Doe Teleton

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Alpha Serviços: Saiba como utilizar o consórcio e fazer um bom planejamento financeiro




Você pode escolher exatamente o que deseja adquirir, qual o valor da carta de crédito e em quantas parcelas pretende pagar

O consórcio é uma modalidade de compra planejada e coletiva e pode ser usado como alternativa em termos de construção de poupança para a aquisição de um determinado bem ou serviço.

“Em termos de planejamento financeiro e construção de poupança, o consórcio é uma forma de se manter consistente e comprometido a poupar. Afinal, a necessidade de fazer o pagamento todo mês da parcela para manter a cota ativa, acaba virando um hábito que é facilmente incorporado à vida das pessoas”, ressalta Alexandre Gomes, sócio-diretor da Consorciei.

De acordo com dados da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (ABAC), no período de janeiro a novembro de 2020, o setor bateu recorde na comercialização de cotas de consórcio. Foram 2,77 milhões de cotas de consórcio vendidas, o que representa um crescimento de 4,9% sobre o mesmo período de 2019, atingindo um total de 7,71 milhões de participantes ativos no sistema.

Em volume de créditos comercializados, a expansão foi ainda maior. Nos primeiros 11 meses de 2020, foram comercializados R$150 bilhões em volume de crédito, o que representa um crescimento de 23,4% em relação ao ano passado. Isso tudo apesar do cenário de pandemia e desaceleração da economia.

Ainda, de acordo com o especialista, é importante entender todas as alternativas que o mercado tem a oferecer, pois uma delas pode encaixar no seu perfil. Mas, antes de tudo isso, é necessário que haja planejamento para entender sua situação atual e até onde consegue arcar com as parcelas. “Para ter um montante financeiro reservado é preciso planejar e tomar decisões consistentes com esse objetivo. Portanto, o melhor é entender quais são os passos que levam o seu orçamento nessa direção”, alerta Alexandre.

O especialista separou algumas dicas para quem deseja poupar dinheiro.

1- Fazer um diagnóstico do seu orçamento

É importante saber em qual situação está o seu dinheiro. Comece verificando o quanto você realmente ganha, para colocar na ponta do lápis e reconhecer qual é a sua situação financeira e quais são as suas possibilidades.

2- Livre-se das dívidas existentes

Para trabalhar com um orçamento limpo e pronto para a economia, o ideal é eliminar as dívidas existentes ou substituí-las por dívidas mais baratas quando não for possível quitá-las.

3- Monte um planejamento financeiro

Definir metas de economia e de resultados desejados para as finanças, como o quanto deseja juntar ou o que pretende adquirir. Junto disso, é interessante estabelecer ações, como a conquista de renda extra ou a redução de certas despesas.

4- Reveja seus hábitos e padrões de vida

O seu planejamento financeiro também deve ser acompanhado de algumas mudanças relevantes no seu cotidiano. Gastos com almoço e jantar fora, viagens, entretenimento, compras. Com algumas adaptações, você consegue manter o nível de conforto e bem-estar, mas gasta menos.

5- Controle todos os gastos

Registre todas as despesas, por menores que pareçam, e identifique o destino dessa saída. A intenção é saber qual a rota que o seu dinheiro tem seguido e se os objetivos são atendidos conforme o planejado.

6- Foque no seu objetivo

É necessário se comprometer com o processo para alcançar os objetivos. Então, disciplina e consistência são fundamentais. A dica é manter o foco no que você deseja alcançar, no que pretende adquirir e qual é o caminho até lá.

Mesmo sabendo das dicas, pode ser difícil realmente conseguir poupar. Nesse sentido, o consórcio pode ser uma solução interessante, pois cria a disciplina necessária de se poupar todo mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana