Campanha AACD Teleton 2021

Cursos Mecânica Online

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Alpha Notícias: ZF e Projeto Pescar comemoram 25 anos de parceria




Jovens entre 16 e 18 anos e em situação de vulnerabilidade social são iniciados na vida profissional por meio do projeto

A ZF comemora este ano 25 anos de parceria com o Projeto Pescar, voltado à capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social e ampliação de suas oportunidades de inserção no mercado de trabalho. A empresa investe continuamente em seus programas sociais de qualificação profissional para jovens e, em todos esses anos com o Projeto Pescar, mais de 351 jovens puderam ter acesso à iniciativa.

“A cada ano mantemos e estimulamos a formação de novas turmas. Nosso objetivo é conectar conhecimentos e atitudes que podem, de fato, transformar vidas. Promovemos oportunidades de desenvolvimento pessoal, cidadania e iniciação profissional colaborando com a com a transformação da sociedade e da economia local”, explica Ana Carolina Gonçalves, Vice-Presidente de Recursos Humanos da ZF América do Sul.

Em 2020 e 2021, mesmo com a pandemia, os cursos continuaram no formato digital, com a adaptação dos cursos e atividades para plataformas online. Houve um esforço concentrado da ZF e de seus educadores no sentido de adequar o conteúdo dos cursos à nova dinâmica e garantir o entendimento dos jovens sobre todas as matérias.

Recentemente, Carlos Delich, Presidente da ZF América do Sul prestigiou os jovens da XXIV turma com uma conversa virtual sobre sua carreira. Foi mais uma importante iniciativa realizada com os jovens organizada pela responsável pelo projeto na empresa, Valdirene Paz. “Conseguimos demonstrar valiosas perspectivas por meio da percepção de um executivo que construiu sua carreira profissional em diferentes países e culturas, sob cenários diversos”, relata.

Para o jovem Leonardo Santos de Souza Soares de 19 anos, da turma de XVIV, participar do Projeto Pescar foi uma experiência de grande valor que ele vai carregar por toda sua vida profissional. “Com certeza, vou tirar todo proveito dos aprendizados que tive oportunidade de ter nesse período”, disse Leonardo. Já para o jovem Fábio Vieira Neri, ter participado do Projeto Pescar há 13 anos trouxe para ele a garantia do seu emprego atual na própria ZF, onde desempenha a função de Analista de Ferramentas.

A ZF é parceira do Projeto Pescar desde 1996, praticamente desde o início da criação da Fundação Projeto Pescar, ocorrida em 1995. “É um motivo de orgulho ter transformado a vida de centenas de jovens. Isso é resultado de uma grande parceria e do excelente trabalho desenvolvido pelos nossos educadores, também colaboradores da ZF. Os 25 anos de são apenas o começo. Levamos a sério nossas responsabilidades e seguiremos firme aos nossos propósitos junto à comunidade”, afirma Carlos Delich, Presidente da ZF América do Sul.

Projeto Pescar

Na ZF, o Projeto Pescar contempla jovens entre 16 e 18 anos com o curso de “Iniciação à Mecânica Industrial Básica Industrial”, o qual tem 10 meses de duração. Após o término do curso, os jovens continuam sob o acompanhamento da ZF, com o objetivo de inseri-los no mercado de trabalho e muitos são indicados internamente para o Programa de Aprendizagem da ZF, como primeiro emprego.

Além da grade técnica, o curso fornece aos jovens noções de comportamento em ambientes de trabalho, melhor forma de reação em atritos familiares, trabalho em equipe, funcionamento de uma empresa multinacional por meio de vivências na fábrica e até o melhor comportamento em uma entrevista de emprego. A busca por conhecimento é constantemente estimulada, incentivando uma formação contínua mesmo após o término do projeto.

O Projeto Pescar é mantido pela Fundação Projeto Pescar, criada em 1976 para expandir e consolidar o programa pioneiro de formação sócio- profissionalizante voltado para o desenvolvimento de jovens. Mais 33 mil jovens já se beneficiaram do programa desenvolvido em parceria com empresas e organizações e norteado por princípios comunitários. Os resultados do Projeto Pescar são tão exitosos no Brasil que hoje o programa é replicado na Argentina, Paraguai e Angola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana