quarta-feira, 16 de junho de 2021

Alpha Notícias: Dürr e SAIC Volkswagen revelam linha de pintura inteligente na China




Capacidade de produção é de 120 carrocerias por hora

A Dürr entregou uma das maiores linhas de pintura na China à SVW - SAIC Volkswagen, com capacidade de produção de 120 carrocerias por hora e que registra cerca de 3.500 pontos de dados digitais para cada carroceria.


Além disso, sensores fornecem muitos gigabytes de dados com valores de processos, como temperatura, pressão e umidade. Essas informações são a matéria-prima para o aumento da eficácia geral dos equipamentos (OEE) de uma linha de pintura.

A planta da SVW, a nova joint venture SAIC Volkswagen, perto de Xangai, onde vários modelos elétricos e veículos com motor tradicional são produzidos, é um excelente exemplo da vida real. A Dürr forneceu toda a engenharia de planta e o portfólio mais abrangente com seus produtos exclusivos de software DXQ para a fábrica altamente digitalizada.

Desenvolvimento paralelo de soluções digitais e engenharia de planta

Desde o início, a experiência em engenharia mecânica e TI andaram lado a lado no projeto da SVW. As soluções digitais foram desenvolvidas em paralelo ao planejamento e à implementação da engenharia abrangente de planta – desde o sistema de revestimento por imersão RoDip, passando pelas cabines de pintura com a tecnologia de separação a seco EcoDryScrubber, até a estufa e a purificação do ar. 

Em essência, o catálogo de requisitos digitais da SVW se alinhava ao plano de desenvolvimento da Fábrica Digital da Dürr e, como resultado, muitos novos produtos DXQ chegaram à planta. Durante o projeto de 18 meses, seis equipes internacionais de desenvolvimento de produto da Dürr trabalharam com até dez desenvolvedores em cada caso nas novas tecnologias. 

Elas promoveram uma coordenação estreita com a SVW em interações curtas, como é comum em um desenvolvimento ágil. Para assegurar uma instalação de TI com o mínimo de dificuldades na China, todas as funções dos softwares foram testadas na sede da Dürr, em Bietigheim-Bissingen, em um ambiente que reproduzia fielmente as condições em Anting.

DXQcontrol para controle da mega linha de pintura

A SVW utiliza quase todos os módulos da versátil solução de software DXQcontrol para controle da planta em nível superior. Ela permite que o ciclo de vida de cada carroceria seja monitorado do início ao fim. Isso começa com o recebimento de uma ordem de produção, em que as informações do pedido são transformadas em etapas de produção concretas. Além do gerenciamento de dados de pedidos, o módulo DXQbusiness.intelligence, da família de produtos DXQcontrol, também é utilizado de uma nova forma. 

Pela primeira vez, é possível fazer uma avaliação histórica de dados de consumo, como uso de energia, água ou ar, por longos períodos. Isso prepara o alicerce para a operação sustentável da planta. Outra inovação é o uso de aplicativos móveis disponibilizados em diversos produtos DXQ. Por exemplo: os colaboradores podem gerenciar e filtrar funções de alarme diretamente no ponto de origem na planta utilizando tablets, caso a linha pare de funcionar.

Um único software de manutenção para todos os componentes de uma linha de pintura

Para a SVW, outra vantagem das versões móveis é que os colaboradores podem acessar dados de manutenção usando tablets, digitalizando códigos QR nos componentes da unidade. Dessa maneira, as informações podem ser acessadas diretamente no ponto de origem. Isso permite que os colaboradores trabalhem com mais flexibilidade do que é possível com computadores fixos. Na SVW em Anting, o software DXQequipment.maintenance está sendo usado pela primeira vez em uma linha de pintura completa e como versão móvel. O software tem interfaces com os quase 130 controladores de equipamentos da planta e as utiliza para determinar a necessidade de manutenção de cada equipamento com base em informações atualizadas, como horas de funcionamento ou leituras do contador. A SVW também pode incluir nele componentes de outros fornecedores da planta.

Otimização do processo de pintura com Big Data

Anualmente, vários terabytes de dados digitais são coletados, salvos e avaliados pelos algoritmos inteligentes do aplicativo DXQplant.analytics na nova linha de pintura. Quando, por exemplo, um colaborador identifica uma irregularidade na superfície da pintura durante a inspeção de qualidade, ele a insere no tablet. O DXQplant.analytics correlaciona os resultados de qualidade registrados com dados de pedidos (número de produção, derivado, cor, etc) e dados de processos baseados em inteligência artificial para identificar padrões. Uma ampla base de dados possibilita rastrear as causas das falhas de forma direcionada e definir medidas. Dessa maneira, o sistema pode ser otimizado permanentemente. Pela primeira vez, dados de processos de componentes e sistemas de outros fornecedores também são avaliados na SVW em Anting utilizando o DXQplant.analytics, por exemplo, na tecnologia de aplicação.

Dentro do prazo, graças à comunicação digital

A pandemia de coronavírus não afetou a data de início da produção, apesar das várias semanas de paralisação na China e das atuais restrições a viagens. A cooperação interna entre a planta da Dürr e os especialistas em software na Alemanha e na China correu sem empecilhos – e com maior confiança na comunicação digital do que em qualquer projeto anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana