Campanha AACD Teleton 2021

Cursos Mecânica Online

sábado, 28 de agosto de 2021

Alpha Pesados: Paraná inicia operação com ônibus rodoviário intermunicipal 100% elétrico




Empresas Embarca, Princesa dos Campos, BYD e Marcopolo participam da inédita iniciativa

Em parceria inédita, as empresas BYD, Marcopolo e Expresso Princesa dos Campos, a Embarca adotaram o uso de ônibus rodoviário intermunicipal 100% elétrico no estado do Paraná.

Os testes que terão duração de 90 dias e os ônibus têm autonomia de 250 quilômetros e capacidade para 44 passageiros sentados e fará o trecho entre Curitiba e Ponta Grossa.

Os ônibus já são um agente benéfico ao meio ambiente, em média 27 automóveis de circulação, com os ônibus elétricos representam mais um grande aliado para a redução de poluentes locais e de gases causadores do efeito estufa. Atualmente, o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking de países da América Latina com mais ônibus elétricos, segundo o monitor E-bus Radar, elaborado pelo Labmob e da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A tendência é que o número de ônibus elétricos cresça ainda mais até 2030, aponta o relatório da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica.

Neste projeto, a estrutura é constituída por materiais de alta resistência a torção e a flexão. Os freios a disco regenerativos com sistema ABS proporcionam maior segurança e autonomia ao veículo. A energia cinética dá ao veículo a capacidade de reverter a energia nos momentos de frenagem, permitindo a realimentação dos sistemas de baterias. A suspensão pneumática integral proporciona conforto aos passageiros e ao motorista. O modelo BYD D9F possui até 300 quilômetros de autonomia e a recarga total (0% a 100%) se dá num período de até quatro horas.

O modelo BYD D9F, com carroceria Viaggio 1050, possui até 300 quilômetros de autonomia e a recarga total (0% a 100%) se dá num período de até quatro horas. Esse é o primeiro veículo desta categoria no Brasil destinado às operações de fretamento de curtas e médias distâncias. O Chassis BYD D9F é utilizado para aplicação em carrocerias com até 13,2 metros de comprimento. O motor BYD-2912TZ-XY-A, de 250 KW está integrado às rodas do eixo traseiro, contando com um módulo de controle eletrônico de tração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana