terça-feira, 20 de abril de 2021

Coluna "Mecânica Online": Dicas para comprar e vender veículos com segurança na internet




Tarcisio Dias*

A pandemia que assola o mundo como um todo, acelerou muitas das tecnologias que eram vistas como futuro. O futuro literalmente passou a ser agora e a internet não apenas vem se consolidando como meio de informação, mas também segue numa crescente ferramenta utilizada por quem procura bens de alto valor agregado, como imóveis e automóveis e até participar de entretenimento, como o joker.bet.

Dados apurados pela OLX, maior plataforma de compra e venda online de automóveis no país, apontam que houve 12% de crescimento nas negociações de veículos seminovos e usados em 2020 em comparação a 2019, apontando uma tendência de crescimento na compra e venda de veículos online.

Para Flávio Passos, vice-presidente de Autos e Comercial da OLX, houve uma migração do público off-line para o online.

“Com um maior uso das plataformas online de compra e venda, esse comportamento também foi acompanhado pelo segmento de autos. As restrições de circulação e fechamento do comércio não essencial em momentos de agravamento da pandemia também contribuíram para o aumento do segmento online. Em 2020, houve um crescimento de 19% na procura por carros na plataforma, em comparação com o ano anterior, reforçando essa tendência”, explica Flávio Passos.

Assim como ocorre no comércio presencial, para que as negociações online tenham sucesso é importante que compradores e vendedores entendam como funciona o ambiente e etapas do comércio virtual e adotem atitudes que aumentem a segurança nas transações.

Para isso, é importante estar atento aos detalhes do anúncio, perfil do usuário, desconfiar de ofertas muito atrativas e não efetuar qualquer depósito antecipado, por exemplo. Também não se deve negociar com terceiros, sempre confirmando os dados bancários do vendedor antes de efetuar a compra.

Confira a seguir importantes dicas de segurança para a compra ou venda de um veículo por meio de plataformas de comércio online:

Para quem compra:

1 - Evite Intermediários - Ao entrar em contato com o vendedor, evite negociar com terceiros. Fique atento e desconfie se o vendedor aparentar pressa ou ansiedade para fechar o negócio. Não hesite em tirar qualquer dúvida sobre a negociação antes de fechar qualquer negócio.

2 - Levante Informações - Certifique-se de que o vendedor é o real proprietário do bem. Você pode consultar informações sobre o veículo no DETRAN, o Departamento de Trânsito Estadual, e verificar dados sobre multas e situação do IPVA por meio do RENAVAM, o Registro Nacional de Veículos Automotores. Seja cuidadoso com contratos firmados com consórcios e prestações de pagamento, e pesquise a documentação e o histórico da empresa envolvida.

3 - Pagamento - Evite realizar qualquer tipo de pagamento antecipado sem antes ver o veículo, conferir se está em bom estado de conservação e com todos os acessórios anunciados. Certifique-se também que os dados bancários fornecidos são da mesma pessoa com a qual está negociando.

4 - Excessos de facilidades - Desconfie de valores abaixo do mercado. Esteja atento se o vendedor alegar que ganhou o veículo em uma promoção/sorteio, que é ex-funcionário de uma empresa, ou afirma trabalhar nas fabricantes de automóveis/motocicletas; e que, a partir disso, conseguiu um bom desconto ao adquiri-lo.

5 - Segunda opinião – Ao identificar um veículo de seu interesse, peça uma segunda opinião a pessoas de sua confiança e, se possível, alinhe com o proprietário uma avaliação na companhia de um mecânico de confiança antes de concluir a negociação.

6 - Visitação do veículo - Ao agendar um encontro para que o interessado na compra possa ver o veículo, escolha sempre locais movimentados, como estacionamentos de supermercados ou shoppings e vá, de preferência, acompanhado.

Para quem vende:

1 - Formas de Pagamento - Fique atento às formas de pagamento negociadas:

Cheque - espere compensar antes da entrega do veículo;

Transferência bancária - espere o valor ser compensado em sua conta;

Depósito em caixa eletrônico - aguarde o tempo necessário para a “abertura dos envelopes”;

Pagamento em dinheiro - verifique o valor entregue juntamente com a autenticidade das notas.

2 - Levante Informações – Procure levantar informações sobre o comprador.

3 - Não compartilhe dados – Usando uma plataforma de compra/vendas nunca compartilhe qualquer código de segurança que chegar ao seu celular em nome da plataforma.

4 - Visitação do veículo - Ao agendar um encontro para ver o veículo, escolha sempre locais movimentados, como estacionamentos de supermercados ou shoppings e vá, de preferência, acompanhado.

Mecânica Online

Recarga de veículos elétricos – Entrou em vigor a lei n°17.336, de março de 2020, que obriga prédios novos construídos na cidade de São Paulo a oferecerem um sistema de recarga para veículos elétricos. A exigência é válida para projetos de prédios comerciais ou residenciais registrados na prefeitura a partir de 31 de março.

CAOA Chery - Atingiu a marca de 50 mil carros produzidos desde o início das suas operações no Brasil. A conquista ocorre no momento em que a montadora celebra os bons resultados obtidos no primeiro trimestre de 2021 e se prepara para agregar mais um produto ao seu portfólio. Dos 50 mil carros produzidos, cerca de 20 mil foram fabricados na planta de Jacareí (SP) e 30 mil na unidade de Anápolis (GO).

Jornalistas Mais Admirados da Imprensa Automotiva – Marcus Lauria, do CarPoint News, Sérgio Dias, do Alpha Autos e esse que vos escreve, Tarcisio Dias, do Mecânica Online®, estão no TOP 25 dos jornalistas +Admirados da Imprensa Automotiva 2021, premiação promovida pela Jornalistas & Cia – Imprensa Automotiva. Parabéns para todos os participantes da prestigiosa premiação.

*Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.

http://mecanicaonline.com.br/wordpress/category/colunistas/tarcisio_dias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana