quinta-feira, 1 de julho de 2021

Alpha Serviços: Revisão do automóvel e sistema de suspensão é item de segurança fundamental




Verificação dos amortecedores e demais componentes ajudam em viagens 
mais tranquilas

O cuidado na manutenção periódica do carro tem relação direta com a segurança nas ruas e estradas. Manter o sistema de suspensão em dia é essencial para a estabilidade do veículo e a proteção dos ocupantes.

"Garantir o bom funcionamento do conjunto de suspensão é fundamental para a boa condução e segurança veicular. Transitar com o amortecedor em condições de desgaste excessivo pode expor o veículo e os ocupantes à uma situação de risco", explica Juliano Caretta, Supervisor de Treinamento Técnico da DRiV.

Em primeiro lugar, é importante destacar que cada montadora recomenda um período específico para o motorista realizar a revisão periódica do carro, descrito no manual. No entanto, se a suspensão sofrer algum dano fora deste período, o veículo deve ser encaminhado a uma oficina de confiança.

"Nós recomendamos uma verificação a cada 10 mil quilômetros, para que o reparador possa avaliar a saúde do sistema de suspensão e efetuar um reparo, se necessário", completa Caretta.

O motorista deve ficar atento a alguns sinais, que podem indicar o fim da vida útil dos amortecedores:

• Problemas na dirigibilidade, como perda de estabilidade em curvas, indicam que pode haver danos na suspensão.

• Ruídos, balanço excessivo do automóvel e solavancos também são indícios de que o carro deve ser levado à oficina.

Cuidado constante

Outras consequências previstas incluem a interferência no conforto do motorista e passageiro, em virtude das trepidações sofridas pelo carro, o risco de aquaplanagem em pista molhada e o aumento da distância de frenagem, tendo como exemplo a exigência de uma distância adicional de até 2,5 metros para frear a uma velocidade de 80 km/h.

Também é recomendado não ultrapassar o limite de carga do automóvel, determinado no manual da montadora, ao colocar as malas e os passageiros no veículo, para evitar oscilações no trajeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana