quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Alpha Serviços: Saiba como cuidar da direção hidráulica do seu veículo




Atenção com ruídos da bomba hidráulica e ao nível do reservatório de óleo são importantes para garantir o bom funcionamento do equipamento

Lançada comercialmente no ano de 1951, a direção hidráulica ganhou popularidade no Brasil apenas nas últimas duas décadas, deixando de ser equipamento de carro de luxo para marcar presença na grande maioria dos automóveis.

Também chamada de direção assistida, a direção hidráulica tem como principal característica minimizar o esforço do motorista durante as manobras.

Simples e eficiente, não requer maiores cuidados no dia a dia, mas é preciso saber usar para evitar problemas. Maus hábitos ao dirigir, como esterçar as rodas repetidamente com o carro parado, forçando a direção ao limite, podem comprometer o bom funcionamento do sistema.

Um dos principais componentes desse sistema é a bomba hidráulica. Projetada para movimentar o fluido por tubulações de alta e baixa pressão até a válvula rotativa, ela é responsável por produzir a energia que exerce a maior parte do esforço necessário para esterçar as rodas. Desta forma, é preciso ficar atento com eventuais vazamentos, que é um dos defeitos mais comuns.

Seja por problema de fabricação, por desgaste natural ou por mau uso por parte do proprietário, a direção hidráulica não está imune de falhas. Por isso, é preciso verificar sempre o nível do reservatório de óleo. Se estiver abaixo do recomendado, a direção deve ficar pesada e pode começar a fazer barulhos, portanto a reposição do fluido é necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana