Connect with us

Alpha Notícias: Chevrolet comemora 25 anos do lançamento da S10 no Brasil

Published

on



Picape teve um milhão de unidades produzidas no período 

A Chevrolet comemora 25 da primeira picape média nacional: a S10. E outro motivo de comemoração é a marca de um milhão de unidades produzidas por aqui neste período.

“A longa tradição da Chevrolet em picapes é um diferencial competitivo para a S10, que possui consumidores altamente satisfeitos e cada vez mais fieis. Reflexo do que a picape entrega, sempre com muita qualidade e confiabilidade. Além disso, o cliente pode contar com uma ampla rede de concessionários para suporte. Tudo isso é altamente relevante para quem utiliza o veículo como ferramenta de trabalho”, destaca Hermann Mahnke, diretor de Marketing da GM América do Sul.

Dessas, 750 mil unidades foram comercializadas no mercado local. As 250 mil unidades restantes foram destinadas à exportação. Todas elas saíram do complexo industrial da GM em São Jose dos Campos (SP). 

Derivada do modelo norte-americano, a S10 brasileira chegou em 1995 com design mais aerodinâmico e diversos itens de luxo para atender as preferências do consumidor local com uma proposta que unia conforto, praticidade e valentia. 

A primeira picape média produzida no país estreou com um conjunto surpreendente para a época: cabine simples, motor 2.2 EFI de 106 cavalos, transmissão manual de cinco marchas e opção de freios ABS nas rodas traseiras. 

Outra novidade que a S10 trouxe para o segmento foram as variações de carroceria e de motorização. Apenas um ano após o lançamento aproximadamente, surgia a versão cabine estendida, com 37 cm a mais de entre-eixo, suficientes para acomodar dois bancos traseiros, escamoteáveis. 

Em relação à mecânica, a Chevrolet introduziu duas novas opções de motorização: o 2.5 Turbo Diesel HST (High Speed Turbo) de 95 cv, que ajudou a elevar a capacidade de carga do veículo para 1 tonelada, e o motor V6 Vortec, de impressionantes 180 cv e injeção eletrônica sequencial centralizada (SCPI). 

A família S10 continuava crescendo, para atender um maior universo de consumidores. Em 1997, foi apresentada a S10 cabine dupla com quatro portas – exclusividade do modelo fabricado no Brasil. Nascia também a versão Executive, com acabamento mais refinado e itens exclusivos, como os bancos revestidos em material premium com ajustes elétricos para o do motorista. 

No ano seguinte, o motor 2.2 a gasolina ganha injeção eletrônica multiponto sequencial (MPFI) para melhor eficiência energética e desempenho (113 cv). Também foi lançada a primeira série especial da picape, a Champ 98, em homenagem a Copa do Mundo de Futebol da França. 

Outro ineditismo foi a tração 4×4 disponível para todas as versões. Afinal, produtividade e superação eram os novos mantras do agronegócio. 

Primeira atualização

Para a linha 1999, a Chevrolet promoveu atualização no design da grade e do para-choque dianteiro da S10, ampliando as entradas de ar para refrigeração do motor e atualizando as luzes auxiliares. Mudanças nas lentes dos faróis e nas rodas ajudaram a deixar o visual ainda mais imponente, enquanto a segurança podia ser incrementada com o sistema de airbag para o condutor e os freios ABS nas quatro rodas, equipamentos então comuns apenas em carros mais sofisticados. 

O motor 2.8 Turbo Diesel MWM com três válvulas por cilindro, 132 cv de potência e 34 kgfm de torque marcaria a entrada da S10 no novo milênio e sua ascensão para um patamar superior de desempenho dentro da categoria. A aceleração de 0 a 100 km/h da picape baixou da casa dos 15s para a dos 11s. Evolução semelhante foi registrada também no conforto, com a adoção em toda a linha da nova suspensão traseira com molas parabólicas em substituição às semielípticas. 

Outra inovação da S10 foi a transmissão automática, inicialmente disponível para a configuração Executive V6 de cabine dupla. O equipamento acompanhava o controlador de velocidade de cruzeiro. Chamou a atenção tais itens, por serem incomuns até aquele momento em utilitários. 

A predileção pelas picapes Chevrolet dentro do universo agro fez render a série Barretos – uma homenagem à cidade conhecida pela mais tradicional festa de peão boiadeiro do país. 

Geração “Pitbull”

Quem foi ao Salão do Automóvel de São Paulo em outubro de 2000 pode conhecer de perto e em primeira mão a terceira geração da S10, depois apelidada de pitbull, por conta do animal que protagonizava o comercial do veículo na TV. Elementos como grade, faróis, lanternas e para-choque eram mais imponentes, enquanto as linhas do capô e para-lamas, mais retas, refletindo maior robustez. 

Painel, quadro de instrumentos, console central, acabamentos de portas e revestimentos dos bancos também foram atualizados, assim como a lista de equipamentos, que adicionava, entre outros itens, o airbag para o carona como opcional. O motor 2.2 a gasolina teve sua cilindrada e potência elevadas, transformando-se num 2.4 de 128 cv. 

Para a linha 2002, o motor V6 passou para os 192 cv. Além disso, a comodidade do ar-condicionado também foi incorporada nas configurações de entrada. O garoto-propaganda desta safra foi a série Sertões, comemorativa ao bicampeonato da S10 no Rally dos Sertões. 

No ano seguinte mais novidades. A picape da Chevrolet atualizava a lente dos faróis, as rodas de alumínio aro 16, a estrutura dos bancos traseiros da versão cabine dupla, o grafismo do painel e acabamentos do modelo Executive, por exemplo. A versão, sinônimo de sofisticação, transformou-se em objeto de desejo em meio ao recorde de exportações pelo campo. Já os novos amortecedores proporcionavam maior conforto e dirigibilidade. 

No fim de 2004, a Chevrolet renomeava as versões da S10: Advantage (entrada), Colina (intermediária) e Tornado (luxo). Apenas a Executive se manteve inalterada. 

Depois foi a vez do motor 2.8 Turbo Diesel passar a usar três válvulas por cilindro e injeção direta; o acelerador se tornou eletrônico, e o diferencial, autoblocante. 

Pioneirismo com o motor Flexpower

A alteração visual seguinte chegou para marcar o lançamento da linha 2006. Na frente, a grade cresceu e ganhou aletas em formato de cruz. Na lateral, surgiam molduras contornando os para-lamas. Na traseira, chamava a atenção um adesivo na tampa com o letreiro “Chevrolet”, igual ao veículo dos Estados Unidos. 

A tecnologia bicombustível crescia em relevância no Brasil e a S10 acompanhou este fenômeno para o modelo 2007. O motor 2.4 FlexPower entregava até 147 cv e fez as vendas dispararem. Assim, no ano seguinte, a picape batia mais um recorde de vendas. 

Já na linha 2009, outra surpresa. Desta vez, a atualização visual tinha grade reestilizada, entrada de ar sobre o capô, apliques no para-choque frontal e na tampa traseira, adesivo preto na coluna A, novas lanternas, rack de teto, santo Antônio e estribos, quadro de instrumento com fundo azul além de padronagens inéditas para os bancos. Outra significante alteração foi a adoção da gravata Chevrolet na cor dourada, que passaria a ser a nova identidade global da marca. 

Em 2010 foi lançada mais uma edição da S10 Rodeio, mas agora como uma versão regular e que duraria até o fim desta geração, em janeiro de 2012. GPS e sensor de estacionamento eram alguns dos novos acessórios. Naquele ano, o modelo da Chevrolet alcançava a marca de 500 mil unidades produzidas, em sintonia com o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do agronegócio. 

As expectativas sobre o design da próxima geração da S10 aumentaram após a exibição de um protótipo no Salão de Buenos Aires, em 2011. A picape-conceito de aspecto futurista era maior e mesclava robustez de um veículo de expedição com o refinamento de um SUV. Foi o principal destaque da mostra para a região. 

Nova S10

A mais impressionante evolução da S10 dava as caras em fevereiro de 2012. Uma picape completamente nova do ponto de vista de aparência, estrutura e dirigibilidade. 

Alinhada com a “irmã” Colorado norte-americana, a S10 nacional progrediu em tamanho, chegando a 5,35 metros de comprimento, tornando o habitáculo e a caçamba ainda mais espaçosos – o veículo tinha a maior capacidade de carga da categoria (1,3 tonelada). 

No novo painel, sobressaia o quadro de instrumentos, inspirado no do Camaro, e o seletor giratório da tração 4×4 no console central. A lista de equipamentos disponíveis ficava mais completa com itens como o ar-condicionado digital e o controle eletrônico de estabilidade e tração. 

Estreava junto o motor 2.8 Turbo Diesel CTDi com duplo comando de válvulas e turbocompressor de geometria variável. A transmissão também era nova, tanto a manual de cinco marchas como a automática, agora de seis velocidades. 

No ano seguinte, o motor turbo diesel teve aumento de potência, de 180 cv para 200 cv, e de torque, de 47,8 kgfm para 51 kgfm. Já a cabine passou a contar com o multimídia MyLink com leitor de CD e DVD e um navegador GPS incorporado ao sistema. 

O ano de 2014 marcou a S10 pelo lançamento do motor 2.5 Ecotec Flex, o mais potente e moderno da categoria. Trabalhava em conjunto com uma nova transmissão manual, de seis marchas. A picape também passou por evoluções dinâmicas. Teve a suspensão dianteira e traseira recalibradas com o intuito de deixar o conjunto mais rígido, e a direção, mais direta. 

No ano em que completava 20 anos na liderança do segmento, a S10 inaugura um novo patamar de sofisticação com o lançamento da versão High Country, que além de mais equipamentos de luxo, trazia faróis em cromo escurecido com projetor, aplique no para-choque dianteiro, estribos laterais, rodas aro 18 com superfície usinada, frisos cromados na base dos vidros das portas além de um robusto santo Antonio, especialmente projetado para integrar à caçamba. A peça acompanha uma inédita capota marítima. 

A picape adiciona ainda mais três versões de acabamento: Advantage, Freeride e Chassis Cab, pronta para customizações. 

Conectividade total

A S10 ganha em 2016 mais uma importante atualização. As linhas mais refinadas da nova dianteira e das rodas são acompanhadas por uma série de novos equipamentos tecnológicos, como alerta de colisão e de saída involuntária de faixa, faróis com LED, acionamento do motor por controle remoto, OnStar e multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay. 

O utilitário da Chevrolet ainda passou por um “regime” para ficar mais leve e econômica. Também evoluiu dinamicamente, principalmente em uso urbano, com a adoção da direção elétrica inteligente e da nova suspensão. 

No ano seguinte a Chevrolet promoveu três novidades de impacto para a S10. Em abril chegava a tão esperada versão Flex com câmbio automático. Em agosto foi a vez da versão turbo diesel receber uma tecnologia inédita no segmento: o sistema CPA, que ajudou a deixar o veículo até 13% mais econômico. Já em novembro foi apresentada a série limitada 100 Years, comerorativa ao centenário da produção da primeira picape Chevrolet no mundo. Foram apenas 450 unidades produzidas, a maioria adquirida por entusiastas e colecionadores. 

Em 2018 desembarcava no Brasil a “grife” Midnight, com carroceria e acabamentos todos escurecidos. A S10 fez a estreia da versão que depois viria a se estender a outros modelos da marca. A Chevrolet apresenta na sequência as demais configurações da linha 2019 da picape. Entre as inovações estavam o sistema de controle eletrônico de estabilidade e de tração também para as versões de entrada, enquanto a topo de linha ganha airbags laterais e de cortina em adição ao duplo frontal. 

A picape feita pra quem faz

O agronegócio passa por uma verdadeira revolução em termo de produtividade, potencializada pelo uso de novas tecnologias no campo, como a robótica e a inteligência artificial. É de olho na chamada agricultura 4.0 que a Chevrolet vem balizando as evoluções da picape S10, que recentemente reforçou a lista de itens de conectividade e segurança. 

O agronegócio tem sido nestes últimos anos um dos principais alicerces e propulsores da economia do país. O setor responde por quase um quinto do PIB brasileiro e a expectativa é que ele seja ainda mais representativo, considerando o nível de impacto que a pandemia está afetando outros setores.

Testes

Abarth Fastback e o delicioso ronco esportivo do motor

Published

on

Comemoramos os 75 anos da marca avaliando o Abarth Fastback com motorização turbo com 185 cavalos de potência

Comemorando 75 anos esse ano, a marca Abarth fez sua estreia em nossa garagem em novembro de 2023 com o Pulse. Agora foi a vez do segundo modelo passar por aqui: o Abarth Fastback, equipado com escapamento duplo esportivo, que para quem é apaixonado por carros, é um dos seus destaques pelo delicioso barulho que entrega.

Comemoramos os 75 anos da marca avaliando o Abarth Fastback com motorização turbo com 185 cavalos de potência

Comemoramos os 75 anos da marca avaliando o Abarth Fastback com motorização turbo com 185 cavalos de potência

O Abarth Fastback conta com motorização Turbo 270 e transmissão automática de seis velocidades, que juntos entregam até 185 cavalos de potência e 270Nm, acelera o modelo de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos e tem velocidade máxima de até 220km/h – tudo isso quando abastecido com etanol.

Um destaque da transmissão é que ela conta com paddle shifters ou “câmbio borboleta”, localizado logo atrás do volante, que permite a troca de marcha com apenas um toque, conferindo maior agilidade e precisão à condução – e entregando o magnífico ronco do motor, que pode ser conferido nesse vídeo https://youtu.be/uigaVFHYBKQ.

No quesito condução, destaque para os três modos disponíveis: Normal, com foco em esportividade e conforto; Manual, trazendo versatilidade e personalidade, e Poison, exclusivo da marca, com resposta rápida e envenenada e muito mais fun-to-drive.

O modo Poison pode ser acionado por meio de um botão vermelho exclusivo no volante, que permite uma condução mais firme, com progressão mais acentuada em velocidades maiores. Também há uma vetorização dinâmica do sistema que distribui o torque nas rodas durante as curvas, deixando o veículo mais provocante e insinuante nas manobras.

Advertisement

Neste modo, ainda há uma calibração superesportiva do câmbio, com trocas mais rápidas e redução automática das marchas em frenagem, para auxiliar com freio motor e antecipar o engate da marcha mais apropriada para retomar a aceleração. Os controles de tração e estabilidade se tornam menos intrusivos, oferecendo uma direção ainda mais esportiva.

O modo Poison pode ser acionado por meio de um botão vermelho exclusivo no volante

Comemoramos os 75 anos da marca avaliando o Abarth Fastback com motorização turbo com 185 cavalos de potência

O Abarth Fastback contou com ajustes específicos, como a calibração do motor e do câmbio, levando a trocas mais rápidas e esportivas. Ele traz ainda uma dinâmica mais precisa, contando com uma direção mais direta, além de rodas mais largas e mais leves e pneus mais aderentes.

Também houve alterações no sistema de exaustão, com escape duplo bilateral e ronco muito esportivo e marcante. Já as suspensões passam a garantir mais estabilidade e dirigibilidade, com menor rolagem e menor altura de solo, cerca 5 mm a menos em relação ao Fiat Fastback.

As molas ficaram mais rígidas e os amortecedores até 21% mais estáveis. Já a suspensão dianteira ganhou nova geometria, o que garantiu uma melhor dirigibilidade.

A exclusividade da Abarth também se estende ao visual do modelo, a começar pelos detalhes em vermelho, cor característica da marca, que está presente nas rodas e asa dianteira por fora. Já os retrovisores são em preto independentemente da cor do veículo. Os badges Abarth estão na lateral e na dianteira do carro e o aerofólio traseiro é outro detalhe que contribui para a esportividade do modelo, melhorando a aerodinâmica.

Advertisement

O teto sempre pintado na cor preta dá um toque de sofisticação que não passa despercebido, assim como as rodas exclusivas de 18 polegadas, que agregam ainda mais personalidade ao modelo. Além disso, o wide blade, friso logo acima dos faróis dianteiros que contorna o final do capô, ganhou revestimento em fibra de carbono.

A exclusividade da Abarth também se estende ao visual do modelo

Comemoramos os 75 anos da marca avaliando o Abarth Fastback com motorização turbo com 185 cavalos de potência

Por dentro, o novo modelo possui elementos que lembram ao motorista que ele está em um SUV de alta performance. O interior escurecido, inclusive o teto, transmite elegância e sofisticação, e traz detalhes em vermelho que se destacam em meio ao acabamento premium reforçando sua esportividade. Traz também painel com revestimento que simula fibra de carbono.

O volante revestido em couro perfurado e os bancos em couro ecológico com costura vermelha são não apenas elementos de estilo, mas também sinônimos de conforto e requinte. Para completar, o badge Abarth no painel é um detalhe que reforça a identidade do carro. Vale dizer que por dentro e por fora do veículo o cliente consegue encontrar 13 escorpiões.

O Abarth Fastback traz diversas tecnologias de série que oferecem conforto e praticidade tanto para o motorista quanto para os passageiros. Uma delas é a plataforma de serviços conectados, Connect////Me, que oferece mais de 30 funcionalidades para tornar a experiência de condução ainda mais completa e interativa.

Já o cluster digital de sete polegadas é específico da Abarth, com informações como pressão do turbo, força G e potência na tela principal. O modelo traz ainda uma central multimídia de 10.1 polegadas com diversas possibilidades de entretenimento e conectividade a bordo.

Advertisement

Para completar, tem Android Auto e Apple Carplay. Além disso, o modelo conta ainda com um carregador de celular por indução e entradas USB-A e USB-C.

O modelo possui diversos recursos de segurança

Comemoramos os 75 anos da marca avaliando o Abarth Fastback com motorização turbo com 185 cavalos de potência

O Abarth Fastback também possui recursos de segurança, como os ADAS, sistemas avançados de assistência à direção, que incluem alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa com correção ativa e comutação automática do farol alto.

Além disso, o carro conta com o ESP – Electronic Stability Program, que garante maior estabilidade e segurança na condução; sensor de chuva e luminosidade, que ajusta automaticamente os faróis e os limpadores de para-brisa de acordo com as condições climáticas.

O ABS com EBD – Antilock Braking System com Electronic Brakeforce Distribution é outro recurso que contribui para a segurança no veículo, garantindo uma frenagem mais eficiente e segura.

O Abarth Fastback conta ainda com ar-condicionado automático digital, faróis e lanternas full LED, keyless Entry’nGo com partida remota, freio de estacionamento eletrônico automático com Auto Hold e airbags frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiros.

Advertisement

O modelo está disponível nas cores Branco Banchisa, Cinza Strato, Preto Volcano e Vermelho Montecarlo com detalhes em vermelho.

Notas Rápidas, por Sérgio Dias

Picape BYD será híbrida plug-in com quase 480 cavalos de potência

A BYD vai oferecer no mercado brasileiro uma picape híbrida plug-in equipada com uma nova tecnologia de energia na plataforma DMO Super Híbrida Off-road para entregar uma mistura harmoniosa de desempenho robusto off-road, conforto e eficiência energética.

No comunicado para a imprensa a BYD afirma que “essa oferta inovadora tem como objetivo proporcionar uma experiência superior que supera a das picapes convencionais, posicionando-se como um divisor de águas no mercado.”

Advertisement

Triumph inicia produção das novas Speed 400 e Scrambler 400 no Brasil

A Triumph anuncia o início da produção dos modelos Speed 400 e Scrambler 400 em sua fábrica localizada em Manaus/AM. Toda linha foi ajustada para receber as novas motos, contando com todo efetivo para a produção e entrega de mais de 2.000 motocicletas.

“Este é um momento histórico da Triumph no Brasil, a produção da primeira moto de 400 cilindradas é um marco de entrada em um segmento que está em forte crescimento no país” declara Renato Fabrini, Gerente Geral da operação no Brasil.

BMW Group reforça seu compromisso com o Brasil

O BMW Group anunciou a eletrificação da sua planta no Brasil, localizada na cidade catarinense de Araquari, além de expandir suas atividades de engenharia local.

Advertisement

Após um recorde histórico de vendas de veículos eletrificados no ano passado, o BMW Group anunciou agora a produção local do BMW X5, o primeiro modelo Premium híbrido Plug-in a ser feito na América do Sul. O modelo se juntará ao BMW X1, BMW X3 e BMW X4, além do BMW Série 3, na produção de Araquari.

Tecnologia torna gestão do pátio de veículos mais inteligente

A VWCO – Volkswagen Caminhões e Ônibus, em parceria com a Taggen Industries & Services, dá início a um projeto-piloto na sua fábrica, em Resende (RJ), utilizando a tecnologia de Internet das Coisas (IoT) para uma gestão mais eficiente do pátio de veículos.

O projeto tem como objetivo incorporar avanços tecnológicos para facilitar a geolocalização de caminhões e ônibus entre a linha de produção e os pátios externos, o que trará otimizações dos processos atuais logísticos e melhora no fluxo da produção.

Harley-Davidson traz modelos de motos exclusivas para o Brasil

Advertisement

A Harley-Davidson traz para o Brasil modelos exclusivos da coleção CVO – Custom Vehicle Operation, inicialmente os Street Glide e Road Glide ST, disponíveis a partir de 15 de abril com preços a partir de R$ 257.450,00.

Os dois modelos vêm equipados com acabamentos exclusivos, toda a tecnologia de infotainment alimentada pelo novo sistema operacional Skyline e o som de alto desempenho Stage II, desenvolvido pela Rockford Fosgate, com amplificador de 500 Watts RMS e speakers de 150 Watts RMS.

Hyundai Palisade com oito lugares faz sua estreia no Brasil em 2024

O Hyundai Palisade faz a sua estreia no Brasil ainda em 2024 e chega para ser o veículo familiar definitivo para uso diário e viagens rodoviárias. O SUV oferece requinte premium, design interior e exterior renovados, novas funcionalidades de conveniência e conforto, além de sistemas avançados de assistência ao condutor.

O modelo é equipado com motor V6 de 3.8 litros que oferece 295 cavalos de potência a 6.000 rpm, aliado a uma transmissão automática de oito velocidades.

Advertisement

Porsche define modelos de pneus Pirelli para o novo Taycan

A Porsche definiu que os pneus Pirelli P Zero R e o P Zero Trofeo RS vão equipar o novo Taycan e serão os únicos disponíveis na versão Turbo GT, a mais esportiva da linha. Ambos estão disponíveis nas medidas 265/35ZR21 e 305/30ZR21.

O primeiro foi projetado para a condução diária dos supercarros, enquanto o segundo é um semi-slick legalizado para uso nas ruas. Os dois pneus foram lançados no início deste ano e foram especificamente adaptados, em colaboração com a fabricante alemã, para melhorar a esportividade e a eficiência do veículo.

Ford vai doar Mustang GT Performance personalizado por Alan Mosca

A Ford, como parte das comemorações de 60 anos do Mustang, vai doar um GT Performance personalizado por Alan Mosca para ser leiloado por uma instituição, que será anunciada posteriormente.

Advertisement

O Mustang GT Performance que será doado pela Ford foi o primeiro da sétima geração a desembarcar no Brasil e também o único na cor prata Orvalho, que não será comercializada no País.

Discovery Sport produzido no Brasil chega ao mercado com preço a partir de R$ 434.490,00

Foi apresentada a linha Discovery Sport 2024, com motorizações P250 Flex ou D200 Diesel, até sete lugares e o mais recente sistema de infoentretenimento Pivi Pro 2. Na motorização diesel, a tecnologia elétrica mild hybrid (MHEV) proporciona funcionamento suave da função start-stop.

Produzido no Brasil, a linha Discovery Sport 2024 apresenta interior com até duas opções de cores. Na opção com até sete lugares, a segunda fileira de bancos desliza e reclina com uma divisão de 40:20:40, disponibilizando uma área de carga de até 1.794 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Advertisement
Continue Reading

Notícias

Porsche define modelos de pneus Pirelli para o novo Taycan

Published

on

P Zero R e P Zero Trofeo RS foram escolhidos e serão os únicos disponíveis no Turbo GT, a versão mais esportiva do modelo Taycan

A Porsche definiu que os pneus Pirelli P Zero R e o P Zero Trofeo RS vão equipar o novo Taycan e serão os únicos pneus disponíveis na versão Turbo GT, a mais esportiva da linha. Ambos estão disponíveis nas medidas 265/35ZR21 e 305/30ZR21.

P Zero R e P Zero Trofeo RS foram escolhidos e serão os únicos disponíveis no Taycan Turbo GT

O primeiro foi projetado para a condução diária dos supercarros, enquanto o segundo é um pneu semi-slick legalizado para uso nas ruas. Os dois pneus foram lançados no início deste ano e foram especificamente adaptados, em colaboração com a fabricante alemã, para melhorar a esportividade e a eficiência do veículo.

Ambos trazem a marcação Elect na lateral, indicando um pacote de soluções tecnológicas adequadas às características elétricos, que estrearam em 2019 na primeira geração do Porsche Taycan.

Hoje, a linha da Porsche inclui mais de 30 pneus homologados pela Pirelli com a tecnologia Elect, projetados para acompanhar a transição elétrica da Porsche em diferentes modelos, como o Macan.

Projetada para realçar as qualidades dinâmicas e o prazer na condução do Porsche Taycan, os pneus P Zero R homologados para este modelo são dedicados à condução diária, ao mesmo tempo em que são adequados para passeios mais esportivos.

Advertisement

Esse objetivo foi alcançado graças à experiência da Pirelli como fornecedora dos modelos de maior desempenho, bem como ao desenvolvimento do pacote de tecnologia Elect, que ajuda a destacar os aspectos aprimorados do carro em relação ao modelo anterior, como conforto e duração da bateria.

A carcaça dupla torna a estrutura do pneu muito resistente e capaz de suportar o peso exercido principalmente na traseira pela carga aerodinâmica e pela presença das baterias. Dessa forma, o carro fica estável mesmo em altas velocidades.

Para gerenciar as acelerações repentinas típicas dos motores elétricos, além da estrutura reforçada, a banda de rodagem multicomposto, possibilitada graças à tecnologia patenteada Resin Blend da Pirelli, também é funcional.

Os materiais no interior do composto trabalham em sinergia para oferecer aderência numa gama ampla de temperaturas e superfícies de estrada, permitindo alta performance mesmo em condições molhadas.

O padrão da banda de rodagem foi projetado para minimizar o ruído, enquanto a eficiência exigida pela Porsche é alcançada por meio da combinação de compostos e padrão da banda de rodagem, que reduz a resistência na rodagem.

Advertisement

Seguro para a condução na estrada, mas voltado para as pistas, o P Zero Trofeo RS é a variante mais esportiva fornecida pela Pirelli para o novo Taycan. Na verdade, é o pneu de mais alta performance na gama de estrada da Pirelli, um semi-slick feito com compostos especialmente projetados, derivados de produtos de rali.

O desenvolvimento específico do P Zero Trofeo RS para o novo Porsche Taycan permite que o carro atinja o máximo da condução em pista, proporcionando alto desempenho em superfícies secas, aderência em curvas e consistência que permite resultados repetíveis ao longo do tempo.

Tanto a Pirelli quanto a Porsche colocaram um grande esforço no desenvolvimento conjunto dos pneus. Testá-los juntamente com os engenheiros de condução dinâmica da Porsche e o piloto de desenvolvimento Lars Kern foi fundamental para alcançar o excelente comportamento de condução e a mais alta performance especialmente adaptada aos objetivos do Taycan Turbo GT em Nürburgring, onde o carro esportivo EV viajou a velocidades acima de 300 km/h.

Uma série de soluções de construção foram adotadas para otimizar a área de contato do pneu mesmo em altas velocidades: o composto específico proporciona aderência e estabilidade, o ombro da banda de rodagem tem um baixo número de ranhuras para fornecer suporte em condições de forte aceleração lateral, e o padrão foi projetado para garantir um aquecimento rápido e uniforme ao longo de toda a área de contato.

Tanto que, mesmo para as sessões de pista mais exigentes, este pneu não requer cobertores elétricos. Para tornar o processo de desenvolvimento mais eficiente, o sistema de Desenvolvimento de Geometria Virtual da Pirelli compara um número muito alto de perfis e modelos de banda de rodagem possíveis em um ambiente digital para definir detalhadamente as características e o comportamento do pneu.

Advertisement
Continue Reading

Notícias

Ford vai doar Mustang GT Performance personalizado por Alan Mosca

Published

on

O nome da instituição que receberá o veículo personalizado por Alan Mosca para ser leiloado será anunciado posteriormente

A Ford, como parte das comemorações de 60 anos do Mustang, vai doar um GT Performance personalizado por Alan Mosca para ser leiloado por uma instituição, que será anunciada posteriormente.

O nome da instituição que receberá o veículo personalizado por Alan Mosca para ser leiloado será anunciado posteriormente

“O Mustang é um dos poucos carros na história da indústria mundial a alcançar 60 anos de produção contínua. Mas o que o torna único, principalmente, é a capacidade de evoluir, se renovar, seduzir e encantar diferentes gerações sem abrir mão da sua essência. É isso o que queremos celebrar com todos os fãs”, diz Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul.

O Mustang GT Performance que será doado pela Ford foi o primeiro da sétima geração a desembarcar no Brasil e também o único na cor prata Orvalho, que não será comercializada no país.

Além disso, ele terá uma pintura personalizada feita por Alan Mosca, filho do lendário Sid Mosca, da família de artistas preferidos por grandes pilotos da Fórmula 1.

Desde o seu lançamento em 17 de abril de 1964, na Feira Mundial de Nova York, o Ford Mustang construiu uma trajetória impressionante de sucesso. Ele vendeu 22.000 unidades no primeiro fim de semana e fechou aquele ano com mais de 418.000 unidades – quase três vezes mais que as 150.000 unidades programadas inicialmente. A sua produção chegou a 1 milhão de unidades em apenas 18 meses.

Advertisement

Hoje, o Mustang soma mais de 10 milhões de unidades e tornou-se um ícone cultural, que já participou de mais de 3.000 filmes e séries, além de inspirar músicas, clipes, roupas, brinquedos e videogames.

Continue Reading

Trending

Copyright © desde 2013 Alpha Autos