Connect with us

Alpha Notícias: Iniciado processo seletivo de estágio “Talento Volkswagen Design 2021”

Published

on



Os três selecionados finais ganham um ano de estágio no time de Design da Volkswagen do Brasil


Com o tema ‘Volkswagen Heroes’, o processo seletivo de estágio Talento Volkswagen Design 2021 chega à sua 23ª edição querendo saber “como nós podemos fazer parte da construção do seu futuro?.” Os criadores dos três projetos finalistas selecionados terão a oportunidade de estagiar durante um ano junto ao time de Design da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo, São Paulo.

“A nova realidade que se impõe traz com ela muitas mudanças e, consequentemente, excelentes oportunidades. Nós, designers, temos dentro deste cenário desafiador a missão de projetar hoje as soluções do nosso amanhã, sempre com muita criatividade e personalidade”, declara José Carlos Pavone, chefe de Design da Volkswagen para a América do Sul.

“Por isso, para a edição deste ano do Talento, queremos que cada estudante ou participante desenvolva uma proposta de produto Volkswagen relacionado a sua realidade e que contribua para o seu dia a dia, seja facilitando suas tarefas, propondo mudanças ou mesmo criando novas funcionalidades”, completa.

E para este ano, o Talento Volkswagen Design chega com novidades. A principal delas é o objetivo de conhecer melhor os participantes, permitindo que eles tenham um contato mais próximo do time de design. No dia 16 de setembro, por exemplo, será realizado um bate-papo online com os designers.

As inscrições que têm início nesta quarta-feira, dia 28 de julho, se encerram no dia 12 de agosto e os projetos precisam ser entregues até o dia 12 de setembro. O anúncio dos vencedores será feito no dia 19 de novembro. Para participar de todas as etapas e não perder nenhuma data, confira o cronograma no site https://www.vw.com.br/design.

Os três responsáveis pelos projetos finais selecionados ganharão uma vaga de um ano como estagiários na sede da Volkswagen no Brasil, em São Bernardo do Campo, São Paulo. São duas vagas na área de Shape Design, que tem como objetivo desenvolver o exterior e interior dos veículos, sempre com foco nas proporções, formas e funções, atrelando beleza e eficiência; e uma vaga em Color & Trim, que é responsável pelas cores, acabamentos internos e materiais, sempre tendo como base as tendências de moda, arte, arquitetura, lifestyle, tecnologia e inovação.

Em dúvida se deve ou não participar? Então se liga!

“Participe independente do seu nível técnico de desenho e apresentação. O processo do Talento já é um grande aprendizado! É a oportunidade de você ter um primeiro contato com designers profissionais, receber feedback do seu trabalho, e entender como deve ser um bom projeto.” Este depoimento é de Filipe dos Santos Pinaffi, um dos três escolhidos do Talento Volkswagen Design do ano passado e que atualmente é estagiário da área de Shape Design.

Assim como o Filipe, Leticia Costa foi uma das escolhidas no Talento do ano passado e hoje faz parte do time de Color & Trim. Para ela, só o fato de participar já traz ensinamentos relevantes. “No Talento temos a oportunidade de conhecer sobre o design na área automotiva e as pessoas envolvidas, então é uma grande chance de aprender e ter esse contato com a indústria”, relembra Leticia. “No final eu saí com outra mentalidade e um crescimento enorme”, conclui.

O estagiário Moises de Alencar Carlos também foi um dos escolhidos em 2020. E a oportunidade dele chegou após algumas participações, mostrando que ser perseverante é fundamental. “A evolução já era perceptível a cada edição na qual participei; com cada feedback dado havia um imenso aprendizado a ser aplicado”, explica Moises. “E ao integrar o time hoje, essa chance de evoluir é ainda maior a cada dia; em cada projeto, reunião vamos aprendendo algo e amadurecendo profissionalmente”, completa.

Quem pode se inscrever?

Para participar é necessário que o candidato tenha mais de 18 anos e esteja matriculado, em 2022, no último ano da universidade, que precisa ser registrada no Ministério da Educação (MEC). Podem se inscrever alunos de qualquer curso universitário.

Como realizar a inscrição?

O cadastro estará disponível entre os dias 28 de julho e 12 de agosto de 2021. O candidato deve preencher o formulário no site https://www.vw.com.br/design e encaminhar o projeto elaborado, e a ficha de inscrição para o e-mail talentovwdesign@volkswagen.com.br. Todas as informações do “Talento Volkswagen Design 2021”, como instruções, regulamento, cronograma e materiais de apoio, estão disponíveis no mesmo site.

Por que ser designer na Volkswagen?

A sede da Volkswagen do Brasil é uma das fábricas mais completas do setor automotivo do Brasil, desenvolvendo produtos desde seu conceito até a produção de fato. Neste programa o estudante pode ter contato com diferentes universos além do design em si, como marketing, comunicação e engenharia, o que torna esta uma grande experiência profissional. Além disso, os estagiários serão parte do maior grupo do setor automotivo do mundo.

Pesados

Tecnologia torna gestão do pátio de veículos mais inteligente

Published

on

Volkswagen Caminhões e Ônibus e Taggen desenvolvem projeto-piloto utilizando a tecnologia Internet das Coisas

A VWCO – Volkswagen Caminhões e Ônibus, em parceria com a Taggen Industries & Services, dá início a um projeto-piloto na sua fábrica, em Resende (RJ), utilizando a tecnologia de Internet das Coisas (IoT) para uma gestão mais eficiente do pátio de veículos.

Volkswagen Caminhões e Ônibus e Taggen desenvolvem projeto-piloto utilizando a tecnologia da Internet das Coisas

“Nossa estratégia de manufatura está focada na digitalização de nossa fábrica. Já evoluímos bastante e temos diversas frentes de trabalho para fortalecer ainda mais esse progresso. Nesse sentido, esse projeto-piloto vem para consolidarmos estudos de iniciativas que podem gerar ainda mais agilidade na produção dos caminhões e ônibus Volkswagen, aumentando nossa produtividade”, afirma Hugo Souza, diretor de Produção e Logística da VWCO.

O projeto tem como objetivo incorporar avanços tecnológicos para facilitar a geolocalização de caminhões e ônibus entre a linha de produção e os pátios externos, o que trará otimizações dos processos atuais logísticos e melhora no fluxo da produção.

Ele contempla a implementação de um exclusivo sistema de identificação, monitoramento e rastreabilidade dos caminhões e ônibus em produção, em tempo real, entre a linha de produção e pátios. Com mais de 1 milhão de metros quadrados, a fábrica da VWCO requer uma otimização da solução da Taggen justamente para atender à dimensão de sua operação. O alcance em relação à tecnologia anterior será quatro vezes superior, com uma demanda de infraestrutura reduzida a menos de 10% do que será necessário originalmente.

Maximização da eficiência

Advertisement

Dispositivos com tecnologia 100% nacional – os chamados TaggenBeacons – são monitorados por antenas (Taggengateways) parametrizadas com a tecnologia para operação 24 horas por dia, nos sete dias da semana.

Tudo conectado a uma rede independente e com autonomia de operação via bateria e altamente resistente às intempéries para criar a estrutura do Sistema de Localização em Tempo Real (RTLS – Real Time Location System, em inglês).

Esses dados são acompanhados por uma plataforma em nuvem da Taggen e disponibilizadas para que os profissionais da montadora possam rapidamente mapear a posição de seus veículos. A qualquer tempo, de qualquer celular.

Werter Padilha, CEO da Taggen, explica que a parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus foi facilitada pelos pesquisadores do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), que também são parceiros da startup no desenvolvimento de toda a solução do sistema. Parte dos recursos envolvidos neste projeto-piloto advém do convênio com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (Embrapii) por meio de sua linha Rota2030.

“Estamos muito felizes com essa parceria com Volkswagen Caminhões e Ônibus que é líder de mercado, uma empresa sempre atenta às inovações que otimizam seus processos e investindo nos avanços da Indústria 4.0 e da IoT. Este é um projeto estratégico que vai proporcionar agilidade, maximização da eficiência e redução de tempo à VWCO. Nossa solução que envolve sistemas em cloud, smartphones e dispositivos IoT já está em estágio de ‘go to market’ e esta primeira etapa com a VWCO é um passo relevante para comprovarmos os ganhos e retornos esperados”, destaca.

Advertisement
Continue Reading

Notícias

Volvo Cars amplia diretoria no Brasil para dobrar vendas

Published

on

Volvo Cars amplia diretoria no Brasil para dobrar vendas

A Volvo Cars anunciou sete novos executivos, em diferentes áreas da companhia, para cumprir uma missão bastante ambiciosa no mercado brasileiro: lançar o EX30 no Brasil e terminar o ano de 2024 com duas vezes mais vendas do que no ano passado.

Os sete novos executivos da Volvo Cars também têm a missão de lançar o EX30 no País

“Temos muito orgulho de receber este reconhecimento do time global e, com essa nova diretoria, temos a missão de continuar criando esta cultura organizacional forte e que trouxe a Volvo onde ela está hoje. Se tivermos o time certo e as pessoas motivadas, atingiremos nossos objetivos e acho que este time que criamos é o ideal para continuar construindo isso”, afirmou Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.

A mudança é reflexo do anúncio feito ano passado, quando a operação da América Latina teve uma ampliação de escopo e passou a ser responsável pela gestão de todos os importadores da Volvo globalmente, tornando-se GILA – GGlobal Importers + Latin America, sob a gestão de Luis Rezende.

Em outubro de 2023, a Volvo Car Brasil anunciou que o país passaria a englobar a operação de 60 países ao redor do mundo. Desde então, a estrutura local tem se preparado para abraçar o novo desafio.

Com o recente anúncio, a Volvo cria um time específico para a operação Brasil e reforça o seu comprometimento com o país.

Advertisement

Ao todo, a empresa anunciou sete novos diretores: Tatiane Faria (diretora de Network), João Reia (diretor de Finanças), Mirella Cambrea (diretora de Marketing), Rita Leme (diretora de RH para GILA), Eduardo Oshima (diretor de Pós-Vendas), Ricardo Ferreira (diretor de Segurança Corporativa Latam) e Christian Becker Sahd (diretor de Vendas).

Eles se juntam a Marcelo, Luciano Ferreira (diretor Jurídico) e Guilherme Galhardo (head de Eletrificação e diretor de Digital) – ambos já diretores para a região, e agora exclusivamente para o Brasil.

Em 2023, a Volvo Car Brasil emplacou mais de 8.600 carros, consolidando o melhor ano da montadora sueca no Brasil. Para 2024, com a chegada do EX30, a expectativa é que a empresa consiga dobrar o número de emplacamentos no país.

Mais sobre os novos executivos

Tatiane Faria assumiu a diretoria de Network e é formada em Administração e Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, com especialização em gerenciamento e planejamento de eventos pela ESPM e pós-graduação em Trade Marketing pela FGV. Está na Volvo desde 2014 e passou pelas áreas de Eventos, Trade Marketing e Mercados Importadores.

Advertisement

João Reia assumiu a diretoria de Finanças e é formado em Engenharia de Produção pelo Instituto Mauá de Tecnologia – IMT e pós-graduado em Gestão Financeira pelo Insper. Possui larga experiência nas áreas Financeira e Comercial de importantes companhias dos setores de varejo e serviços. Ingressou na Volvo em 2019.

Luciano Ferreira manteve-se no cargo de diretor Jurídico e é advogado há mais de 24 anos, com MBA em Gestão Empresarial. Possui muita experiência em escritórios de advocacia no Direito Empresarial, com mais de 15 anos exercendo a Gestão do Departamento Jurídico de empresas. Ingressou na Volvo em 2016.

Rita Leme assumiu a diretoria de RH para Global Importers e Latam. Formada em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, construiu toda a sua carreira na área de Recursos Humanos. Possui mais de 20 anos de experiência, tendo trabalhado no setor de serviços e de papel e celulose. Entou na Volvo Cars em janeiro de 2024;

Eduardo Oshima assumiu o cargo de diretor de Pós-venda e é administrador de empresas, com MBA em Business Administration pelo Insper e mestrado em sustentabilidade pela FGV. Atua há mais de 24 anos na indústria automotiva com passagens por Renault, Jaguar, Land Rover, Grupo Stellantis e Ducati. Ingressou na Volvo Cars em 2018.

Mirella Cambrea é formada em Publicidade e Propaganda com MBA em Marketing pela ESPM. Possui mais de 23 anos de experiência na indústria automotiva, e entrou na Volvo em 2001. Além da área de Marketing, trabalhou também na área de Inovação na qual, entre outras atividades, liderou o lançamento do plano de carga rápida da companhia. Retornou ao Marketing da empresa sueca em 2023 e agora assumi a diretoria.

Advertisement

Christian Becker Sahd é formado em Engenharia Mecânica com ênfase em automobilística pela FEI, e possui Pós-Graduação em Administração Industrial pela USP. Com 27 anos de experiência no ramo automotivo, já passou por diferentes marcas do segmento premium e de volume. Está na Volvo Cars desde 2016 e já passou por diversas áreas como Vendas & Marketing, Estratégia, Experiência do Consumidor, Sustentabilidade e Inteligência de Mercado, atuando agora como diretor de Vendas.

Guilherme Galhardo, head de Eletrificação e diretor de Digital, é Engenheiro Elétrico e pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios pelo Mackenzie. Certificado PMP com atuação em Gerenciamento de Projetos por mais de 10 anos, entrou na Volvo em 2020.

Ricardo Ferreira é diretor de Segurança Corporativa LatAm desde março de 2024, além de membro da Overseas Security Advisory Council (OSAC) e da American Society for Industrial Security (ASIS). Conta com mais de 24 anos de experiência na área de Segurança e grande experiência no mercado latino-americano. Foi responsável pela segurança de grandes corporações globais quando atuou como Diretor de Segurança LatAm para um importante empresa de Consultoria de Segurança Corporativa americana.

Continue Reading

Esportes

Ingo Hoffman ministra o BMW Driver Training 2024

Published

on

BMW Driver Training

O BMW Driver Training já tem programação definida para 2024 e está com vagas abertas. O curso tem foco em habilidades, segurança de direção e esportividade, e será ministrado por Ingo Hoffman, piloto oficial da BMW e maior campeão da Stock Car.

Atividades do BMW Driver Training ocorrerão no Circuito Panamericano e no Autódromo do Velocitta

Neste ano, o BMW Driver Training contará com duas opções de treinamento: Módulo Experience – programa com veículos da frota BMW, e Módulo Performance – veículo BMW do próprio cliente. Ele acontecerá em duas localidades, no Circuito Panamericano e no Autódromo da Velocitta, ambos no interior de São Paulo.

Aplicado por pilotos profissionais e especialistas em segurança e performance, o treinamento proporciona aos participantes o aprimoramento de seus conhecimentos ao volante em diferentes situações de pistas e no trânsito, orientando ao motorista a prever, analisar e reagir a possíveis cenários de risco, além de melhorar tempos em pista.

Realizado desde 1999 no Brasil, o BMW Driver Training acontecerá nos dias 03 e 04 de maio, 21 e 22 de junho no Circuito Panamericano, com o Módulo Experience. E nos dias 09 e 10 de agosto, e 27 e 28 de setembro, no Autódromo Velocitta com o Módulo Experience e Módulo Performance. O curso tem duração de um dia e é limitado a 20 participantes, divididos em duas turmas de 10 alunos.

Para inscrição e informações sobre atividades e compra de ingressos, acesse o site https://www.minhasinscricoes.com.br/Evento/BMWDriverTraining.

Advertisement
Continue Reading

Trending

Copyright © desde 2013 Alpha Autos