Doe Teleton

sábado, 10 de abril de 2021

Alpha Notícias: Pensar em toda a sociedade




Marcos Bregantim*

Tenho acompanhado nos principais veículos de comunicação notícias sobre a falta de matéria-prima que acomete a indústria de transformação desde novembro do ano passado. O problema, em grande parte causado primeiro pela parada e, depois, pela redução da produção em função da pandemia, é grave e impõe complexos desafios ao longo deste ano.


Na prática, faltam insumos em 14 dos 19 segmentos industriais. Dois exemplos: o segmento vestuário não entrega roupas por falta de tecidos e o segmento automotivo não está conseguindo fabricar veículos por falta de peças plásticas, aço e componentes eletrônicos.

A regra mais elementar do processo econômico diz o seguinte: excesso de demanda exerce pressão sobre os preços dos produtos. Ou seja, em breve a conta da falta de insumos vai chegar para o consumidor. É possível notar que o mercado nacional de automóveis demonstra claros sinais de recuperação e esse é outro fator que, ainda que positivo, somado ao anterior, inevitavelmente vai exercer forte pressão na questão preço.

Por essa razão que vou sempre bater nesta tecla: é possível tornar sua operação rentável sem, necessariamente, partir para a solução matematicamente simples de aumentar o preço de seus produtos. Até porque a cartilha econômica também sempre nos ensinou que preço alto retrai vendas.

Em momentos assim que insistimos na importância de se traçar uma estratégica fiscal mais inteligente. Sabemos que não é fácil, entendemos muito bem a complexidade dos tributos federal, estaduais e municipais no Brasil e por essa razão que é fundamental que sua empresa conte com os serviços de uma consultoria especializada como a Becomex.

Um estudo feito pelo Projeto Doing Business analisou toda a burocracia envolvida no pagamento de impostos, onde mostrou que no Brasil são gastos mais de 1.500 horas homem/ano na preparação e pagamento de impostos de renda das empresas, impostos sobre o valor agregado e as contribuições de previdência social.

Com as soluções e serviços da Becomex é possível desonerar alguns impostos (ICMS, PIS, Cofins etc.) uma vez que temos expertise em Regimes Especiais e atuamos em toda a matriz tributária de compra e venda. Com nosso inovador projeto Business Collaboration Chain (BCC) proporcionamos vantagens tributárias a todos os elos da cadeia produtiva e esse benefício certamente contribui para melhorar a rentabilidade de pequenos, médios e grandes fornecedores.

Os impostos brasileiros são pesados, complexos e, muitas vezes, injustos quando viram bola de neve em operações em cadeia. Contudo, há o alívio dos regimes especiais com singularidades que, sabemos bem, são difíceis de compreender. Por isso são pouco aproveitados quando uma empresa não tem o suporte de uma consultoria especializada nesse negócio.

* Marcos Bregantim é o CEO da Becomex. É formado em Administração de Empresas com ênfase em Análises de Sistema pela FASP e MBA em Marketing de Serviços pela FIA. Bregantim tem mais de 30 anos de experiência, com passagens por empresas de diversos setores, incluindo multinacionais. O executivo é responsável por consolidar a atuação da empresa em regimes especiais por diversos segmentos e manter o crescimento da Becomex, garantindo que todas os setores da empresa funcionem seguindo o propósito institucional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana