segunda-feira, 28 de junho de 2021

Alpha Notícias: ZF é finalista em três categorias para o Prêmio AutoData 2021




Carlos Delich, presidente da ZF América do Sul, foi indicado como finalista na categoria Liderança Empresarial

A ZF foi indicada como uma das melhores do setor automotivo na 22ª Edição do Prêmio AutoData nas categorias Melhor Sistemista, além de Sustentabilidade e Liderança Empresarial, ambas voltadas a fornecedores.

No próximo mês de novembro serão reveladas quais as empresas e executivos que mais se destacaram, em cada categoria, no desenvolvimento do setor automotivo brasileiro nos últimos dozes meses, por votação direta dos leitores da Revista AutoData, dos assinantes da Agência AutoData de Notícias e dos participantes do Congresso Perspectivas 2022.

“Ter a ZF indicada e entre as finalistas nas categorias Sistemista, Sustentabilidade e Liderança Empresarial para o Prêmio AutoData 2021 demonstra o empenho e envolvimento do time regional em realizar um grande trabalho no Brasil, com projetos de referência em todo o Grupo ZF” afirma Fernanda Giacon, Gerente Sênior de Marketing e Comunicação da ZF América do Sul.

Categoria Sistemista

O que mais chamou a atenção dos jornalistas de Autodata Editora e levou à indicação da ZF para a categoria Sistemista foi a conclusão da aquisição da WABCO por todas as autoridades regulatórias, no final de maio do ano passado, com influências, inclusive, nas atividades das empresas no Brasil. Com isso, a WABCO passou a operar como divisão independente da ZF, com o nome Commercial Vehicle Control. Ao todo são 12 mil colaboradores espalhados em 45 localidades em todo o mundo, inclusive no Brasil, que passaram a trabalhar em parceria com a Divisão de Tecnologia para Veículos Comerciais, com a ZF Aftermarket e com a equipe de desenvolvimento global da ZF.

A indicação na categoria sistemista também foi motivada pela ativação, no fim do ano passado, da quinta linha de produção de colunas de direção elétrica em Limeira, SP. A ação se baseou no aumento da demanda por este componente, que já representa 73% da produção nacional para veículos leves. A empresa projeta que as direções elétricas estarão presentes em 90% dos carros produzidos a partir de 2024.


Sustentabilidade - Fornecedores

A indicação para a categoria Sustentabilidade foi embasada em várias iniciativas adotadas pela ZF nessa área.

Desde outubro do ano passado, quando a indústria automotiva acentuou a retomada e não foi acompanhada por todos os elos da cadeia de suprimentos, a ZF reutilizou 2,5 mil caixas de madeira e papelão em suas fábricas de Araraquara, Itu, São Bernardo do Campo e Sorocaba, SP. Esta foi a solução encontrada para resolver questões das áreas de produção, logística e meio-ambiente. Em resposta à indisponibilidade de embalagens na indústria, a ZF deu início ao que chamou Projeto Circularidade entre Plantas. Ao mapear esse ciclo a ZF passou a adaptar a logística para separação, triagem e envio das caixas, que passaram a ser reutilizadas ao menos uma vez. O cálculo é que 850 caixas por mês estão sendo reutilizadas, o que reduz em cerca de 17 toneladas os resíduos mensais de madeira. Com o trabalho, só em 2020, mais de 12.285 paletes e 1437 caixas foram reaproveitados, reduzindo a geração de resíduos e consumo de matéria prima em mais de 318 toneladas, evitando a emissão de 200 toneladas de CO2 equivalente (CO2e).

Além disso, a área de engenharia de manufatura da ZF desenvolveu um método sustentável de produção de volantes. O novo sistema passou a reduzir a emissão de gases resultantes do processo de injeção de poliuretano, material utilizado para fabricar o componente. O processo foi desenvolvido em 2018 e já está sendo utilizado na fábrica de Limeira, SP, reduzindo em 80% o descarte de materiais gerados pela rotina de injeção do material plástico.


Categoria Liderança Empresarial - Fornecedores - Carlos Delich

Todas as realizações nos últimos doze meses vêm sendo conduzidas por Carlos Delich, presidente da empresa para a região, motivos que o levaram à indicação na categoria Liderança Empresarial no segmento Fornecedores. Entre as ações de maior destaque está a integração entre ZF e WABCO em toda região sul-americana.

Prêmio AutoData 2021

Tradicional premiação do setor automotivo no âmbito de economia e negócios, o Prêmio AutoData 2021 tem ao todo cinquenta empresas, divididas em dezessete categorias, além de vinte veículos, em cinco categorias, e oito executivos, em duas categorias, que foram os mais votados pelos jornalistas da AutoData Editora André Barros, Bruno de Oliveira, Caio Bednarski, Leandro Alves, Márcio Stéfani, Marcos Rozen, S Stéfani e Vicente Alessi Filho.

A próxima etapa do Prêmio AutoData 2021 será iniciada em julho e será definida em votação aberta para leitores da Agência AutoData, da revista AutoData e dos participantes do Congresso AutoData Perspectivas 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana