quinta-feira, 8 de julho de 2021

Alpha Testes: Renault estreia motor turbo na linha Captur 2022




Modelo chega em três versões com preço a partir de R$124.490,00

A Renault deu um giro de 180º graus ao apresentar a linha Captur 2022 equipada exclusivamente com o inédito motor turbo TCe – Turbo Control Effiency 1.3 flex, que gera 170 cavalos de potência e 27,5 kgfm com a transmissão automática CVT XTRONIC.


O modelo será oferecido nas versões de entrada Zen com preço a partir de R$124.490,00, a intermediária Intense com preço a partir de R$129.490,00 e a topo de Iconic, que tivemos a oportunidade de conhecer, avaliar e tem preço a partir de R$138.490,00.


No design externo, a linha Renault Captur 2022 conta com novo para-choque que traz elementos tecnológicos, como a nova luz de circulação diurna DRL em LED que emoldura os faróis de neblina também em LED com a função auxiliar em curvas. Os faróis passam a ser full LED na versão topo de linha, com até 75% de melhoria na eficiência da iluminação. A grade superior está mais larga e ganhou detalhe cromado, o modelo ganhou novo ski dianteiro com entrada de ar e as rodas de 17 polegadas também são novas.

No interior, destaques para os materiais suaves ao toque e a opção na versão topo de linha do interior bíton com a combinação da cor marrom Castanyera. O acabamento interno mistura detalhes em black piano com cromados, como ao redor do sistema multimídia e das saídas de ar.


A nova central multimídia com tela de oito polegadas está mais rápida e intuitiva, com espelhamento de smartphones Apple CarPlay e Android Auto, e sistema Multiview, com quatro câmeras.

A direção é elétrica e o novo volante tem ajustes de altura e profundidade, com comandos iluminados do “piloto automático” que regula e limita a velocidade e do comando de voz. A versão topo de linha Iconic traz como opcional o sistema de som premium Bose, com seis alto-falantes de alta fidelidade, subwoofer no porta-malas e amplificador digital exclusivo.

O apoio de braço agora é integrado ao console, que foi redesenhado e ganhou novos porta-copos. Os passageiros do banco de trás passam a ter duas saídas USB para facilitar o carregamento de dispositivos eletrônicos.


A linha Renault Captur traz novos itens de tecnologia e segurança, como partida do motor à distância com a nova chave “hands free”, que permite climatizar o interior antes mesmo de entrar no veículo, além de sensor de ponto cego nos retrovisores, que indica, por exemplo, a presença de uma motocicleta ou automóvel fora do campo de visão do motorista.

O modelo acomoda cinco passageiros com conforto, graças aos 4,38 m de comprimento e 2,67 m de entre-eixos, as maiores dimensões entre os B-SUVs com motores turbo do mercado. Mesmo no banco traseiro, três pessoas podem viajar confortavelmente. O porta-malas tem capacidade para 437 litros, o maior desta categoria.

Além da regulagem de altura do volante, o novo Captur passa a vir com regulagem de profundidade, facilitando ainda mais encontrar a melhor posição de dirigir.


Mais sobre o novo motor TCe 1.3 flex

A nova motorização do Renault Captur 2022 foi desenvolvido com o know-how da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi em parceria com a Daimler, tendo como características um alto torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível. Isso se traduz em um comportamento ágil.

Traz ainda tecnologias que a Renault desenvolveu nas pistas da Fórmula 1, categoria que a marca já conquistou 12 títulos mundiais, como a injeção direta central com 250 bar de pressão, turbocompressor com válvula wastegate eletrônica e duplo comando de válvulas variável com atuadores elétricos, que garantem uma combustão otimizada com mais performance e menos consumo de combustível.

Produzido na Espanha, esse propulsor rodou mais de 40 mil horas de testes no seu desenvolvimento, mais de 300 mil km de validação em condições extremas e já teve mais de 1,2 milhão de unidades produzidas em 2020. Todo o desenvolvimento da versão flex ficou a cargo da equipe de engenheiros do RTA – Renault Tecnologia Américas, que fica no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, Paraná.

A combinação de um motor com tecnologia de ponta com o moderno câmbio automático CVT XTRONIC garante retomadas de velocidade vigorosas e força em todas as condições de uso.

O novo CVT XTRONIC proporciona o máximo conforto, especialmente para grandes centros urbanos, garantindo também economia de combustível. Um dos seus destaques é um software de gerenciamento que simula a troca de marchas no modo automático, sempre que o pedal do acelerador estiver solicitando a alta performance do motor.

Essa transmissão continuamente variável oferece a possibilidade de troca manual na alavanca de câmbio, simulando oito marchas. Ao motorista, cabe posicionar a manopla à esquerda para assumir o controle. A opção traz vantagem em performance, especialmente nas ultrapassagens e arrancadas, e vantagens em consumo de combustível onde é possível usar o freio-motor.

Com acelerações constantes e eficientes, o desenvolvimento desta transmissão foi baseado em três pilares: linearidade, agilidade e dirigibilidade. O efeito pode ser percebido em retomadas de velocidade ou saídas de semáforo, por exemplo. Para os passageiros, a sensação é de conforto, sem que haja qualquer tranco.

Outra tecnologia aplicada para a redução do consumo de combustível é o sistema Start&Stop, que desliga o automóvel automaticamente em semáforo ou outras paradas prolongadas. Este sistema garante uma economia de até 5% de combustível no trânsito urbano.

Para auxiliar ainda mais o condutor na economia de combustível e no monitoramento de suas viagens, a central multimídia Easy Link mantém as funções Eco Scoring e Eco Monitoring.

Toda a tecnologia embarcada no motor e câmbio do Captur TCe 1.3 turbo flex garantiram nota A no selo do programa brasileiro de etiquetagem do Inmetro. Com gasolina, o consumo na estrada é de 12 km/l e na cidade de 11,1 km/l. Com etanol, o consumo é de 8,3 km/l no percurso rodoviário e 7,5 km/l no urbano.


Comodidade e Segurança

Ligar o motor do carro à distância é possível na linha Renault Captur 2022. Com isso, em dias quentes, por exemplo, que o carro está estacionado no sol, o motorista pode ligar o carro remotamente para que o ar-condicionado já funcione e deixe o interior do veículo em uma temperatura agradável.

O modelo também traz alerta de baixa pressão dos pneus que avisa o condutor por meio de uma luz no painel quando a pressão está baixa. Outros alertas luminosos são o sensor de ponto cego, que indica quando um veículo ao lado se aproxima, mas está fora do campo de visão do motorista, avisando o condutor por meio de uma luz nos retrovisores externos.

Na lista de equipamentos também estão controles de estabilidade (ESP), tração (TCS) e assistente de partida em rampas (HSA), além de quatro airbags, sendo dois dianteiros, com opção de desativação do lado do passageiro, dois laterais, que foram redesenhados, aumentando a proteção para a cabeça em colisões laterais. Além disso, o Captur possui dois pontos Isofix nos bancos traseiros para a fixação de cadeirinhas infantis.

Pensando na comodidade e segurança do condutor, o Captur acende automaticamente os faróis quando detecta baixa luminosidade graças ao sensor crepuscular, ativa os limpadores ao notar água no para-brisa e se fecha automaticamente ao perceber que a chave-cartão se distanciou do veículo (função “hands free”).

Outra novidade é o sistema Multiview, que consiste em quatro câmeras, sendo uma dianteira, duas laterais e uma traseira, permitindo ao condutor alterar a visualização entre as imagens pelo Easy Link para obter uma visão de todas as direções do veículo.


Versões e equipamentos

Zen: Multimídia Easylink 8” com espelhamento de smartphones Android Auto e Apple Carplay, volante com comandos integrados e ajustes de profundidade e altura, 4 airbags (dois dianteiros e dois laterais), câmera e sensores de estacionamento traseiros, controle de estabilidade (ESP), controle de tração (ASR), assistente de partida em rampa (HSA), luzes de circulação diurna (DRL) em LED, sensor de pressão dos pneus, chave-cartão, sistema Start&Stop, piloto automático (regulador e limitador de velocidade), rodas de 17 polegadas e como opcional a pintura bíton.

Intense, os equipamentos da Zen mais: ar-condicionado automático, luzes de neblina em LED com função “cornering”, auxiliar em curvas, sensor crepuscular, sensor de chuva, duas saídas USB para o banco traseiro, função “Follow me home” nos faróis e como opcional pintura bíton e revestimento interno premium.

Iconic, os equipamentos da Intense mais: faróis com tecnologia full LED, sensor de ponto cego, sistema de câmeras Multiview, com quatro câmeras, sistema de partida remota do motor, revestimento interno premium e como opcional pintura bíton e sistema de áudio BOSE com seis alto-falantes, subwoofer no porta-malas e equalizador digital exclusivo.












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