Doe Teleton

sexta-feira, 21 de maio de 2021

Alpha Serviços: A importância da qualidade do aditivo de arrefecimento




Os produtos comercializados devem atender normas da qualidade

O aditivo de arrefecimento é regido por normas da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, sendo a ABNT NBR 13705:2016 para o produto concentrado, e a ABNT NBR 14261:2016 para produto diluído. Isso significa que fabricantes e importadores têm diretrizes técnicas que podem seguir antes de colocar o produto no mercado.

“As normas ABNT descrevem as características de desempenho que o aditivo de arrefecimento deve possuir para atender às necessidades dos veículos, entre as quais regular a temperatura do motor e lubrificar os componentes do sistema de arrefecimento, como bomba d’água e radiador”, explica Sergio Kina, gerente de Operações do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva.

Desenvolvido para auxiliar na refrigeração do motor, o aditivo de arrefecimento desempenha também papel importante na lubrificação do sistema de arrefecimento do veículo e, por isso, é preciso tomar alguns cuidados na hora da compra e uso.

Composto de monoetilenoglicol e outros componentes que servem de proteção para o sistema de arrefecimento, os aditivos tem como principais funções a antifervura, o anticongelamento e a proteção contra corrosão.

Existem dois diferentes tipos de aditivos de arrefecimento no mercado, os orgânicos e os inorgânicos, apresentados na forma concentrada e diluída. Cada veículo utiliza um aditivo e em proporções de diluição especificadas pela montadora. “Por isso, recomendamos sempre a utilização do produto preconizado no manual de propriedade do veículo”, comenta Kina.

Para auxiliar fabricantes e importadores no desenvolvimento de produtos de qualidade, o IQA realiza os ensaios e testes preconizados nas normas ABNT. “No Laboratório IQA, realizamos ensaios de Ponto de Congelamento, Ponto de Ebulição - como recebido, pHtal qual, Reserva Alcalina, Densidade Relativa, Teor de Água e Corrosão nos Corpos de Prova (Cobre, Solda, Latão, Aço, Ferro Fundido, Alumínio) - método A e método B. São ensaios previstos nas normas ABNT que asseguram a qualidade do produto”, finaliza Kina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana