quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Alpha Serviços: Saiba a importância da escolha correta dos pneus




Eles garantem a 
segurança e bem-estar dos ocupantes dos veículos

Você sabe a importância da escolha correta dos pneus para os veículos? Eles são o único ponto de apoio entre o veículo e o solo, garantindo a estabilidade do veículo e realizando acelerações e frenagens seguras.


O primeiro passo para acertar na hora da escolha correta do pneu é entender qual a especificação do produto e se o mesmo atenderá as especificações determinadas pelo fabricante do veículo. Para isso, é preciso saber quais são as medidas aplicáveis para o veículo, além do índice de carga e símbolo de velocidade do pneu.

Essas características, que podem ser consultadas no manual do veículo, são os requisitos básicos para que o pneu possa ser aplicado no veículo sem comprometer a segurança do condutor e evitar problemas futuros. 

“A escolha correta dos pneus permite segurança e bem-estar aos ocupantes dos veículos. A Dunlop trabalha para que a tomada de decisão na hora da escolha por um pneu seja baseada em informações confiáveis e relevantes,” diz Rodrigo Alonso, Gerente Sênior de Marketing e Vendas da Dunlop Pneus no Brasil.

Medidas corretas 

O pneu é responsável por suportar a carga do veículo, amortecer, transmitir a força para a tração e também atuar na frenagem. Devido ao atrito com o solo, pneus de características diferentes dos recomendados pelo fabricante do veículo podem levar até mesmo a um aumento no consumo de combustível. Dessa forma, recomenda-se a aplicação da medida correta do pneu. 

Outros dois pontos muito importantes referem-se ao ‘índice de carga’, carga máxima que o pneu pode carregar em condições de trabalho, e se o ‘símbolo de velocidade’, velocidade máxima que o pneu pode atingir em determinadas condições, estão de acordo com o recomendado pelo fabricante do veículo. O recomendado é que as características de trabalho do pneu escolhido sejam iguais ou maiores do que o recomendado pelo fabricante do veículo. 

Todas essas características técnicas aparecem gravadas na lateral do próprio pneu. Veja o exemplo de medida do pneu, índice de carga e velocidade encontradas na lateral do pneu:


Aplicação 

Assim como os veículos possuem características diferentes e podem ser usados em diferentes situações, os pneus seguem a mesma lógica, otimizando a performance através de características técnicas que irão proporcionar melhor desempenho de acordo com o tipo de terreno escolhido. Se alguns só são utilizados em pistas asfaltadas, outros são levados para terrenos mais acidentados, como os de utilização mista e também mais severos, como o off road. 

O tipo de pista que o pneu será usado é uma característica muito importante para assegurar maior durabilidade, satisfação e segurança para o condutor e determinará algumas condições básicas para a escolha do pneu mais adequado, como desenho da banda de rodagem, tipo de desenho dos sulcos, tipo de construção do produto e principalmente, as tecnologias empregadas na construção do pneu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana