Doe Teleton

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Alpha Notícias: Consultoria oferece amplos benefícios a todos os integrantes da cadeia automotiva




Sistema da Becomex pode colaborar para que montadoras consigam resgatar boa parte dos créditos tributários
 

A Becomex trabalha para que a sociedade possa ter preços mais competitivos nos produtos e serviços a partir do momento que a cadeia produtiva consegue diminuir a carga tributária. 

Assim a consultoria desenvolveu a inovadora estratégia colaborativa BCC – Business Collaboration Chain para ser implementada entre montadoras e fornecedores. “Com o BCC podemos resolver esse desequilíbrio tributário existente na cadeia automotiva, permitindo recuperar os recursos retidos pelos governos federal e estaduais, além de, nas operações futuras, criarmos mecanismos de modo a minimizarmos significativamente esse acúmulo de impostos”, comenta Marcos Gonzalez, diretor da área automotiva da Becomex.

O BCC tem o objetivo de reduzir custos e proporcionar maior eficiência operacional a todos os elos da cadeia. O resultado direto dessas ações colaborativas vai refletir no aumento do fluxo de caixa das empresas e incremento da competitividade do setor no País. 

A estratégia de inteligência promovida pela Becomex prevê ações de incentivo à exportação e importação, com redução do custo pela isenção dos impostos na importação, incentivo ao mercado local com a diminuição da carga tributária dos insumos aplicados aos veículos; aplicação dos acordos internacionais (FTAs) aos produtos exportados; e incentivo à indústria local ao otimizar o fluxo de caixa das empresas pela adoção de regimes que permitam a compensação dos créditos tributários acumulados. 

De acordo com levantamento da Anfavea, entidade que congrega os fabricantes de veículos no Brasil, as montadoras têm a receber cerca de 25 bilhões de reais em créditos tributários retidos pelos governos federal e estadual. A associação estima que 15 bilhões de reais as montadoras têm para receber com relação a créditos tributários de IPI, PIS e Cofins, no âmbito federal, além de cerca de dez bilhões de reais retidos principalmente pelo ICMS, que é estadual. 

O resultado direto, e mais visível, dessas ações colaborativas é o considerável aumento do fluxo de caixa das empresas e, também, forte incremento da competitividade do setor no País tornando possível, inclusive, a localização de mais produtos. 

Para Gilberto Oestreich, Diretor de Customs na GM da América do Sul, “o Brasil não é mais competitivo lá fora, pois existem uma série de impostos acumulados em nossa cadeia interna que geram um preço final 10% a 15% mais alto do que em outros países como o México, por exemplo”. O executivo enxerga de forma otimista o BCC proposto pela Becomex. “Todos os fornecedores que consultamos neste ano demonstraram interesse na colaboração quando passam a entender as vantagens dessa estratégia”. 

O BCC aplicado na cadeia automotiva pode alcançar resultados efetivos como até 90% de aproveitamento dos benefícios tributários disponíveis, com redução em grande parte proveniente do imposto de importação, além de substancial aumento do fluxo de caixa. 

Na opinião de Paulo Paiva, vice-presidente do segmento automotivo da Becomex, a potencialização das estratégias colaborativas na cadeia automotiva é primordial nesse momento de crise e para o futuro das empresas. “Nossas estimativas projetam um valor entre um a três bilhões de reais em créditos tributários sendo monetizados por ano de forma direta pelas empresas, a partir da aplicação da estratégia de colaboração. Nesta relação, todos ganham”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana