Campanha AACD Teleton 2021

Cursos Mecânica Online

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Alpha Notícias: Instituto Artium apresenta a exposição "Semana de 21"




Equipamento cultural recebe obras de 17 artistas contemporâneos nacionais

Construído para ser a residência do primeiro cônsul da Suécia, em 1921, o palacete histórico localizado na Rua Piauí, 874, em Higienópolis, abriga agora o Instituto Artium, importante espaço cultural que contempla exibição de exposições de artes plásticas e cursos gratuitos voltados à formação de público de baixa renda.

A mostra que inaugurou o local é Semana de 21, cujo nome remete a uma comparação estética da arquitetura do edifício que abriga o Instituo, construído há 100 anos, e a atual produção de artistas contemporâneos que participam da mostra. A entrada é gratuita e o espaço expositivo se organiza em duas salas internas e jardim externo.

A exposição é guiada por uma produção atual de artistas de diversas gerações que fazem uso de diferentes suportes e promovem uma reflexão do momento atual e do retorno à normalidade em um mundo pós-pandêmico. "A Semana de 21 é uma exposição que celebra a diversidade de linguagens e mídias, sem uma proposta de coesão visual ou de conteúdo, que representa a enorme complexidade do mundo atual por meio de obras de 18 artistas", afirma Alberto Simon, curador da exposição.

Semana de 21 tem obras dos artistas Adriano Costa, Alexandre Canonico, Bruno Baptistelli, Cleo Dobberthin, Daniel Albuquerque, Dudi Maia Rosa, Erika Verzutti, Fabio Miguez, Leda Catunda, Marcelo Cipis, Marcius Galan, Maria Noujaim, Paula Scavazini, Pedro Caetano, Renata De Bonis, Renata Lucas e Thomaz Rosa.

Mariana Abuzaid, gerente de Comunicação Institucional e Sustentabilidade da Comgás, comenta a relação da empresa com a mostra: "A Comgás, nos últimos anos, vem atuando no fomento à cultura, esporte e inclusão. Apoiar a exposição Semana de 21 representa o nosso compromisso de transformar a vida das pessoas por meio do acesso à cultura e à história".

Sobre o Instituto Artium

Um palacete centenário na Rua Piauí, no bairro Higienópolis, tombado pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) e reconhecido como patrimônio histórico; 1700m² de arquitetura eclética, construída no estilo Luís XVI modernizado: esse é o Instituto Artium, espaço cultural da cidade de São Paulo aberto para visitação desde agosto de 2021.

O imóvel foi construído para ser a residência do primeiro cônsul da Suécia em São Paulo, em 1921, passou por duas das grandes famílias paulistas de barões do café e foi propriedade do Império do Japão por 67 anos (de 1940 a 2007). A residência foi fechada durante a Segunda Guerra Mundial e, em 1970, como testemunho da história do Brasil de então, o cônsul-geral do Japão foi sequestrado quando chegava ao local.

Degradado desde 1980, o espaço foi assumido pelo Instituto Artium em 2019. Seu presidente, o empresário Carlos Cavalcanti, conta que uma das missões foi executar um minucioso trabalho de restauro visando a manutenção e recuperação do patrimônio histórico do Palacete Stahl, revitalizando jardins, fortemente marcados pela cultura japonesa, sua fachada, em estilo francês, e recuperando elementos ornamentais e decorativos da arquitetura da época de sua construção. A entidade cultural sem fins lucrativos cumpre ainda um plano de atividades que reúne projetos nas áreas da preservação de patrimônio imaterial, preservação de patrimônio material, artes visuais e artes cênicas.

Serviço

Semana de 21

Instituto Artium

Endereço: Rua Piauí, 874 - Higienópolis, São Paulo - SP - Brasil - 01241-000

Período expositivo: até 24 de outubro

Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 18h.

Entrada gratuita

Agendamento online pelo site https://www.eventim.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana