terça-feira, 22 de junho de 2021

Alpha Pesados: Randon Implementos registra crescimento nas exportações




Retomada em operações com mercados estratégicos, como africano, colabora para esse indicador

A Randon Implementos registra em 2021 um forte crescimento nos indicadores de produtos vendidos para o exterior. O balanço do primeiro quadrimestre do ano aponta um crescimento de 161% nas vendas de exportação, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Entre janeiro e abril, foram comercializadas 824 unidades de semirreboques, enquanto foram vendidos 316 produtos nos mesmos meses de 2020. Entre os implementos mais comercializados, o principal é o semirreboque do modelo Plataforma, seguido das linhas Basculante e Tanque.

Conforme o diretor geral da Randon Implementos, Sandro Trentin, os resultados obtidos em países da América do Sul, como Chile, Peru, Argentina e Paraguai, impulsionam esses indicadores, que são potencializados ainda mais pela forte retomada em outros mercados, especialmente no continente africano. “A capilaridade da nossa rede de vendas e o reforço das nossas estratégias de prospecção, são pontos fundamentais que permitiram ampliar o volume de exportações, alcançando um dos melhores resultados dos últimos anos, e possibilitaram suportar os momentos de instabilidade e equalizar os estoques e nossa participação em diferentes mercados”, destaca.

Entre as unidades da companhia, alguns resultados também são destaques. Com foco na produção de semirreboques especiais e customizados, a unidade Randon Triel-HT, em Erechim (RS), tem atenções voltadas ao mercado externo e nos primeiros quatros meses de 2021 alcançou um faturamento de 22% em exportação. Já a unidade Randon Peru registra um crescimento acelerado, ocupando posições de liderança no mercado local do país andino em apenas quatro anos de operação. Símbolo do olhar estratégico para o mercado externo da companhia, constituída há quase 27 anos, a Randon Argentina se posiciona como uma importante base exportadora de produtos para mercados variados.

Parcerias estratégicas no continente africano

A abertura de oportunidades em mercados estratégicos é um dos fatores que colaboram para o crescimento nas exportações. Nesse contexto, o continente africano tem ganhado cada vez mais espaço nos resultados de vendas. Em 2021, o início das exportações ao Senegal e a volta das operações no Quênia, onde a companhia mantém parceria para uma unidade de montagem CKD (Completely Knocked Down), de componentes de semirreboques exportados desmontados do Brasil, são os principais movimentos em curso.

No mercado queniano, a nova parceria abrange a montagem de semirreboques em conjunto com a companhia JAP África, subsidiária do grupo português JAP. Os conjuntos de Plataformas e Basculantes são enviados do Brasil e montados e comercializados pela parceira local. A expectativa é de crescimento constante da participação neste mercado nos próximos anos, alcançando países vizinhos como Tanzânia e Uganda. “Nossa atuação no Quênia é relevante para a companhia e é reconhecida pelos nossos clientes. Todo o leste do continente africano está em franca expansão, e buscamos manter o protagonismo nesta região, com parcerias estratégicas consolidadas”, reforça o diretor Sandro Trentin.

Neste mês de junho, ocorre a primeira de uma série de entregas de produtos fruto da nova parceria com a JAP. A Randon Implementos já atua no Quênia há 17 anos, com a exportação de cerca de 3 mil produtos ao longo do período. Atualmente, os principais mercados, além de Quênia e Senegal, onde a empresa mantém parcerias de montagem CKD, são a Argélia, Costa do Marfim e Etiópia – desta modalidade há ainda uma unidade em Cuba, no continente americano, totalizando seis pontos logísticos globais estratégicos.

Para produtos exportados de forma completa, no modelo conhecido pela sigla CBU (Completely Built Up), os destaques são Angola, Congo, Costa do Marfim, Moçambique e Gana. A companhia mantém escritórios comerciais internacionais na França, em Portugal e na África do Sul com foco exclusivo no mercado africano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana