Doe Teleton

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Alpha Serviços: Saiba como fazer a bateria do carro durar mais




Cuidados devem ser feitos com frequência ao longo de todo o ano

A bateria é um item que muitas vezes não recebe a atenção devida dos motoristas. O resultado do descuido pode ser notado nas ruas. Afinal, quem nunca ficou na mão e precisou empurrar o carro ou viu outras pessoas nessa situação? 

Em média, uma bateria dura de dois a três anos e, ao longo do tempo, vai perdendo a sua capacidade de reter energia elétrica. Porém, certos hábitos podem diminuir a vida útil dela, te deixando na mão quando você menos espera.

Para evitar essa situação, preparamos com o mecânico Alexandre de Lucca, algumas dicas simples para cuidar da bateria do carro. Confira a seguir: 

Coloque o carro para andar 

Quanto mais o carro anda, mais a bateria dura. Parece contraditório, porém, se a bateria ficar imóvel por um longo período de tempo, ocorre o processo químico conhecido como sulfatação que diminui a vida útil da peça. O recomendado é que se ligue o motor uma vez por semana por pelo menos cinco minutos. 

Atenção antes de dar partida 

Não deixe nenhum equipamento ligado no momento da partida. A bateria é a fonte de energia para todos os equipamentos elétricos do carro, sendo assim, quanto mais equipamentos ligados, maior será o desgaste para alimentá-los ao mesmo tempo. Portanto, atenção aos faróis, rádio e ar-condicionado antes de dar a partida. 

Evite o uso de equipamentos elétricos com o veículo desligado 

Assim como não é bom deixá-los ligados no momento da partida, utilizar os equipamentos elétricos com o carro desligado causa um desgaste desnecessário da bateria. Sempre que estacionar, verifique se não esqueceu nada ligado antes de sair do veículo. 

Saiba a capacidade da bateria 

Verifique a capacidade suportada pela bateria e pelo alternador antes de instalar algum aparelho novo. Evite instalar acessórios não originais, isso pode comprometer o consumo da bateria. Exigir mais do que ela pode entregar diminui o tempo de vida útil dela. 

Faça revisões preventivas 

É importante realizar consultas especializadas a cada seis meses no automóvel. Se sua bateria apresentar algum sinal de falha, como sons incomuns ou dificuldade na hora de dar partida, corra para a oficina. Você pode evitar complicações maiores tratando um pequeno problema logo do início. 

Cuidado ao escolher o alternador 

O alternador, equipamento que serve para transformar energia mecânica em energia elétrica, é uma das peças mais importantes de um carro. Por conta disso, é válido escolher um alternador que tenha a mesma amperagem que a bateria do seu automóvel para evitar danos ao equipamento. Por exemplo: se sua bateria for de 60 ampère e seu alternador de 45, na hora da carga você perderá 15 ampère. O procedimento, a longo prazo, reduz a vida útil da bateria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana