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sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Alpha Serviços: Saiba o que fazer para ter seu carro livre de problemas no inverno




Confira cinco dicas de como cuidar do veículo na estação mais fria do ano

As baixas temperaturas estão atingindo muitas cidades e até o final do inverno novas ondas de frio estão previstas. Portanto, é preciso se preparar.

E você sabia que, assim como você, seu carro também pode sofrer com o frio? É isso mesmo. A estação mais fria do ano costuma exigir mais atenção dos donos veículos com a manutenção em alguns itens, como o sistema de carga e partida, de lubrificação e é preciso ficar de olho no combustível, principalmente se abastecer com etanol.

Possíveis problemas

No caso do sistema de carga e partida (bateria, alternador e motor de partida), se o tempo de uso da bateria se encontra próximo ao final da sua vida útil, é possível que apresente problemas, pois as baixas temperaturas aceleram o processo de degradação. Por consequência, a bateria danificada pode causar danos ao alternador e motor de partida.

Veículos com motores "flex", quando abastecidos com etanol, podem apresentar dificuldade de partida se o sistema não conseguir identificar que tipo de combustível foi abastecido. O motor pode não funcionar ou funcionar com dificuldades até atingir a temperatura normal de trabalho.

O sistema de arrefecimento - responsável por manter a temperatura ideal do veículo - deve conter o tipo e quantidade correta de aditivo, pois além de inibidor de corrosão, o aditivo tem a função anticongelante para condições de temperaturas mais extremas.

Já para o sistema de lubrificação do motor, é importante a utilização do tipo e da quantidade adequada do lubrificante. Um lubrificante com índice de viscosidade incorreta pode contribuir para os problemas de partida e desempenho do motor em temperaturas mais baixas também.

Cinco dicas para manutenção

Agora, que já sabe o que precisa ficar atento, confira cinco dicas para manter seu veículo em dia durante o inverno:

• No caso do sistema de carga e partida, boas práticas podem garantir a extensão da vida útil da bateria, como: não usar acessórios como rádio e faróis com o motor desligado e desligar todos os acessórios no momento da partida. Ambos os casos ajudam a preservar a vida útil da bateria.

• A vida útil de uma bateria convencional é, em média, de dois anos. Portanto, a partir desse período, é recomendado fazer a verificação da bateria com equipamentos específicos e profissional qualificado, para determinar seu estado e eventual necessidade de substituição.

• Para veículos "flex", algumas montadoras recomendam rodar com o veículo por pelo menos 5Km quando houver mudança do tipo de combustível no abastecimento. Isso é necessário para que o sistema de gerenciamento eletrônico faça o reconhecimento do tipo de combustível utilizado e ajuste os parâmetros de funcionamento.

• Sobre as partidas a frio: alguns veículos "flex" são equipados com reservatório de gasolina para auxiliá-las. Recomenda-se o uso de gasolina aditivada nesse reservatório. Essa gasolina deve ser substituída a cada 90 dias.

• As névoas e umidades típicas do inverno contribuem também para acúmulo de resíduos na carroceria - parte externa do carro -, que podem danificar a pintura. Portanto, além de manter a carroceria limpa, é recomendável a aplicação de algum tipo de proteção para pintura, sempre por um profissional qualificado.

Em geral, se você costuma realizar a manutenção preventiva, recomendada pelos fabricantes, já está atuando na prevenção dos inconvenientes causados pelas baixas temperaturas. Portanto, além dos itens já citados, toda atenção ao estado dos pneus, calibragem com a pressão correta - pelo menos uma vez por semana -, e inspeção das palhetas do limpador de para-brisas, que costumam ressecar mais no inverno, são dicas valiosas para esse período.

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