Doe Teleton

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Alpha Serviços: Saiba quando seu carro precisa trocar o fluido de freio




A troca e a verificação do nível de fluido deve estar entre as prioridades

Fazer a revisão periódica é essencial para garantir a melhor preservação do veículo, garantir eficiência na condução e evitar acidentes. Além da vistoria, em que o funcionamento dos equipamentos e sistemas mecânicos e elétricos do carro é checado por um profissional, é fundamental que o condutor também monitore o veículo. 

No sistema de freio, por exemplo, a troca e a verificação do nível de fluido deve estar entre as prioridades, afinal ele é um dos componentes responsáveis por garantir eficiência e segurança durante a frenagem do automóvel.

"O fluido de freio é um componente higroscópico, ou seja, durante sua vida útil ele absorve umidade e vai perdendo suas características. Através da revisão é possível medir o ponto de ebulição do fluido e até mesmo sua porcentagem de água e a partir dessa análise é possível descobrir se é necessário realizar a troca ou não. Outro quesito importante é ficar atento à data de validade do produto, que pode variar de acordo com o fabricante, mas nunca aplicar vencido", afirma Raulincom Borges da Silva, coordenador de assistência técnica da TMD Friction. 

Confira quatro sinais de que seu carro precisa trocar o fluido de freio:

Nível de fluido

Verificar o nível de fluido do veículo deve ser um hábito recorrente para o condutor. Se ele estiver abaixo do nível indicado, mesmo que pouco, pode afetar todo o sistema de freio e causar problemas na frenagem. O condutor nunca deve completar o fluido, se ele estiver fora do nível indicado é preciso levar o carro para uma avaliação e assim checar a origem do problema. 

Perda de eficiência da frenagem 

Se ao pisar no pedal de freio você notar que precisa de mais força que o normal, ou que o tempo de resposta do freio está mais lento, procure levar o veículo para a revisão. Essa falha pode indicar a necessidade da troca de fluido. 

Luz no painel

Fique atento à luz do painel. Se a luz de advertência vermelha acende é porque tem algo de errado no sistema hidráulico de freio, podendo ser a mudança na pressão do pedal ou o nível do reservatório de fluido. 

Validade

O fluido de freio possui validade e por isso precisa ser substituído de tempos em tempos. É indicado que a troca do fluido seja feita a cada 10.000 km rodados ou um ano, o que vier primeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana