Campanha AACD Teleton 2021

Cursos Mecânica Online

domingo, 31 de outubro de 2021

Alpha Notícias: Toyota confirma o veículo elétrico bZ4X para 2022




Modelo reforça a abordagem da marca rumo a neutralidade de carbono

A Toyota anunciou detalhes do bZ4X, protótipo de seu novo modelo eletrificado com a tecnologia BEV (Battery Electric Vehicle) e confirmou seu lançamento para 2022. A nova série de veículos 100% elétricos Toyota bZ terá sete novos modelos até 2025.


O Toyota bZ4X adota uma plataforma BEV dedicada, inédita para a Toyota, baseada na filosofia e-TNGA, para alcançar melhor desempenho de direção por meio de um centro de gravidade baixo e maior rigidez.

Desenvolvida em conjunto com a Subaru Corporation, essa plataforma incorpora os requisitos exclusivos de BEVs com baixo centro de gravidade e maior rigidez, desempenho off-road exigido de SUVs, além de direção atrativa, suave e intuitiva, não apenas para um BEV, mas para qualquer carro.


A Toyota está determinada a oferecer desempenho com foco na proteção e confiabilidade para os novos proprietários, como acontece com todos os veículos da marca. Desta forma, buscou um BEV que possa ser dirigido com segurança e conveniência por muitos anos, considerando a vida útil da bateria.

Em termos de segurança, além de considerar um elevado grau de segurança da célula da bateria, foi adotado o mais recente pacote Toyota Safety Sense, estrutura de carroceria adaptada para colisões de qualquer direção e um conjunto de baterias que contribui para garantir o desempenho de proteção em uma colisão.

Experiência única de conforto

Além de cabines confortáveis, o Toyota bZ4X oferece um novo estilo de vida e a oportunidade de passar tempo precioso com a família e amigos. O modelo conta com interior espaçoso, silencioso e relaxante em qualquer assento.


Espaço de cabine extra-largo, graças à plataforma BEV dedicada
* Garantindo um espaço interno equivalente a um sedã de grande porte
* Um SUV de segmento médio, com o maior espaço para as pernas da categoria para assentos dianteiros e traseiros
* Conforto caseiro, com uma sensação libertadora devido ao painel de instrumentos baixo e grande teto panorâmico (veículos especialmente equipados)
* Painel de instrumentos estofado para criar um interior calmo e sofisticado
* Espaço tranquilo que estimula a conversa, pois o vidro com alto isolamento sonoro e a redução do ruído do vento proporcionam extremo silencio

Desempenho e condução

O desempenho de BEV está focado na direção segura e conveniente. Mesmo sendo um carro completamente novo, o modelo garante o melhor desempenho de economia de energia e alcance de cruzeiro durante a condução para uso prático (particularmente em condições de inverno).

Na busca por performance aerodinâmica, além de iluminar a unidade corporal, os seguintes sistemas e equipamentos foram adotados para reduzir o consumo de energia, exceto ao dirigir, especialmente em relação a energia usada para aquecimento em condições de inverno:

* Ar-condicionado por bomba de calor
* Aquecedores de assento e volante, e aquecimento irradiado dos pés do assento dianteiro (novidade para a Toyota)
* Tempo de carregamento curto
* Compatibilidade com carregadores de alta potência do mundo inteiro


O Toyota bZ4X oferece o prazer único de condução de um veículo eletrificado da marca, com uma direção atrativa e competente aperfeiçoada pelo desenvolvimento conjunto com a Subaru. O projeto derruba a ideia comum de que veículos elétricos são entediantes, alcançando um desempenho de direção suave e intuitivo e um desempenho off-road de SUVs genuínos. Para isso, foi adotada uma plataforma BEV personalizada, com base na filosofia e-TNGA.

Dessa forma, o modelo apresenta um centro de gravidade baixo e maior rigidez, uma bateria fina de alta capacidade colocada sob o piso, eixo elétrico, integrando motor, eixo de transmissão e inversor, além de uma unidade de fornecimento de eletricidade (ESU), consolidando funções de carregamento e distribuição de energia.

Para garantir maior rigidez ao modelo, materiais de estampagem a quente foram usados nas principais peças da estrutura, além da adoção de uma estrutura de corpo leve e de alta rigidez, feita parcialmente de aço de alta resistência. Houve também um aprimoramento da rigidez de várias peças, incluindo ao redor do conjunto de baterias, áreas onde a unidade BEV e o radiador estão instalados, e ao redor das suspensões dianteira e traseira.

Já a condução do bZ4X aproveita as características de transmissão do motor para gerar respostas ágeis, sensação de aceleração linear, controle de saída de alta precisão, controle de aceleração/desaceleração, além de contar com a operação do pedal do motorista mais leves, controle de supressão de deslizamento em estradas escorregadias, etc.

Também foram aplicadas melhorias de estabilidade nas curvas graças ao controle independente dos motores dianteiro e traseiro (AWD), assim como a adoção da tecnologia AWD da Subaru e X-MODE (veículo AWD, novidade na Toyota). Além disso, o controle de aderência foi recentemente desenvolvido e instalado como um novo recurso para o X-MODE. Ao aproveitar as características de transmissão do motor, ele serve para tudo, desde a condução diária até a condução off-road leve e muito mais, alcançando desempenho off-road que ultrapassa as expectativas para BEVs.


Design inovador e chamativo

O bZ4X conta com um estilo que expressa a inovação do BEV e o impacto do SUV. Com base no tema de “Alta Tecnologia e Emoção”, a Toyota se esforçou para criar uma forma que combina uma sensação BEV avançada com a beleza inerente dos carros, visando criar um design moderno, elegante e poderoso exclusivo para SUVs:

* Visão lateral - Visando proporções elegantes e expressando uma silhueta livre, que aproveita a longa distância entre eixos com os pneus colocados nos quatro cantos
* Visão frontal - Os cantos com itens aerodinâmicos e o formato fino do para-choque expressam a singularidade do BEV. Além disso, a forma grande, semelhante a um tubarão-martelo, que vai do capô até o topo dos faróis, é exclusivamente icônica
* Visão traseira - A combinação de luzes traseiras, porta traseira e para-choque, com tema trapezoidal direcionado aos pneus, cria uma postura poderosa

Sistema de infoentretenimento de última geração

O novo SUV da Toyota adota mapas na nuvem para obter informações de tráfego e sobre a disponibilidade de vagas em tempo hábil. Além disso, estão disponíveis serviços BEV especializados, como apoio à condução, exibição de estação de carga, exibição de apoio à condução e exibição de intervalo de condução.

* Função aprimorada de reconhecimento de voz com possibilidade de operar limpadores e ar-condicionado
* Atualizações de software over-the-air (OTA = sem fio)
* Atualizações de software para melhorar o desempenho são possíveis para o pacote de segurança preventiva mais recente, o Toyota Safety Sense, e o sistema multimídia sem a necessidade de visitar uma concessionária
* Chave digital (veículos especialmente equipados)
* Com um smartphone, os usuários podem bloquear, desbloquear e iniciar o sistema sem operação na tela. As chaves digitais podem ser distribuídas para os aparelhos, tornando mais fácil para a família e os amigos emprestarem veículos remotamente

Recarga eficiente e em qualquer lugar

O Toyota bZ não só reduzirá o CO2 e outras emissões, como também contribuirá positivamente para o meio ambiente. Equipado com painel solar de teto (veículos especialmente equipados), o modelo gera eletricidade equivalente a cerca de 1.800 km de distância de condução por ano, contribuindo para um alcance de cruzeiro excelente. O SUV ainda pode ser carregado em estacionamentos onde não há estações de carregamento, e a energia solar pode ser usada para carregar em desastres ou outras emergências.

A Toyota Motor Company ainda garante uma taxa de retenção de capacidade de bateria de primeira classe, bem como realiza proativamente a reconstrução, inspeção, remontagem e reutilização da bateria. A fabricante também promove iniciativas de reciclagem das mesmas.


Segurança

Para atingir o objetivo final da sociedade da mobilidade de zerar as fatalidades e lesões em acidentes de trânsito - o bZ4X adota a evolução do Toyota Safety Sense. Com a expansão do alcance de detecção do radar de ondas milimétricas e da câmera monocular, a Toyota aprimorou o desempenho de cada função e adicionou novas funções para auxiliar em estradas comuns. O objetivo é prevenir acidentes, reduzir ainda mais as fatalidades e lesões no trânsito e aliviar o esforço dos motoristas. O veículo ainda conta com a tecnologia de assistência avançada ao condutor do Toyota Advanced Park.

O utilitário esportivo também apresenta uma estrutura de resposta a colisões omnidirecional para proteger passageiros, baterias e o outro veículo. O compartimento da unidade BEV é equipado com uma estrutura cruzada que conecta firmemente os elementos frontais esquerdo e direito para aumentar a absorção de energia de colisão. Também há dois elementos transversais que estão localizados na parte frontal para reduzir danos a outros veículos.

O bZ4X também tem uma estrutura robusta criada na frente da cabine para garantir proteção completa sob o piso da bateria. Foi adotada ainda uma estrutura que distribui a carga de entrada por várias rotas em uma colisão para estabilizar e proteger a cabine e a bateria em colisões frontais ou laterais.

Compartilhamento de energia

Outra grande novidade é a função de fonte de alimentação externa. O Toyota bZ4X pode se conectar a um alimentador de energia para fornecer eletricidade de alta produção para casas e eletrodomésticos para atividades ao ar livre e até em casos de desastres e outras emergências.

Quando usada com geração de energia solar doméstica, a carga pode alimentar a casa durante o dia, enquanto a eletricidade excedente pode ser usada para recarregar o veículo por meio de cabos. Posteriormente, a eletricidade armazenada no veículo pode ser usada para alimentar a casa à noite.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana