Doe Teleton

terça-feira, 16 de março de 2021

Alpha Notícias: Projeto ReTornar ganha e-commerce e inicia venda no varejo




Toda a renda dos produtos vendidos é destinada e distribuída entre as duas cooperativas

O projeto ReTornar inicia a operação do seu e-commerce através do site www.projetoretornar.com.br e passa a comercializar os produtos diretamente para pessoas físicas, em todo o país.


O ReTornar nasceu em 2011, por iniciativa da Toyota do Brasil, com o objetivo de contribuir com a formação de cidadãos por meio da reutilização de materiais e, consequentemente, gerando menos impacto ambiental com a produção industrial e agora passa a ter uma boa presença digital.


Assim, o projeto transforma os resíduos da indústria automotiva, como airbags, tecidos automotivos, uniformes e cintos de segurança, em mochilas, ecobags, carteiras e necessaires, entre outros itens. Em 2020, o projeto foi incorporado à Fundação Toyota do Brasil.

Para a produção dos itens vendidos na loja virtual, a Fundação Toyota apoia duas cooperativas de costureiras: a Cooperativa Uni Arte Costura, de Indaiatuba-SP, e a ASCA - Associação Social Comunidade de Amor, em Sorocaba-SP, onde as costureiras transformam a matéria-prima em novos produtos, promovendo, dessa forma, o desenvolvimento pessoal, empoderamento e espírito colaborativo das pessoas envolvidas no projeto. Toda a renda dos produtos vendidos é destinada e distribuída entre as duas cooperativas.

Com o e-commerce, o projeto Retornar também inicia as vendas diretamente no varejo - até 2020, a comercialização era feita somente para empresas, em forma de brinde corporativo. “A abertura das vendas no varejo para pessoas físicas é um marco para o projeto, pois amplia sua atuação, viabiliza maior autonomia do negócio para as costureiras, além de inseri-las em um ambiente digital”, comenta Otacílio do Nascimento, Diretor Executivo da Fundação Toyota do Brasil. “Além disso, possibilita o aumento da renda destas profissionais, o que é muito importante, considerando o momento de pandemia que vivemos”, complementa.

O ReTornar é um exemplo de Upcycling de sucesso, pois reduz a geração de resíduo industrial e cria possibilidade de capacitação e renda para grupos comunitários de mulheres. Os produtos reinventados a partir dos materiais, feitos com mão de obra social, aproximam quem cria de quem consome em uma relação transparente, positiva e saudável. Desde sua criação, o ReTornar já reutilizou mais de 6 toneladas de resíduos que se transformaram em mais de 77 mil produtos, impactando positivamente de forma direta ou indireta mais de 1.000 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana