Doe Teleton

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Alpha Notícias: Toyota comemora cinco anos da planta em Porto Feliz




Unidade é a única instalada na região da América Latina e Caribe para produção de propulsores dentre as 18 plantas de motores Toyota no mundo

A Toyota do Brasil celebra o quinto aniversário de sua planta em Porto Feliz (SP), única fábrica da marca na América Latina e Caribe a produzir motores. Vital no plano de crescimento sustentável na região, atualmente supre as linhas de montagem em Sorocaba (SP), onde são fabricados os modelos Etios (somente exportação), Yaris e Corolla Cross, e em Indaiatuba (SP), linha do Corolla sedã.


“Porto Feliz é um exemplo de como estamos comprometidos com o processo de neutralidade de carbono, mesmo expandindo nossas atividades produtivas”, diz o gerente-geral da planta, Gilberto Paulino.

Nesta meia década de operações, a unidade foi responsável por desenvolver 20 atividades ambientais, as quais incluíram a redução de 56% de resíduos, 32% na emissão de CO2 e 42% na utilização de água no processo de produção. Essas iniciativas renderam reconhecimento internacional da Toyota Motor Corporation, que apontou Porto Feliz como a planta mais limpa do Grupo, contribuindo com a estratégia global de neutralizar o carbono até 2035.

Com capacidade produtiva de cerca de 170 mil motores por ano, a unidade segue o mesmo conceito de ecofactory utilizado na fábrica de Sorocaba (SP). O princípio consiste em reduzir anualmente a emissão de resíduos gerados, compostos orgânicos voláteis (VOCs) e emissões de CO2, além de maximizar a reutilização das águas pluviais e a preservação da área de mata nativa.

Fruto de um investimento inicial de R$ 580 milhões, a unidade produtiva já passou por expansão e modernização, com aporte de R$ 600 milhões, para a produção do mais recente lançamento da Toyota, o motor 2.0L Dynamic Force, montado sobre a plataforma TNGA, que equipam o novo Corolla Cross e o Corolla. Em sua curta história, a unidade se torna um marco na operação latino-americana da Toyota, reunindo atributos das plantas mais modernas, produtivas e sustentáveis da companhia em todo o mundo.

A habilidade dos mais de 400 colaboradores da unidade permitiu à Toyota superar várias etapas no desafio de sustentar o crescimento do portfólio em um período tão desafiador. A unidade inaugurou a produção com motores Dual VVTi, de 1.3L e 1.5L para o compacto Etios, à época ainda comercializado no Brasil, além de Argentina, Paraguai, Peru e Uruguai.

Com a introdução do Yaris, em meados de 2018, que utiliza a mesma tecnologia empregada no Etios, era natural o aumento de produção na linha para abranger a oferta. Com a chegada do Novo Corolla, em 2019, que adicionou uma nova plataforma ao line-up, a TNGA, Porto Feliz quase dobrou a capacidade produtiva e diversificou sua linha de produtos.

“De 2016 até hoje, superamos os obstáculos de um período bem desafiador para a indústria e todo o Brasil. Com nosso plano de longo prazo, adicionamos novos projetos em nossa linha, mesmo com as crises consecutivas nos últimos quatro anos, por estarmos armados com alta tecnologia em produção e uma equipe habilidosa para fazer frente ao crescimento do portfólio da Toyota no Brasil”, aponta Paulino.

Paulino descreve que, em Porto Feliz, a Toyota possui a mais avançada e inovadora tecnologia de processos de produção, além de deter elevado grau de automação industrial, congregando máquinas de altíssima precisão dentro de cada estágio da linha de montagem, com a utilização da inédita tecnologia à laser de eletrodeposição de material de alta resistência no assentamento das válvulas do motor Dynamic Force.

Para garantir a qualidade no fim do processo, ela conta com dispositivos para realização de testes com simulações em 100% dos motores e laboratório avançado para análise de performance e durabilidade. Todos estes elementos garantem qualidade superior aos motores produzidos. Além disso, ela é uma das primeiras unidades fabris da Toyota a incluir todos os três processos industriais dentro de um único local (fundição, usinagem e montagem).

Produção e exportação

Porto Feliz passou a ser a primeira operação fora da Ásia a produzir motores da plataforma TNGA, que equipam o Corolla sedã e o SUV Corolla Cross. Além da nova plataforma, também são produzidos propulsores flex fuel e a gasolina, Dual VVTi, de 1.3L e 1.5L, para os modelos Yaris e Etios, tanto hatch quanto sedã. No total, já foram produzidos mais de 630 mil propulsores desde a inauguração da planta.

Com a possibilidade de entregar ao mercado veículos 100% fabricados no Brasil, a Toyota foi capaz de desenvolver seu crescimento e expandir sua presença na Argentina, Chile, Peru, Paraguai, Uruguai, Equador, entre outros países da América Latina e Caribe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana