Doe Teleton

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Alpha Serviços: Confira dicas para manutenção do sistema de direção hidráulica




Ruído no funcionamento, direção pesada e vazamento do fluido que provocam manchas no chão podem ser indícios de falhas

O sistema de direção é um dos conjuntos mais complexos de um veículo, desenvolvido por meio de processos rigorosos de qualidade e engenharia que garantem a segurança ativa do condutor e de seus ocupantes. Portanto, a ZF Aftermarket reuniu dicas valiosas sobre a correta manutenção da direção hidráulica de veículos leves, da marca TRW.

De acordo com os especialistas da ZF Aftermarket, as falhas no sistema hidráulico da direção são percebidas quando o veículo apresenta ruído no seu funcionamento, direção pesada ou vazamento do fluido que provocam manchas no chão. Em sua maioria, as falhas poderiam ser evitadas com a manutenção preventiva do sistema, preferencialmente realizadas a cada 50 mil quilômetros, sempre respeitando as instruções de cada montadora.

É de extrema importância a atenção e identificação de problemas no sistema para saber o que está causando a falha e onde ela se encontra. É importante destacar que a direção apresenta sinais que podem ser importantes aliados nessa identificação. Por exemplo, se a direção está mais pesada e para qual lado, se a direção fica inoperante quando o veículo está parado ou em manobras, ou mesmo se o auxílio hidráulico para repentinamente, entre outros.

“A função da direção hidráulica é a de proporcionar conforto durante as manobras, tornando a direção mais leve. A ação hidráulica ocorre com auxílio do fluido, que está sob alta pressão. Uma bomba hidráulica é acionada quando o motor entra em funcionamento, utilizando o fluido do reservatório e enviando a pressão necessária para o mecanismo da direção. Para efeito de segurança, se ocorrer falhas no sistema hidráulico, o mecanismo funciona como uma direção comum e deve ser consertada por um mecânico ou especialista, o mais rápido possível”, explica Tales Miranda, Gerente Sênior de Desenvolvimento de Produtos da ZF Aftermarket América Latina.

Verificações

A limpeza do sistema hidráulico consiste na troca do filtro, limpeza ou troca do reservatório e na drenagem e verificação das condições das tubulações e conexões. Caso o veículo possua válvula do reservatório, é necessário fazer a limpeza ou substituição deste componente.
Sobre as conexões e tubulações é indicado observar os diâmetros, posições de montagem, condições e fixação das mangueiras e conexões, bem como verificar se não estão torcidas ou formando ângulos que interfiram no fluxo do fluido, que pode ser mineral ou sintético, dependendo da indicação de cada fabricante.

É importante lembrar que o alinhamento da direção é recomendado a cada 10 mil quilômetros, após a troca de qualquer componente da suspensão ou após a troca da caixa de direção.

Passo a passo da sangria do sistema

Ruídos poderão ocorrer após a troca da caixa de direção ou do fluido. Neste caso é necessário executar a sangria do sistema. Para isso, basta seguir alguns passos: 

• Levante o carro com o auxílio de um macaco e verifique se as rodas dianteiras subiram o suficiente para garantir a sua movimentação debaixo do veículo.

• Encontre e retire a bandeja de proteção do sistema de direção hidráulica. Estanque o fluido, desconectando a mangueira de baixa pressão da bomba de direção.

• Em seguida, reconecte a mangueira.

• Solte a tampa do reservatório.

• Despeje o volume de fluido indicado pelo fabricante e tampe-o novamente.

• Gire a chave da ignição e dê a partida no veículo.

• Esterce o volante até o final do seu curso nos sentidos horário e anti-horário por 3 minutos. • Verifique se ocorrem ruídos estranhos, pois podem indicar a presença de ar no conjunto.

• Continue rodando o volante até que o fluido circule completamente no sistema e a pressão atmosférica tenha sido removida.

• Desligue o motor e aguarde 20 minutos. Retire os cavaletes, desça o veículo ao solo e dê a partida.

• Com os pneus dianteiros no piso, verifique se o sistema está respondendo corretamente.

• É importante lembrar que, se você notar um chiado na direção hidráulica após trocar o fluido, é preciso remover a tampa do reservatório para expelir o ar. E então, tampar novamente.

• Importante também olhar com atenção o coxim dos amortecedores, pois em alguns casos de ruídos, pode ser que estejam desgastados.

Veja tabela que a ZF Aftermarket preparou para que você possa identificar possíveis problemas, causas e soluções no sistema de direção hidráulica da marca TRW:

Sintomas

Componente

Possíveis causas

 Solução

Barulho / Ruído

Componentes da suspensão

Soltos
Muito rígidos

Aperte os parafusos
Verifique as borrachas

Barulho / Ruído

Correia

Frouxa ou mal posicionada nas polias.


Ressecada ou com cortes.


Contaminadas com óleo ou graxa

Estique a correia aplicando
a tensão necessária.

 

Verificar tensores


Trocar a correia
Limpar as polias.

Vazamento

Mangueiras e linha hidráulica

Rompidas, trincadas e obstruídas

Componentes não originais

 

Limpar ou trocar.


Posicionar as mangueiras corretamente

 Ruído / direção pesada

Bomba hidráulica

Entupimento ou falha do componente.

Substituir o componente

Direção pesada / Puxando para um dos lados

Pneus / Rodas e ou Suspensões modificadas

Pressão incorreta


Desgastados ou danificados,

Calibragem.


Substituir.

Ruído

Reservatório do fluido

Fluido abaixo do nível

Verificar possível vazamento e completar o fluido.

Direção puxando para um dos lados

Rodas

Desalinhadas

Alinhar

Direção pesada / Vazamento

Rodas e ou Suspensões modificadas

Modificação do projeto original

Manter o projeto original


Serviço: encontre essas e outras orientações no site www.amigobomdepeca.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana