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sábado, 21 de agosto de 2021

Alpha Motos: Motociclistas devem estar atentos a uma direção defensiva




Conheça dez dicas para uma pilotagem segura nas rodovias

Boa parte dos acidentes que ocorrem nas rodovias podem ser evitados. Essa é uma premissa que vale tanto para os motoristas, quanto para os motociclistas. Independente do tipo de veículo, é preciso que o condutor esteja atento ao que acontece ao seu redor e preparado para os imprevistos que podem ocorrer durante o percurso.

Somente em 2020, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), 90% dos acidentes registrados envolveram motocicletas. A Arteris atua constantemente na conscientização sobre a direção segura. Por meio do programa Viva Motociclista, a companhia realiza abordagens com os motociclistas para dar dicas de segurança viária, distribuir folders educativos e adesivos refletivos para motos e capacetes. A ação é realizada nos cinco estados onde atua, por meio de suas concessionárias, e com o apoio da Polícia Militar Rodoviária.

Confira algumas dicas para você pilotar com segurança nas rodovias, quando estiver sobre duas rodas.

1) O uso do capacete não é uma dica de segurança, mas uma obrigatoriedade. Ele deve estar devidamente preso ao queixo por meio da cinta, sem folgas, e com a viseira totalmente abaixada. Garupas também devem utilizar o equipamento. Os capacetes devem ter o selo do Inmetro, pois essa certificação garante a sua eficácia nos choques mais bruscos. As cores claras são mais recomendadas, porque permitem que o condutor seja visto mais facilmente por outros motoristas.

2) É importante usar calças e jaquetas resistentes, calçados reforçados e luvas, preferencialmente de couro. Nada de chinelos ou sandálias! Há ainda botas, jaquetas e calças específicas para motociclismo, com material mais resistente para evitar lesões.

3) Além de usar roupas claras ou chamativas, é preciso manter-se sempre visível e procurar evitar os pontos cegos dos carros e deixar os faróis ligados diuturnamente. Existem também coletes refletivos para sobrepor e tornar o motociclista mais visível na via, principalmente à noite.

4) Para que a direção da motocicleta seja feita com segurança, é preciso conferir a calibragem dos pneus, se a corrente de relação está apertada ou frouxa demais e se o sistema elétrico, os freios e o combustível estão em perfeitas condições. Recomenda-se fazer revisão periódica, checagem de óleos e freios de tempos em tempos ou a cada quantidade determinada de quilômetros rodados. Fazer aquele check-up evitará dor de cabeça e falhas inesperadas.

5) As motocicletas não devem trafegar entre veículos. Em caso de ultrapassagem, aumente a distância e diminua a velocidade, e só faça a manobra pela esquerda. Os cruzamentos são grandes pontos de acidentes, muitas vezes, porque os motoristas esquecem a sinalização, não diminuem a velocidade e não olham em todas as direções. Por isso, é de extrema importância manter atenção a esses pontos. Ao frear com o piso molhado, é recomendado, andar ainda com mais cautela para que não seja necessária a frenagem brusca e para que haja uma diminuição gradativa da aceleração.

6) O retrovisor serve não apenas para observar se a via está livre para mudar de faixa, mas também quando precisar reduzir a velocidade ou parar a moto em caso de emergência. Antes de tomar qualquer decisão, verifique os veículos ao redor e sua velocidade de aproximação. Isso vai diminuir as chances de uma possível colisão por trás. Nas serras, mantenha-se o mais distante possível de veículos pesados.

7) É fundamental respeitar os limites, ainda mais estando sobre um veículo de duas rodas, que deixa o condutor mais vulnerável. Manter uma distância segura salva vidas e previne graves acidentes. Se o condutor está “colado” em um veículo e ele freia diante de um obstáculo ou imprevisto, corre o risco de, mesmo freando, chocar-se com ele. Essa possibilidade aumenta em altas velocidades. Portanto, quanto maior a velocidade, maior deve ser a distância do veículo à frente.

8) O celular pode ser utilizado como GPS, acoplado por meio de suporte no guidão da moto. Contudo, só pode ser manuseado quando o veículo estiver estacionado e com o motor desligado. Nada de atender ligação nem mesmo utilizar fones de ouvidos para ouvir músicas no deslocamento, pois isso tira a atenção do motorista da via e diminui a audição, aumentando a chance de acidentes. O smartphone não deve ser utilizado em movimento em qualquer hipótese, nem mesmo pelo garupa ou nas breves paradas em semáforos ou pedágios.

9) Levar alguém na garupa pode ser uma experiência legal, mas que demanda muita responsabilidade e preparo. Se o passageiro não tiver noção de como andar de moto no trânsito, o equilíbrio ficará comprometido. Nesses casos, é importante explicar ao transportado que ele deve apenas seguir seus movimentos.

10) Apesar de não ser um item obrigatório, é de extrema importância para a vida do motociclista, pois impede o contato direto da linha cortante de pipa com o pescoço do piloto.

Todas elas envolvem o uso da direção defensiva e, quando colocadas em prática, ajudam a evitar muitos acidentes.

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