Ruído no funcionamento, direção pesada e vazamento do fluido que provocam manchas no chão podem ser indícios de falhas
O sistema de direção é um dos conjuntos mais complexos de um veículo, desenvolvido por meio de processos rigorosos de qualidade e engenharia que garantem a segurança ativa do condutor e de seus ocupantes. Portanto, a ZF Aftermarket reuniu dicas valiosas sobre a correta manutenção da direção hidráulica de veículos leves, da marca TRW.
De acordo com os especialistas da ZF Aftermarket, as falhas no sistema hidráulico da direção são percebidas quando o veículo apresenta ruído no seu funcionamento, direção pesada ou vazamento do fluido que provocam manchas no chão. Em sua maioria, as falhas poderiam ser evitadas com a manutenção preventiva do sistema, preferencialmente realizadas a cada 50 mil quilômetros, sempre respeitando as instruções de cada montadora.
É de extrema importância a atenção e identificação de problemas no sistema para saber o que está causando a falha e onde ela se encontra. É importante destacar que a direção apresenta sinais que podem ser importantes aliados nessa identificação. Por exemplo, se a direção está mais pesada e para qual lado, se a direção fica inoperante quando o veículo está parado ou em manobras, ou mesmo se o auxílio hidráulico para repentinamente, entre outros.
“A função da direção hidráulica é a de proporcionar conforto durante as manobras, tornando a direção mais leve. A ação hidráulica ocorre com auxílio do fluido, que está sob alta pressão. Uma bomba hidráulica é acionada quando o motor entra em funcionamento, utilizando o fluido do reservatório e enviando a pressão necessária para o mecanismo da direção. Para efeito de segurança, se ocorrer falhas no sistema hidráulico, o mecanismo funciona como uma direção comum e deve ser consertada por um mecânico ou especialista, o mais rápido possível”, explica Tales Miranda, Gerente Sênior de Desenvolvimento de Produtos da ZF Aftermarket América Latina.
Verificações
A limpeza do sistema hidráulico consiste na troca do filtro, limpeza ou troca do reservatório e na drenagem e verificação das condições das tubulações e conexões. Caso o veículo possua válvula do reservatório, é necessário fazer a limpeza ou substituição deste componente.
Sobre as conexões e tubulações é indicado observar os diâmetros, posições de montagem, condições e fixação das mangueiras e conexões, bem como verificar se não estão torcidas ou formando ângulos que interfiram no fluxo do fluido, que pode ser mineral ou sintético, dependendo da indicação de cada fabricante.
É importante lembrar que o alinhamento da direção é recomendado a cada 10 mil quilômetros, após a troca de qualquer componente da suspensão ou após a troca da caixa de direção.
Passo a passo da sangria do sistema
Ruídos poderão ocorrer após a troca da caixa de direção ou do fluido. Neste caso é necessário executar a sangria do sistema. Para isso, basta seguir alguns passos:
• Levante o carro com o auxílio de um macaco e verifique se as rodas dianteiras subiram o suficiente para garantir a sua movimentação debaixo do veículo.
• Encontre e retire a bandeja de proteção do sistema de direção hidráulica. Estanque o fluido, desconectando a mangueira de baixa pressão da bomba de direção.
• Em seguida, reconecte a mangueira.
• Solte a tampa do reservatório.
• Despeje o volume de fluido indicado pelo fabricante e tampe-o novamente.
• Gire a chave da ignição e dê a partida no veículo.
• Esterce o volante até o final do seu curso nos sentidos horário e anti-horário por 3 minutos. • Verifique se ocorrem ruídos estranhos, pois podem indicar a presença de ar no conjunto.
• Continue rodando o volante até que o fluido circule completamente no sistema e a pressão atmosférica tenha sido removida.
• Desligue o motor e aguarde 20 minutos. Retire os cavaletes, desça o veículo ao solo e dê a partida.
• Com os pneus dianteiros no piso, verifique se o sistema está respondendo corretamente.
• É importante lembrar que, se você notar um chiado na direção hidráulica após trocar o fluido, é preciso remover a tampa do reservatório para expelir o ar. E então, tampar novamente.
• Importante também olhar com atenção o coxim dos amortecedores, pois em alguns casos de ruídos, pode ser que estejam desgastados.
Veja tabela que a ZF Aftermarket preparou para que você possa identificar possíveis problemas, causas e soluções no sistema de direção hidráulica da marca TRW:
Sintomas
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Componente
|
Possíveis causas
|
Solução
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Barulho / Ruído
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Componentes da suspensão
|
Soltos
Muito rígidos
|
Aperte os parafusos
Verifique as borrachas
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Barulho / Ruído
|
Correia
|
Frouxa ou mal posicionada
nas polias.
Ressecada ou com cortes.
Contaminadas com óleo ou graxa
|
Estique a correia aplicando
a tensão necessária.
Verificar tensores
Trocar a correia
Limpar as polias.
|
Vazamento
|
Mangueiras e linha
hidráulica
|
Rompidas, trincadas e
obstruídas
Componentes não originais
|
Limpar ou trocar.
Posicionar as mangueiras corretamente
|
Ruído / direção
pesada
|
Bomba hidráulica
|
Entupimento ou falha do componente.
|
Substituir o componente
|
Direção pesada / Puxando
para um dos lados
|
Pneus / Rodas e ou
Suspensões modificadas
|
Pressão incorreta
Desgastados ou danificados,
|
Calibragem.
Substituir.
|
Ruído
|
Reservatório do fluido
|
Fluido abaixo do nível
|
Verificar possível
vazamento e completar o fluido.
|
Direção puxando para um dos
lados
|
Rodas
|
Desalinhadas
|
Alinhar
|
Direção pesada / Vazamento
|
Rodas e ou Suspensões
modificadas
|
Modificação do projeto original
|
Manter o projeto original
|
Serviço: encontre essas e outras orientações no site www.amigobomdepeca.com.br.
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