Doe Teleton

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Alpha Notícias: ZF apresenta middleware próprio e estabelece Centro de Software Global




Os clientes e usuários finais irão se beneficiar de funções sob demanda e atualizações ao longo da vida útil do veículo

O veículo do futuro contará com altos níveis de rede e automação definidos por software. Mas um “carro definido por software” é muito mais do que um “smartphone sobre rodas”, mesmo que a operação do veículo se pareça cada vez mais com a de um smartphone. 


“O novo middleware ZF sustenta a afirmação da ZF de ser um dos fornecedores líderes mundiais de sistemas para o carro definido por software do futuro. Nossos clientes se beneficiam de processos de desenvolvimento acelerados e complexidade reduzida significativamente ao integrar hardware e software. Ao longo da vida útil do veículo, as funções podem ser atualizadas ou oferecidas adicionalmente sob demanda”, disse o Dr. Dirk Walliser, vice-presidente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento, Inovação e Tecnologia da ZF.

A diferença é a qualidade e a quantidade de sistemas de hardware que precisam ser conectados de forma inteligente por uma plataforma de software para ajudar a transportar as pessoas com conforto e segurança.

Em uma prévia do CES 2021, a ZF apresentou seu novo middleware. Esta plataforma de software aberto funciona como um “mediador” entre o sistema operacional de um computador veicular e seus aplicativos de software. As principais funções do middleware são a abstração do hardware de computação de aplicativos de software portáteis e a comunicação entre esses aplicativos. 

Como uma plataforma de software abrangente, o middleware ZF estará disponível em veículos a partir de 2024. Seu desenvolvimento está intimamente conectado ao desenvolvimento de software aplicativo para domínios de mobilidade como direção automatizada, segurança integrada, controle de movimento de veículos e mobilidade elétrica. 

Soluções de sistema para o carro definido por software 

Bits e bytes têm permitido que componentes dos veículos se comuniquem umas com as outras por quase cinco décadas, desde que as primeiras unidades de controle eletrônico (ECUs) foram instaladas em carros na década de 1970. Hoje, os veículos podem ter até 100 ECUs diferentes. Cada uma delas inclui seu próprio software. 

Em novas e futuras plataformas de veículos, a arquitetura elétrica e eletrônica (arquitetura E / E) vai mudar drasticamente. As funções de software se afastam de controladores descentralizados para um sistema centralizado com apenas algumas unidades de controle de domínio dedicadas (DCUs), por exemplo, para funções de direção automatizadas. Todos esses aplicativos de software se beneficiam de uma integração de sistema de gerenciamento de plataforma de middleware perfeitamente integrada. 

Middleware reduz a Complexidade para Integração de Sistema 

Por ser um conector para os aplicativos de software e componentes de hardware de um veículo, apenas o middleware precisa ser conectado ao sistema operacional. Esta abordagem minimiza as interfaces, garante uma comunicação rápida com todas as partes do sistema e pode ajudar a reduzir significativamente a complexidade da integração do sistema para as montadoras. 

O mesmo princípio se aplica ao desenvolvimento de componentes de hardware. O middleware simplifica sua integração flexível em veículos que fornecem comunicação em “uma linguagem universal”. Ele “traduz” e padroniza a comunicação entre as diferentes camadas de hardware e software dos veículos. 

Processos Acelerados e Aprimorados 

A arquitetura aberta de hardware e software permite um processo de desenvolvimento acelerado e aprimorado entre a ZF, fabricantes de veículos e outros parceiros - desde a primeira etapa de desenvolvimento e durante toda a vida útil do veículo. Como resultado, as montadoras e os clientes finais se beneficiam de funções inovadoras de veículos que são sempre de última geração. 

Dependendo da arquitetura de software da montadora, a ZF oferece uma abordagem modular com seu middleware, desde uma solução de plataforma completa até módulos únicos que podem ser integrados à plataforma de software dela. Graças a sua poderosa plataforma de supercomputador ZF ProAI escalável para veículos da próxima geração, a ZF é capaz de fornecer para novos e tradicionais clientes com sistemas abrangentes que compreendem software, hardware de computação e sensor bem como atuadores conectados 

Global Software Center a ser criado em 2021 

A ZF se preparou para esses novos desafios na tríade de software, funções e sistemas inteligentes e está buscando ativamente vários processos de desenvolvimento ao criar um Centro Global de Software na virada do ano, que será dirigido pelo Dr. Nico Hartmann, Vice-presidente de Soluções de Software e Global Software Center. 

“Nosso Centro Global de Software será responsável por desenvolver sistemas de software para arquiteturas futuras para o Grupo ZF e disponibilizá-los para toda a empresa”, diz Dr. Dirk Walliser. Isso permitirá que a ZF coordene e padronize novas tendências, tecnologias, métodos, procedimentos, ferramentas e funções para disponibilizar o software resultante a todas as divisões da empresa em uma plataforma de desenvolvimento comum. 

“Nossa abordagem representa um novo e diferente olhar para o software: não temos como objetivo “centralizar” o desenvolvimento de software. A razão é simples: onde equipes experientes há muito desenvolvem interligados hardware e software em nível de componente, não reduziremos as competências. Em vez disso, oferecemos suporte complementar e executamos projetos conjuntos de integração de software para criamos condições gerais ideais. Isso permite que as equipes de especialistas se concentrem em seu trabalho, mas ainda tenham acesso aos recursos mais recentes por meio do Global Software Center. Por outro lado, produtos de software puros - como o nosso middleware - podem ser criados e centralizados no Global Software Center e, em seguida, disponibilizados a todos para uso posterior”, afirma o Dr. Nico Hartmann. 

No médio prazo, isso levará a estruturas e um ambiente de desenvolvimento uniformes em todo o Grupo ZF. Assim o software será desenvolvido ou adaptado muito mais rápido, para atender as necessidades dos futuros veículos definidos por software através de cooperação integrada com clientes e parceiros. 

Esses processos de desenvolvimento de hardware e software simultâneos e interligados na ZF fornecem soluções inovadoras, integradas e líderes do setor. Eles não são apenas incomparáveis no nível dos componentes, mas também podem ser expandidos para sistemas de veículos abrangentes e inteligentes que criam uma experiência de usuário única. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana