Campanha AACD Teleton 2021

Cursos Mecânica Online

quarta-feira, 2 de junho de 2021

Alpha Notícias: Cuidados com os pés podem refletir em melhorias na saúde




Confira as dicas que podem auxiliar no alívio da tensão do dia a dia

Os pés são geralmente a parte que recebe menos atenção no nosso corpo. Porém, eles devem receber os cuidados indicados para a área e serem observados com frequência. Como estão na periferia do sistema circulatório, sofrem mais com qualquer obstrução da corrente sanguínea e esse é um dos motivos para que eles sejam a parte do corpo menos aquecida e tantas vezes negligenciada.

Marcia Gorete Marangoni Ribeiro, é podóloga há 15 anos e ressalta que os cuidados vão muito além da hidratação. “Os pés precisam de nossa atenção quase que diariamente, afinal, são eles que nos sustentam. Sempre que possível, é preciso massagear, hidratar, secar e cuidar das unhas, assim, evitam-se muitos problemas como mau cheiro, micoses, unhas encravadas e tantos outros”, comenta.

De acordo com Ribeiro ela, é preciso que os pés sejam feitos pelo menos a cada 30 dias e se apresentarem situações delicadas como calosidades, unhas encravadas e outros, esse período deve ser diminuído para 15 dias. “As pessoas não devem ter medo de procurar um profissional. Temos procedimentos muito modernos atualmente, como a hidratação de ozônio que é indolor e trata calosidades, ressecamentos e tantas outras intercorrências”, explica Marcia.

Ela ainda dá outras dicas de como cuidar desses membros tão importantes.

1- Cuidado com os sapatos.

Os pés andam por vários tipos de terrenos e o ideal é que os calçados se adaptem a cada um deles, mas como isso nem sempre é possível, Marcia orienta a utilizar calçados que sejam confortáveis ou até mesmo carregar uma outra opção na bolsa ou no carro.

2- Ande descalço

Marcia lembra que é importante retirar os calçados e meias e ter contato direto com o chão, isso fortalece a estrutura dos membros.

3- Hidrate e massageie

Pode parecer desnecessário, mas uma boa massagem nos pés faz toda a diferença para liberar a tensão do dia a dia. É importante fazer movimentos circulares e de forma lenta contemplando os dedos e a sola. Para hidratar, a opção é realizar ao menos uma vez por mês uma sessão de Ozonioterapia, que dura em torno de 1 hora. Marcia destaca que esse tratamento é indicado também para as pessoas com diabetes, já que auxilia na cicatrização. O procedimento também oferece outros benefícios como o tratamento de calosidades e pés rachados.

4- Cuidados com as unhas

Cortar as unhas de forma correta é essencial para evitar problemas. Portanto, o ideal é que um profissional sempre faça isso.

5- Esfoliação

O procedimento garante a remoção das camadas de pele morta da sola dos pés e essa renovação celular permite que a região se mantenha limpa e higienizada, evitando assim, fungos e bactérias.

A profissional ainda faz um alerta. “Temos mais de 700 terminações nervosas nos pés. Isso demonstra a importância de cuidar deles para nossa saúde. Então, negligenciar os cuidados podem acarretar consequências não muito boas”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana