Campanha AACD Teleton 2021

Cursos Mecânica Online

terça-feira, 24 de agosto de 2021

Alpha Notícias: Sistema simplificado garante mais controle aos postos industriais




CFN Light SaaS proporciona uma gestão automatizada de combustível e frotas

A Gilbarco Veeder-Root lançou o CFN Light SaaS, destinado ao controle total de bombas eletrônicas e mecânicas e dos abastecimentos dos veículos da frota em postos industriais.


Descomplicado e econômico, é ideal para empresas que querem dar seu primeiro passo rumo à automação da gestão dos combustíveis. Ao evitar perdas e desvios, permitindo que somente veículos autorizados sejam abastecidos, garante maior eficiência no processo de abastecimento.

O novo sistema é autossuficiente o que significa que não necessita de softwares adicionais para funcionar. Sua infraestrutura é enxuta e o equipamento é de simples instalação e manutenção. O CFN Light SaaS é instalado diretamente na sala de controle do posto de abastecimento, restringindo apenas a pessoas autorizadas, o acesso à programação. Essa configuração traz como vantagem uma ilha de abastecimento mais “limpa”, desimpedida, com menor número de equipamentos.

Sua tecnologia de última geração é de fácil operação, demandando reduzida intervenção do operador. Projetado com estrutura modular permite que novas funcionalidades sejam integradas ao sistema, sem a necessidade de substituição do equipamento. O CFN Light tem capacidade para controlar até duas bombas mecânicas ou bombas eletrônicas. Permite, também, diversas formas de identificação da frota, entre as quais, o reconhecimento automático de veículos por RFID. Este recurso reduz o risco de fraude e perdas no processo de abastecimento, garantindo que somente veículos cadastrados sejam abastecidos: diante de qualquer padrão anormal de operação, como abastecimento irregular, o sistema trava e emite alarmes automaticamente.

A plataforma de gestão de dados de abastecimento FuelOnet Pro, que integra o sistema, está hospedada em nuvem. Ela registra informações completas sobre o fluxo de abastecimento de combustível, possibilitando detectar facilmente eventuais perdas nesta operação, bem como tendências operacionais.

O controle das despesas com combustível é essencial para a saúde financeira de empresas que possuem frotas próprias, já que esse insumo pode corresponder a mais de 39% de seu custo operacional, percentual que pode ser ainda maior se for levado em conta em conta o aumento do preço do diesel já acumulado em 2021, de quase 40%. E, segundo especialistas, as perdas de combustível em postos industriais podem superar a marca de 10% do total adquirido, somando-se todas as etapas do processo.

O controle do abastecimento, portanto, impacta diretamente o resultado do negócio. Bomba descalibrada ou fraudada, transbordo de produto na operação e abastecimento irregular de veículos, que não fazem parte da frota, podem ser considerados como principais pontos de perdas. Porém, esses escapes de combustível - e de capital -, raramente, são percebidos e contabilizados quando a gestão é falha no controle das informações sobre essa atividade.

O mesmo pode ocorrer quando, por distração ou má-fé, uma planilha é preenchida – manualmente ou por digitação – com dados incorretos, gerando relatórios equivocados. Isso também vale para omissão de uma operação, regular ou não, por esquecimento ou fraude.

Falhas como essas que impedem, às empresas, tirar o máximo proveito dos dados para maior eficiência na gestão do combustível, e, em consequência, para obter maior economia e produtividade, podem, agora, podem ser evitadas com a adoção do sistema CFN Light SaaS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana