Doe Teleton

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Alpha Pesados: Volvo atende as empresas concreteiras com o VM Light Mixer




Caminhão permite transportar até 1m³ a mais de concreto
 

O mercado de betoneiras está em alta e este cenário vem mexendo com as empresas do segmento, que buscam aprimoramento em processos e tecnologia para mais produtividade. Pensando nisto a Volvo apresentou o VM Light Mixer, que permite transportar até 1m³ a mais de concreto.


“Já tínhamos um produto de referência em betoneiras e fomos consultados por concreteiras para fazer um caminhão ainda mais leve. Por isso desenvolvemos essa nova versão do Volvo VM, que permite transportar mais carga útil”, afirma Clóvis Lopes, gerente comercial de caminhões da Volvo.

A nova versão traz diversas alterações em relação ao VM 8x4 tradicional. Somadas, elas possibilitaram redução da tara do caminhão de 8.820 para 7.920 quilos. A marca trabalhou também em parceria com implementadores, para garantir uma solução completa às empresas concreteiras. 

O primeiro Volvo VM Light Mixer recebeu uma nova betoneira Liebherr, também projetada para ganho em peso. A tara total do conjunto (caminhão + betoneira) baixou quase 2.500 quilos, para apenas 11.650 quilos, possibilitando transportar até 1 m³ a mais de concreto, dentro da lei da balança. 

“A Volvo aprimorou o caminhão, reduzindo peso sem comprometer a reconhecida robustez do veículo”, declara Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas de caminhões. 

O chassi da linha VM é produzido com ligas especiais de aço LNE60, exclusivas da marca, mais leves e resistentes. 

No VM Light Mixer a Volvo optou pela distância entre-eixos de 4.550mm, ideal para melhor distribuição de peso na betoneira. Mesmo com o entre-eixos mais curto, o caminhão vem equipado com grandes tanques de combustível (200 litros) e Arla32 (50 litros), que permitem rodar o dia todo sem reabastecimento. 

Outro diferencial do VM Light Mixer é o 4º eixo direcional dianteiro. “Projetamos um eixo direcional de verdade, que diminui o arraste dos pneus e permite manobras em raios curtos, comuns em canteiros de obra”, assegura Valério. O 4º eixo é um projeto Volvo, instalado no veículo já na linha de montagem, com garantia de fábrica e sem adaptações. 

Opcionalmente esse eixo pode ser equipado com sistema suspensor, para trechos em que o caminhão roda vazio ou em eventuais manobras. 

O conjunto formado pelo motor, transmissão e eixos traseiros garante excelente desempenho. O consagrado propulsor de 270 cavalos, reconhecido pelo excelente torque e alta economia de combustível, está acoplado a uma transmissão manual de 9 marchas, mais leve. 

Opcionalmente o motor pode receber escape vertical, para operações em terrenos mais acidentados. 

O VM Light Mixer tem suspensões traseiras com molas parabólicas, que garantem leveza sem perder a robustez. Os pneus são 275/80 R22,5 de uso misto e opcionalmente o caminhão pode ser equipado com rodas de alumínio. 

As cabines Volvo são projetadas com o conceito de célula de sobrevivência, diminuindo riscos aos ocupantes em caso de colisões. 

Concebido para operações de transporte entre usinas de concreto e obras em centros urbanos, o Volvo VM Light Mixer é equipado com cabine curta, com grande área envidraçada que permite ampla visibilidade, importante para manobras em canteiros apertados. O veículo é equipado com bancos para motorista e um ajudante, mas opcionalmente pode receber banco de passageiros para duas pessoas. 

Externamente, o modelo traz para-choque em aço, mais leve, e tem faróis com desenho similar ao das versões rodoviárias da linha VM. O conjunto ótico tem luzes diurnas em LED, uma característica de segurança e identidade de toda a linha de caminhões Volvo atual. 

Mesmo com os novos para-choques a suspensão elevada do modelo garante um ângulo de ataque grande, ideal para enfrentar a severidade de operações fora-de-estrada. 

“Há anos os caminhões Volvo já são largamente utilizados por indústrias de concreto. Mas no novo Volvo VM Light Mixer reunimos diversas especificações que seguramente o tornam a melhor opção para as atuais exigências desse tipo de aplicação”, finaliza Clóvis Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana