Campanha AACD Teleton 2021

Cursos Mecânica Online

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Alpha Notícias: Brasil ganha sistema de recarga para carros elétricos alimentado por energia solar




Conceito surge com uma alternativa que blinda a mobilidade elétrica a eventuais crises de abastecimentos de energia

O BMW Group Brasil desenvolveu um projeto experimental, no qual criou uma estação de abastecimento para veículos elétricos completamente desconectada da rede pública de energia.

"O futuro da mobilidade premium será elétrico e o desenvolvimento de uma infraestrutura é essencial. Com este novo projeto, podemos ter uma solução totalmente ecológica e única que permitirá aos clientes abastecerem as baterias de alta voltagem de maneira limpa em suas instalações", afirma Márcio Fonseca Filho, Diretor de Suporte ao Cliente do BMW Group Brasil.

O desenvolvimento foi feito por um time multidisciplinar do BMW Group Brasil e parceiros locais. Além do Centro de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), também estão envolvidos no projeto o Grupo Solvi, que coleta as baterias usadas nas concessionárias da marca, e a Energy Source, especializada na fabricação e montagem de sistemas de armazenamento de energia com baterias usadas e, posteriormente, recicladas.

O sistema de recarga foi criado a partir das baterias usadas e retiradas de diferentes unidades do BMW i3, primeiro modelo totalmente elétrico vendido no Brasil. O veículo foi desenvolvido com uma bateria de alta voltagem formada por diversos módulos, que permitem rápido acesso e troca individual de cada módulo em eventual necessidade de reparo. No caso de necessidade específica de substituição, as baterias podem ser reutilizadas para esta solução de recarga, antes de serem recicladas.

O funcionamento da estação de carregamento compreende oito conjuntos de painéis solares que transformam a energia do sol em eletricidade, que, por sua vez, é armazenada no banco de baterias usadas, formado por seis módulos. Os módulos são acoplados a um inversor que, além de monitorar a energia produzida, alimenta veículos elétricos por meio de um carregador do tipo BMW Wallbox.

Os primeiros testes foram satisfatórios, aumentando em 100km a autonomia de um veículo elétrico após duas horas de recarga. Esse resultado permite avançar na ideia do uso de unidades móveis de recarga em eventos ou até mesmo em locais distantes, desprovidos de acesso à rede elétrica pública. Além disso, novos testes já estão planejados para aumentar a capacidade de armazenamento de energia e diminuir consideravelmente o tempo de recarga.

Outro benefício direto é a utilização da energia solar e a extensão da vida útil das baterias elétricas dentro do conceito de economia circular. "O BMW Group considera a sustentabilidade um pilar essencial do seu negócio. Mesmo o Brasil dispondo de uma matriz energética, em sua maioria renovável, como a hidrelétrica, queremos impulsionar fortemente projetos de uso de recursos renováveis já disponibilizados pela natureza por meio, por exemplo, da viabilização de um novo ciclo de vida de nossas baterias de alta voltagem alimentados por energia solar", comenta Vivaldo Chaves, Diretor de Operações do BMW Group Brasil.

O projeto da estação de reabastecimento de carros elétricos ainda está em fase de testes. O BMW Group, que evitou o descarte dos módulos usados de bateria, passou a aproveitá-los no Brasil. Essa ação reforça o compromisso da empresa de se responsabilizar pelo futuro da mobilidade sustentável. Até 2030, a empresa vai reduzir a emissão de CO2 por veículo em 80% na produção, 40% no uso e em 20% nos fornecedores, quando comparado com 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana