quinta-feira, 10 de junho de 2021

Alpha Notícias: Porto Seguro inova com moto aquática para atendimento em enchentes




Foram realizados diversos estudos para que o projeto seja implementado na próxima Operação Verão

A Porto Seguro inova e passa a contar em sua frota com uma moto aquática para facilitar a retirada de veículos e pessoas que se encontram em situações de alto risco em meio a uma enchente.


“Notamos que, em diversas operações, tínhamos o caminhão para fazer o resgate dos veículos, mas quando chegávamos ao local, era necessário fazer primeiro o resgate das pessoas e o caminhão, muitas vezes, não era adequado para essa finalidade. Queríamos uma maneira mais ágil de fazer essa intervenção. Discutimos, pesquisamos e chegamos a moto aquática como a solução mais indicada”, explica Marcelo Sebastião, diretor de Serviços da Porto Seguro.


Com base em nosso histórico e na experiência do cliente, foram realizados diversos estudos para que o projeto fosse implementado na próxima Operação Verão, onde as possibilidades de riscos de alagamentos são maiores.

A Operação Verão é um plano anual preventivo de atuação, que contribui para um monitoramento prévio de possíveis ocorrências em áreas de alagamento em diversas regiões do país. A Porto Seguro vem investindo cada vez mais em tecnologia para salvamentos e, durante o ano, uma série de estudos são realizados, inclusive, com o apoio de meteorologistas para verificar como e onde serão as chuvas mais fortes. A partir daí, são realizados deslocamentos de uma parte maior do grupo de prestadores a fim de manter um atendimento mais atuante e rápido nas áreas com previsão de um impacto maior de alagamentos.

Neste ano, o planejamento começou mais cedo, contudo há ainda o fator de imprevisibilidade em relação à quantidade de chuvas. Mesmo com toda a operação para rastreabilidade, não é possível atuar com grande antecedência ou ter 100% de precisão. Além disso, em algumas regiões não é apenas a chuva que determina o potencial de alagamento, mas outras variáveis como o solo encharcado, os lençóis freáticos e até mesmo a intensidade das chuvas”, explica Marcelo.

O modelo de atendimento foi baseado na experiência que realizamos para clientes do seguro de Auto, porém sabemos que nessas situações precisamos estar preparados para atender as demais pessoas envolvidas, reforçando o nosso propósito de ser cada vez mais um porto seguro.

Ainda com foco na cidade de São Paulo, a inovação do Jet da Porto será mais um recurso disponível para atendimento em áreas de enchentes e possíveis riscos. A moto aquática será carregada pelo caminhão Unimog 4x4, equipamento que já faz parte das operações de resgate da Porto Seguro em enchentes, cujo implemento foi projetado exclusivamente no Brasil para remoção e elevação de veículos até duas toneladas. Na chegada ao local, o Unimog consegue entrar na área atingida (sua altura do solo possibilita acesso em locais alagados até 1,50m coberto por água), descer a moto aquática pela rampa elevatória e, rapidamente, alcançar o local de salvamento.

Esse atendimento fortalecerá o objetivo da companhia de tomar decisões colocando o as pessoas no centro, inovando e contribuindo com a ampliação da oferta de soluções inovadoras de resgate, reforçando o nosso compromisso com a sociedade, clientes, corretores, colaboradores, prestadores, acionistas e comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana