sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Alpha Pesados: Scania amplia atendimento aos clientes da mineração e da construção pesada




Caminhão vocacional G 540 10x4 Heavy Tipper tem capacidade de 55 toneladas de carga líquida 

A Scania apresentou o G 540 10x4 XT Heavy Tipper, único nesta configuração no mercado brasileiro. O modelo conta com componentes ainda mais robustos do que os demais membros da linha XT e foi desenvolvido para atender as demandas mais severas da mineração e da construção pesada, com capacidade de carga líquida de até 55 toneladas.


“A Scania investe globalmente há muitos anos no desenvolvimento de caminhões fora de estrada. Eles já nascem com DNA 100% vocacionais para o off-road. Por não serem adaptados tornam a operação do cliente mais eficiente”, explica Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil.

O novo modelo chega para ampliar a gama XT Heavy Tipper, formada até então pelos modelos 6x4 e 8x4. O G 540 10x4 com capacidade de carga líquida para até 55 toneladas e peso bruto total (PBT) de 69 toneladas o tornam único. “Os concorrentes oferecem no máximo 35 toneladas de carga e 50 toneladas de PBT. A Scania está inovando o mercado mais uma vez e vai superar as expectativas dos clientes”, salienta Fabricio Vieira, gerente de Soluções Off-Road da Scania no Brasil.

O Scania G 540 10x4 XT Heavy Tipper é equipado com motorização com tecnologia XPI de injeção de combustível em alta pressão, 540 cavalos de potência e 2.700Nm de torque.

É equipado com bogie traseiro (capacidade nominal de 36 t) e eixos direcionais (11 t cada um), eixo cardan que suporta maior torque para melhor partida em rampa, maior robustez do diferencial e do redutor de cubo com relação final 7.63, que possibilitam uma inigualável capacidade máxima de tração (CMT) de até 210 toneladas. 

O quinto eixo é 100% Scania e tem novo mecanismo de acionamento e mudou de posição, passando a ficar na frente do bogie traseiro. Para suportar a maior demanda de carga todo o conjunto de suspensão (molas, barras estabilizadoras e amortecedores) foi alterado. 

Por outro lado, para garantir a segurança necessária durante a operação, o sistema de direção se tornou mais robusto e o freio ganhou um reforço no sistema para proporcionar melhor desempenho de frenagem. 

O câmbio Opticruise 100% automatizado tem 14 velocidades e dispõe na alavanca do modo Off-Road, que ao ser acionado faz o propulsor girar em rotações mais amplas. A caixa de marchas é da versão GRSO935R e oferece uma resistência muito superior. O lay shaft brake, freio do eixo secundário, está incorporado e garante trocas mais rápidas, seguras e suaves. 

O sistema de frenagem auxiliar tem o freio hidráulico Scania Retarder com desacoplamento do rotor do trem de força, que funciona quando o sistema não estiver acionado para economizar combustível. Com potência de 4.100Nm, ele aumenta significativamente a performance da frenagem, principalmente em baixas velocidades, além de diminuir os custos de manutenção, pois reduz o desgaste do freio de serviço, das lonas e tambores, especialmente, em descidas íngremes e muito acidentadas.

Completam os itens de série, controle de tração, hill-hold (sistema de auxílio que segura o veículo em aclives, impedindo que ele recue no momento da saída), eixo traseiro com diferencial duplo, para-choque em aço com ângulo de ataque de 29º, proteção nos faróis, espelhos retrovisores reforçados e pino de reboque frontal com capacidade de 40 t. A Scania é a única que dispõe de itens customizados para o fora de estrada, como limpador de para-brisa na posição vertical, indicadores de torque dos parafusos das rodas, degrau articulado e preparação para o inclinômetro e para a estrutura física e elétrica do implemento. 

O Heavy Tipper 10x4 pode ser equipado com alguns opcionais que garantem ainda mais segurança na operação. Entre eles, airbag no volante e airbag lateral de cortina (contra tombamento), que propiciam mais proteção aos motoristas. O veículo também pode ser especificado com bafômetro, que só libera a partida após testar que o condutor não ingeriu bebidas alcoólicas nas últimas horas. 


Pacote de serviços

A rede Scania estará pronta para atender as necessidades dos compradores do super-caminhão G 540 10x4/6 XT Heavy Tipper com as soluções completas, conectadas e modernas. “O perfil do cliente do G 540 10x4 Heavy Tipper é de um alto grau de exigência tanto do produto quanto do serviço. Por isso, com a chegada da Nova Geração de caminhões nossa promessa se baseia em oferecer serviços desenhados especificamente para estes segmentos. Temos um portfólio completo, que atende as mais diversas necessidades”, afirma Marcelo Montanha, diretor de Serviços da Scania no Brasil. “Para este lançamento os pilares das nossas soluções são gestão inteligente da frota, maior disponibilidade, máxima produtividade e menor custo possível de manutenção.” 

Em razão do trem de força e dos eixos serem 100% Scania, a garantia de fábrica é um diferencial decisivo para a escolha do novo veículo. “Os caminhões 10x4 atuam nas condições mais severas e por isto precisam ter o máximo de produtividade. Algo possível apenas se houver alta disponibilidade. Nesse cenário é que, de fato, faz a diferença ter os serviços customizados para a aplicação fora de estrada. E, a rede Scania é a mais preparada do mercado.” 

Para o cliente obter o ápice de retorno, o amplo portfólio dos Serviços Scania contempla manutenções nos lugares mais remotos, soluções personalizadas de atuação no local da mina ou no canteiro da obra, mecânicos dedicados, gerenciamento e estrutura física de oficina. Além de programas de manutenção (PMS), serviços de gestão de frota, programa completo de treinamento e coaching para os motoristas (Driver Services), sistema de troca exclusivo, intervalo de manutenções personalizadas, sistema de diagnose e programação.

Os Serviços Conectados Scania também estão disponíveis para o G 540 10x4 XT Heavy Tipper. Na aquisição já estará incluso o completo pacote Desempenho por um ano, de forma gratuita. Ele incorpora os benefícios do pacote de entrada Análise e permite a leitura e a identificação detalhada de dados da operação, tanto para informações dos veículos quanto individualmente por motorista. 

Para aproveitar ao máximo a conectividade pelo uso dos dados gerados na operação, o cliente pode contratar o Scania Fleet Care com um Gestor de Frota, que terá o objetivo de aumentar a disponibilidade e a confiabilidade dos veículos e diminuir custos. Ferramentas inteligentes ajudam a planejar a manutenção e os reparos de modo a serem feitos no tempo ideal e com o mínimo de paradas. O serviço é tão avançado a ponto de indicar se um condutor precisa ser treinado ou reorientado em pontos específicos, como por exemplo na utilização do freio auxiliar Scania Retarder ou no controle da marcha lenta. Uma vantagem determinante na garantia da segurança e na redução dos custos operacionais.

Também estão à disposição os programas de manutenção Scania (PMS) para obter a melhor performance com a máxima economia. Para cada cliente haverá um estudo completo das necessidades a fim de personalizar o programa ideal.

Para aquelas minas ou canteiros de obras distantes, de difícil acesso ou aonde os caminhões trabalham sem sair do confinamento, a Scania disponibiliza soluções para atender os clientes. O atendimento remoto é uma delas. Ele pode ter um ou mais pontos de apoio no local para agilizar o fornecimento das peças e da manutenção. Ainda abrange estoque de peças utilizadas, ferramentas e equipamentos previstos na manutenção e a presença de técnicos especializados para pronto atendimento. Além dele, a Scania pode instalar contêineres de oficina, de peças e loja in company no ambiente de trabalho do veículo.

Há também os Serviços Dedicados em que uma filial da concessionária é montada dentro da estrutura da operação fora de estrada. Ao atender o cliente nas suas instalações há eliminação imediata de tempo de deslocamento e espera até o concessionário. O resultado é a racionalização dos custos operacionais.

Para o novo G 540 10x4 XT Heavy Tipper, e também para os caminhões da atual linha XT vocacionada à mineração e construção, a fabricante oferece o Sistema de Troca Scania, exclusivo para o segmento, com mais itens disponíveis e a mesma garantia de uma peça nova. Entre as novidades incorporadas estão caixa de câmbio, freio auxiliar Scania Retarder, planetária e diferenciais. A variedade de peças originais remanufaturadas da Scania garante a mesma qualidade que as novas, mas numa aquisição mais econômica (a média de redução dos preços pode chegar a 50%). Além de assegurar a rapidez da entrega e da troca no veículo evitando perda desnecessária de hora trabalhada.

O Site Optimisation também está disponível para os clientes do super-caminhão 10x4. Ele forma uma parceria entre Scania, rede e cliente a fim de propiciar uma profunda análise do negócio e implementar princípios de produção enxuta e melhores práticas para obter a otimização do custo operacional e da produtividade nas operações da mineração. Ele congrega uma plataforma integrada de algoritmos inteligentes, métodos e práticas modernas adequadas a possibilitar ao cliente a rentabilidade ideal no negócio do transporte, desde a produção até o fornecimento. Por meio dele será possível identificar e abrandar aspectos de ineficiência que atrasam os valiosos tempos do ciclo de produção, a logística de fornecimento, além das iniciativas de segurança e sustentabilidade para reduzir riscos e aumentar a receita.

Após a avaliação do local da operação e da oficina do cliente, a Scania apresenta um projeto de soluções de otimização completa. Um especialista da Scania vai trabalhar de maneira independente na identificação de pontos de ineficiência, vai tornar o uso dos equipamentos mais eficiente e melhorar a rentabilidade.





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