quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Alpha Serviços: A importância da revisão do sistema de ignição




Velas, cabos e boninas garantem o bom funcionamento do motor
 

Com o aumento dos deslocamentos por conta das festas de fim de ano, é importante que os motoristas relembrem de alguns cuidados com os componentes do veículo antes de pegar a estrada. 

Para evitar surpresas desagradáveis, a manutenção preventiva é indicada e um dos conjuntos que devem receber atenção especial é a chamada tríade de ignição, composta por velas, cabos e bobinas, e responsável pela queima da mistura ar/combustível, dando início à combustão do motor. 

Essenciais para o bom funcionamento do motor, caso as peças que compõe a tríade estejam desgastadas, problemas diversos podem surgir, como dificuldade para ligar o carro, desempenho reduzido, marcha lenta sem estabilidade e difícil retomada. “Outro alerta é que uma vela em mau estado pode aumentar o consumo de combustível, seja gasolina ou etanol, e fazer com que o motorista acabe gastando mais dinheiro por conta de não realizar uma revisão preventiva antes de viajar”, destaca Pedro Valencio, da Delphi Technologies.

Além de reduzir a vida útil dos cabos e das bobinas, uma vela de ignição desgastada também pode acarretar problemas para outros componentes, como o catalisador, por exemplo, o que eleva a emissão de poluentes.

“A Delphi orienta que os proprietários verifiquem a tríade de ignição a cada 10 mil quilômetros, ou ainda conforme a especificação da montadora no manual do veículo. Assim, é possível assegurar a maior durabilidade dos componentes como um todo e viajar sem preocupações. A inspeção mais simples pode ser visual, mas é sempre importante ressaltar que manutenções técnicas devem ser realizadas por mecânicos especializados para checar o funcionamento dos produtos”, explica o especialista da marca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana