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quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Alpha Notícias: Nissan apresenta a sétima geração do esportivo Z




Modelo manterá seu papel de ser um carro esporte acessível para fãs de todo o mundo

A Nissan apresentou a sétima geração do esportivo Z, que está programada para chegar às concessionárias dos Estados Unidos na primavera de 2022 do hemisfério Norte - outono brasileiro.


"Para nós da Nissan, o Z faz parte de quem somos e representa anos de nosso compromisso com os clientes. Por meio do Z, levamos o design mais recente e o desempenho e o entusiasmo de carros esportivos para o maior número de pessoas possível", disse Ashwani Gupta, Chief Operating Officer/Chief Performance Officer da Nissan Motor Company.


Como um carro esportivo acessível para a era moderna, o novo Z oferece um estilo atraente, tecnologia avançada e a emoção de explorar estradas abertas para as gerações passadas e futuras de motoristas e fãs do Z.

O Z original, que estreou em 1969, foi construído para levar a alegria e a emoção da propriedade de um carro esportivo para o máximo de pessoas possível. Era construído para entusiastas por entusiastas, e esse espírito e herança continua com o lançamento da mais recente reencarnação do Z.

Uma das características que definem o Z sempre foi seu vínculo entre o carro e o motorista – uma conexão física e visceral, independentemente da estrada à frente. Essa ligação homem-máquina domina o novo Z, especialmente na presença da transmissão manual padrão de 6 velocidades. Como um ponto de contato físico entre o motorista e o Z, esse câmbio desliza para a próxima marcha quase que instintivamente, com o mínimo esforço. Também está disponível uma moderna transmissão automática de 9 velocidades, de respostas rápidas.

"Simplificando, nosso objetivo é tornar este o melhor Z e ponto final. A cada geração, elevamos a barra, empurrando os limites do Z e continuando a explorar o instinto humano para a próxima jornada emocionante", disse Hiroshi Tamura, especialista-chefe de produto do novo Z. "Mais do que apenas poderoso e ágil, o novo Z foi projetado para ser um parceiro de dança do motorista em suas aventuras na estrada."

O novo motor V6 bi turbo de 3 litros do Z acrescenta um aumento significativo na produção de energia em relação ao 370Z da geração anterior. Ele é projetado para fornecer uma resposta nítida, mas suave aos comandos do motorista. Com um aumento de 68 cavalos-vapor de potência e 30% de aumento no torque, este último Z é diferente de tudo antes dele. Desenvolve 405 cavalos-vapor de potência e 350 lb-ft (48,39 kgfm) de torque a 5.600 rpm.


Com o aumento da potência, a equipe de engenharia desenvolveu o chassi, o resfriamento, a suspensão e a direção para garantir que o Z continue a apoiar as intenções do motorista. Ao volante, o Z parece novo e moderno, mas ainda familiar.

Em uma primeira vez para um veículo Nissan com tração traseira, a transmissão manual de 6 velocidades inclui um sistema de controle avançado de assistência ao lançamento – arrancada – (na versão Performance) que ajuda a proporcionar uma aceleração suave a partir de uma posição estática. Todos os modelos equipados com transmissão automática já contam com esse sistema de série. Os modelos equipados com transmissão manual também apresentam um eixo de transmissão composto de fibra de carbono e redução da rotação correspondente (downshift rev matching).

A nova transmissão automática opcional de 9 velocidades oferece resposta direta e rápida graças às suas amplas relações. Os motoristas podem experimentar trocas de marchas prazerosas que mantêm a emoção da potência do Z e desempenho em sincronia com o motorista.

Para fornecer uma condução previsível e responsiva, a equipe de engenharia adotou uma abordagem multifacetada, especialmente para a direção em alta velocidade e em curvas. Maior rigidez da carroceria, direção hidráulica eletrônica com suporte de cremalheira e forte sensação mecânica e pneus dianteiros mais largos ajudam a aumentar o desempenho nas curvas em até 13%.

Os amortecedores dianteiros e traseiros usam um novo design monotubo com um diâmetro maior do que o do 370Z, resultando em uma redução de aproximadamente 20% na força de amortecimento para ajudar a minimizar o choque de impacto em superfícies irregulares, melhorar o desempenho ao seguir a estrada e a estabilidade. A suspensão dianteira de duplo braço triangular de alumínio apresenta uma nova geometria, incluindo o ângulo de cáster que foi aumentado, ajudando na estabilidade em linha reta.

Dois modos de direção são oferecidos com a transmissão automática, padrão e esporte. O modo padrão é mais adequado para locomoção do dia a dia e também para longas viagens em rodovias para uma direção agradável e sem estresse. O modo Sport desbloqueia o potencial de desempenho do Z, oferecendo controle de aceleração mais rápido, sistema de direção mais esportiva, aprimoramento de som ativo e configuração de controle dinâmico de veículo em modo esportivo mais adequados para uma estrada sinuosa, por exemplo. A versão Performance utiliza um diferencial de deslizamento limitado do tipo de embreagem mecânica.


Design: o passado encontra futuro

O novo Z apresenta um design exterior elegante com uma aparência que comunica respeito à sua linhagem. Seu capô longo e seu deck curto são fundamentalmente o Z, com um visual novo que é amor à primeira vista. O tema do design para o exterior e interior do novo Z é "tradição com tecnologia moderna".

"Nossos designers ouviram milhares de proprietários atuais do Z, fizeram inúmeros estudos e esboços enquanto pesquisávamos cada geração e o que os tornou um sucesso", disse Alfonso Albaisa, Vice-Presidente Sênior Global de Design da Nissan. "No final das contas, decidimos que o Z deveria viajar entre as décadas, incluindo o futuro."

Para o exterior, o novo Z assume um design tradicional de carro esportivo com tração traseira, com um capô longo, postura traseira mais baixa e uma silhueta que homenageia a sua primeira geração. Os designers utilizaram as tecnologias mais recentes para simplificar o design e incorporaram iluminação de LED para dar dimensão sem elementos desnecessários. Os faróis de LED têm dois semicírculos que remetem ao Fairlady 240ZG do mercado japonês dos anos 1970, que se encaixam naturalmente na nova identidade do Z.

O link para o Z original é mais impressionante quando se vê o modelo de lado. A linha do teto flui da frente para a traseira quadrada para criar um perfil Z de primeira geração distinto, cuja a traseira era ligeiramente mais baixa do que a altura do para-lama dianteiro, dando ao Z sua postura única.

A transição característica do quarto de vidro traseiro para a posição rebaixada da traseira adiciona mais efeito. As luzes traseiras combinadas incorporam tecnologia moderna ao estilo que lembra o Z32 300ZX, incluindo novas lanternas traseiras LED 3-D que são distintamente Z.

A versão Performance tem espóiler traseiro que cria pressão positiva onde a tampa e o acessório se encontram, atenuando a elevação traseira. O espóiler dianteiro aproveita o conhecimento adquirido com o desenvolvimento do Nissan GT-R para utilizar zonas de pressão negativa.

O novo Z está disponível em três cores exteriores de um tom e em seis combinações de dois tons, incluindo duas cores novas: Seiran Blue e Ikazuchi Yellow - ambas com o teto em Super Black.


Tecnologia moderna com um toque vintage no interior

Projetada para se ajustar ao motorista e ao passageiro como uma luva, a cabine combina perfeitamente a tecnologia moderna com toques vintage. O console central é inspirado nas gerações anteriores, com três medidores analógicos no painel de instrumentos, tela de áudio sensível ao toque de 8 polegadas no centro e botões de controle de temperatura perto das aletas de troca de marcha.

A equipe de design de interiores também buscou conselhos de lendas do automobilismo, como o piloto de Nissan Super GT500 Tsugio Matsuda, para dar ao Z uma cabine de carro esportivo ideal para várias situações de direção. Isso pode ser visto na instrumentação, com todas as informações vitais encontradas no visor do medidor digital personalizável de 12,3 polegadas e dispostas para ajudar o motorista a visualizá-las rapidamente, como o ponto de mudança da linha vermelha na posição 12 horas. O display do medidor TFT de 12,3 polegadas é totalmente novo, com três modos de exibição para atender às preferências do motorista.

O console central é dividido em três zonas, colocando três medidores analógicos agrupados no painel de instrumentos (impulso, velocidade do turbo, volt) dentro da visão do motorista. Ambas as alavancas manuais e automáticas são novas, cada uma projetada de forma personalizada para otimizar a aderência e o conforto.

O novo volante de raios profundos oferece ao motorista controles de acesso rápido sem perder a estética vintage.

O design dos assentos utiliza o conhecimento adquirido com o desenvolvimento do GT-R para aprimorar o controle e o ajuste. O uso expandido de camurça no encosto do banco suprime a oscilação lateral inicial da carroceria, criando assentos mais confortáveis, além de reduzir o movimento quando o veículo faz curvas agressivas.

Três ambientes de cores interiores estão disponíveis - grafite, vermelho e azul. A edição limitada Proto Spec apresenta detalhes em amarelo em toda a cabine, incluindo costuras no painel de instrumentos. Os assentos apresentam material em camadas para criar profundidade e um efeito de gradação.

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