de corrente contínua facilita as saídas de carga de até 150 kW. A bateria de alta tensão no novo BMW iX3 pode, portanto, ser carregada de 0 a 80% de sua capacidade total em apenas 34 minutos. Os motoristas podem injetar a energia necessária para adicionar 100 quilômetros à autonomia do carro (no ciclo WLTP) em 10 minutos de carregamento. 


Eficiência otimizada aprimora a aptidão para longas distâncias 

A excelente eficiência do motor elétrico aliada à alta capacidade de carga conferem ao novo BMW iX3 um extraordinário desempenho em longas distâncias. Em um deslocamento de 600 quilômetros, por exemplo, um BMW iX3 precisaria fazer menos paradas para carregamento que um veículo elétrico com baterias de alta tensão maiores e mais pesadas. Além disso, no caso do BMW iX3, essas paradas também seriam mais curtas. A eficiência e o conforto são aprimorados pelos serviços digitais do BMW Connected Charging. Ao planejar uma rota e calcular o horário de chegada, a função E-Route oferece recomendações para paradas no meio da viagem para carregar a bateria de alta tensão. Ele também fornece informações úteis sobre as estações de carregamento - como disponibilidade e o método de autenticação necessário - bem como sobre pontos de interesse nos arredores. 

A recuperação adaptativa aumenta a eficiência e o conforto ao dirigir durante uma viagem. A intensidade da regeneração da energia do freio é adaptada à situação da estrada descrita pelos dados do sistema de navegação e dos sensores do sistema de assistência ao motorista. Por exemplo, ao se aproximar de um cruzamento, um trecho de estrada com restrição de velocidade ou um veículo na estrada à frente, a recuperação é totalmente utilizada. Enquanto isso, na estrada, a função de inércia é ativada sempre que o motorista tira o pé do acelerador. Como alternativa à recuperação adaptativa, na posição de direção “D”, o motorista pode escolher um ajuste de alta, média ou baixa regeneração da energia do freio. Além disso, o uso da alavanca seletora no console central para ativar a posição de condução “B” gera a sensação de pedal único dos veículos elétricos do BMW Group, fornecendo recuperação particularmente forte. 

Manuseio esportivo e tração suprema 

A bateria de alta tensão de última geração tem formato slim. Posicionada na parte inferior do carro, pode ser integrada à arquitetura flexível do SAV. Isso diminui o centro de gravidade em cerca de 7,5 centímetros em comparação com os “irmãos” BMW X3 de potência convencional, melhorando visivelmente a dinâmica lateral. Entre os elementos sob medida do chassi do BMW iX3 está uma subestrutura do eixo traseiro, que oferece o espaço de instalação necessário para a unidade. A suspensão adaptativa padrão inclui amortecedores controlados eletronicamente, cujas características se adaptam à superfície em questão. Isso permite uma otimização de conforto e dinâmica de condução. A suspensão Adaptive M opcional é ajustada para oferecer uma resposta mais esportiva. 

O desenvolvimento instantâneo de potência do motor elétrico e o ajuste do chassi específico do modelo dão o novo BMW iX3 características de condução esportivas e ágeis. O inovador sistema de tração ARB do BMW i3 e um alto nível de estabilidade também proporcionam ao modelo tração surpreendente em condições climáticas adversas e em terrenos sinuosos para um SAV com um único eixo de tração.

Proporções e versatilidade de um SAV 

O design do novo BMW iX3 exibe as proporções típicas de um SAV e otimiza as propriedades aerodinâmicas do carro. O para-choque dianteiro e a grade de duplo rim da BMW têm um design bastante fechado, enquanto a extremidade traseira também foi esculpida para reduzir a resistência do ar. 

As rodas de liga leve com design aerodinâmico também ajudam a controlar o fluxo de ar ao redor do veículo. As rodas aerodinâmicas que estreiam no novo BMW iX3 reduzem seu coeficiente de arrasto em cerca de 5% em relação às rodas de liga leve convencionais. Isso é possível graças a inserções sofisticadas na roda de raios V cuja superfície mantém o ar fluindo mais suavemente. Portanto, a melhoria da eficiência adiciona cerca de 10 quilômetros (6 milhas) à faixa do novo BMW iX3 no novo ciclo de testes WLTP. 


Ambiente premium 

Assim como na parte externa, o interior do novo BMW iX3 também faz referência à presença de um sistema de propulsão elétrico. Combinados, controles de acionamento, os materiais de alta qualidade e superfícies com design elegante criam o ambiente premium tipicamente associado a um SAV da fabricante alemã. Outra qualidade marcante desta gama - versatilidade - reflete-se no espaço: graças ao encosto traseiro dobrável, a capacidade de carga pode ser aumentada de 510 para um máximo de 1.560 litros, conforme necessário. 

A estreia do BMW IconicSounds Electric no BMW iX3 fornece uma qualidade acústica que enriquecem a experiência de condução elétrica, dando-lhe profundidade emocional. As variações de aceleração são sinalizadas por um som modulado e a recuperação durante ultrapassagem e frenagem são acompanhadas por uma resposta acústica suave, o que significa que todo modo de direção é replicado por um padrão de som correspondente. Quando o botão start/stop é pressionado, uma composição sonora curta pode ser ouvida, definindo o cenário para a experiência de condução elétrica. 

O BMW iX3 estará disponível em duas versões em seu lançamento. A especificação "Inspiring" inclui pintura metálica; rodas aerodinâmicas de 19 polegadas; faróis de LED; teto solar panorâmico de vidro; Driving Assistant Professional com controle de cruzeiro ativo e função Stop & Go; assistente de direção com controle de pista, aviso de mudança de pista e aviso de saída de pista; Park Distance Control com sensores dianteiro e traseiro; indicador de pressão dos pneus e sistema de alarme. Há também volante esportivo, iluminação ambiente, assentos com ajustes eletrônicos e função de memória e sistema de controle de temperatura com três zonas independentes (incluindo a função de pré-aquecimento e pré-condicionamento). O modelo inclui também BMW Live Cockpit Professional (completo com um sistema de navegação otimizado), o BMW Intelligent Personal Assistant, integração de smartphones com Apple CarPlay e Android Auto, atualização remota de software, serviços digitais da BMW Connected Charging, carregador de bateria sem fio para smartphones e um sistema de áudio com sintonizador DAB. 

O pacote de equipamentos da versão “Impressive” inclui rodas de liga leve de 20 polegadas; faróis LED adaptativos, Comfort Access, revestimento em couro Vernasca e bancos esportivos dianteiros com suporte lombar. No quesito tecnologia, inclui BMW Head-Up Display e Parking Assistant Plus com câmera de visão traseira. Para um toque ainda mais exclusivo e conforto ao dirigir, há função de controle por gestos, sistema de som surround assinado pela Harman Kardon e ponto de acesso WiFi incluso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana