sábado, 3 de abril de 2021

Alpha Serviços: Cuidados necessários ao dirigir em situações de nevoeiro e neblina




Cuidados e pontos de atenção podem minimizar os riscos de acidentes

O que fazer quando se deparar com situações de nevoeiro e neblina nas estradas e rodovias, podendo ocasionar a diminuição da visibilidade.

"Alguns cuidados e pontos de atenção do motorista pode minimizar os riscos de colisão", explica Marlon Teixeira, Superintendente de Inspeções e Fornecedores (Auto) da Allianz Seguros.

Confira abaixo algumas orientações:

· Redução da velocidade e aumento da distância do veículo à frente

A primeira e fundamental dica é reduzir a velocidade e aumentar a distância dos veículos que estão à frente. Dessa forma, em caso de uma parada inesperada do trânsito, o condutor terá maior tempo de reação.

· Usar o farol baixo

Os motoristas devem utilizar sempre o farol baixo em situações de neblina ou de nevoeiro. Uma vez que as gotículas de água que estão no ar, em caso de uso do farol alto, elas vão refletir como um espelho e bloquear a visão dos outros condutores.

· Evite setas e pisca alerta

É importante lembrar de não usar setas ou o aviso de pisca-alerta em situações desnecessárias. Caso seja realmente preciso, certifique-se de que os sinais estão em bom funcionamento. Vale a revisão antes de sair de casa.

· Boa ventilação

A boa ventilação, seja por meio do ar-condicionado ou da abertura dos vidros, se for possível, ajudam a melhorar a visibilidade. Assim como acionar o uso dos limpadores de pára-brisa, se estiverem bem regulados e em bom estado.

· Não faça ultrapassagens

Um reforço aos motoristas que estão dirigindo em situação de nevoeiro ou neblina é nunca realizar ultrapassagens, mesmo se for permitido naquele trecho, pois a visibilidade já está baixa e pode vir a ocasionar acidentes.

· Evite o acostamento

Caso o nevoeiro esteja muito denso e seja preciso parar, evite usar o acostamento e procure um lugar seguro. Assim como você, os outros motoristas também estão com dificuldades para enxergar e podem atingir o seu veículo no recuo, resultando em dados físicos e materiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana