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Alpha Notícias: Toyota confirma o veículo elétrico bZ4X para 2022

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Modelo reforça a abordagem da marca rumo a neutralidade de carbono


A Toyota anunciou detalhes do bZ4X, protótipo de seu novo modelo eletrificado com a tecnologia BEV (Battery Electric Vehicle) e confirmou seu lançamento para 2022. A nova série de veículos 100% elétricos Toyota bZ terá sete novos modelos até 2025.

O Toyota bZ4X adota uma plataforma BEV dedicada, inédita para a Toyota, baseada na filosofia e-TNGA, para alcançar melhor desempenho de direção por meio de um centro de gravidade baixo e maior rigidez.


Desenvolvida em conjunto com a Subaru Corporation, essa plataforma incorpora os requisitos exclusivos de BEVs com baixo centro de gravidade e maior rigidez, desempenho off-road exigido de SUVs, além de direção atrativa, suave e intuitiva, não apenas para um BEV, mas para qualquer carro.

A Toyota está determinada a oferecer desempenho com foco na proteção e confiabilidade para os novos proprietários, como acontece com todos os veículos da marca. Desta forma, buscou um BEV que possa ser dirigido com segurança e conveniência por muitos anos, considerando a vida útil da bateria.


Em termos de segurança, além de considerar um elevado grau de segurança da célula da bateria, foi adotado o mais recente pacote Toyota Safety Sense, estrutura de carroceria adaptada para colisões de qualquer direção e um conjunto de baterias que contribui para garantir o desempenho de proteção em uma colisão.

Experiência única de conforto

Além de cabines confortáveis, o Toyota bZ4X oferece um novo estilo de vida e a oportunidade de passar tempo precioso com a família e amigos. O modelo conta com interior espaçoso, silencioso e relaxante em qualquer assento.

Espaço de cabine extra-largo, graças à plataforma BEV dedicada

* Garantindo um espaço interno equivalente a um sedã de grande porte
* Um SUV de segmento médio, com o maior espaço para as pernas da categoria para assentos dianteiros e traseiros
* Conforto caseiro, com uma sensação libertadora devido ao painel de instrumentos baixo e grande teto panorâmico (veículos especialmente equipados)
* Painel de instrumentos estofado para criar um interior calmo e sofisticado
* Espaço tranquilo que estimula a conversa, pois o vidro com alto isolamento sonoro e a redução do ruído do vento proporcionam extremo silencio

Desempenho e condução

O desempenho de BEV está focado na direção segura e conveniente. Mesmo sendo um carro completamente novo, o modelo garante o melhor desempenho de economia de energia e alcance de cruzeiro durante a condução para uso prático (particularmente em condições de inverno).

Na busca por performance aerodinâmica, além de iluminar a unidade corporal, os seguintes sistemas e equipamentos foram adotados para reduzir o consumo de energia, exceto ao dirigir, especialmente em relação a energia usada para aquecimento em condições de inverno:

* Ar-condicionado por bomba de calor
* Aquecedores de assento e volante, e aquecimento irradiado dos pés do assento dianteiro (novidade para a Toyota)
* Tempo de carregamento curto
* Compatibilidade com carregadores de alta potência do mundo inteiro

O Toyota bZ4X oferece o prazer único de condução de um veículo eletrificado da marca, com uma direção atrativa e competente aperfeiçoada pelo desenvolvimento conjunto com a Subaru. O projeto derruba a ideia comum de que veículos elétricos são entediantes, alcançando um desempenho de direção suave e intuitivo e um desempenho off-road de SUVs genuínos. Para isso, foi adotada uma plataforma BEV personalizada, com base na filosofia e-TNGA.


Dessa forma, o modelo apresenta um centro de gravidade baixo e maior rigidez, uma bateria fina de alta capacidade colocada sob o piso, eixo elétrico, integrando motor, eixo de transmissão e inversor, além de uma unidade de fornecimento de eletricidade (ESU), consolidando funções de carregamento e distribuição de energia.

Para garantir maior rigidez ao modelo, materiais de estampagem a quente foram usados nas principais peças da estrutura, além da adoção de uma estrutura de corpo leve e de alta rigidez, feita parcialmente de aço de alta resistência. Houve também um aprimoramento da rigidez de várias peças, incluindo ao redor do conjunto de baterias, áreas onde a unidade BEV e o radiador estão instalados, e ao redor das suspensões dianteira e traseira.

Já a condução do bZ4X aproveita as características de transmissão do motor para gerar respostas ágeis, sensação de aceleração linear, controle de saída de alta precisão, controle de aceleração/desaceleração, além de contar com a operação do pedal do motorista mais leves, controle de supressão de deslizamento em estradas escorregadias, etc.

Também foram aplicadas melhorias de estabilidade nas curvas graças ao controle independente dos motores dianteiro e traseiro (AWD), assim como a adoção da tecnologia AWD da Subaru e X-MODE (veículo AWD, novidade na Toyota). Além disso, o controle de aderência foi recentemente desenvolvido e instalado como um novo recurso para o X-MODE. Ao aproveitar as características de transmissão do motor, ele serve para tudo, desde a condução diária até a condução off-road leve e muito mais, alcançando desempenho off-road que ultrapassa as expectativas para BEVs.

Design inovador e chamativo


O bZ4X conta com um estilo que expressa a inovação do BEV e o impacto do SUV. Com base no tema de “Alta Tecnologia e Emoção”, a Toyota se esforçou para criar uma forma que combina uma sensação BEV avançada com a beleza inerente dos carros, visando criar um design moderno, elegante e poderoso exclusivo para SUVs:

* Visão lateral – Visando proporções elegantes e expressando uma silhueta livre, que aproveita a longa distância entre eixos com os pneus colocados nos quatro cantos
* Visão frontal – Os cantos com itens aerodinâmicos e o formato fino do para-choque expressam a singularidade do BEV. Além disso, a forma grande, semelhante a um tubarão-martelo, que vai do capô até o topo dos faróis, é exclusivamente icônica
* Visão traseira – A combinação de luzes traseiras, porta traseira e para-choque, com tema trapezoidal direcionado aos pneus, cria uma postura poderosa

Sistema de infoentretenimento de última geração

O novo SUV da Toyota adota mapas na nuvem para obter informações de tráfego e sobre a disponibilidade de vagas em tempo hábil. Além disso, estão disponíveis serviços BEV especializados, como apoio à condução, exibição de estação de carga, exibição de apoio à condução e exibição de intervalo de condução.

* Função aprimorada de reconhecimento de voz com possibilidade de operar limpadores e ar-condicionado
* Atualizações de software over-the-air (OTA = sem fio)
* Atualizações de software para melhorar o desempenho são possíveis para o pacote de segurança preventiva mais recente, o Toyota Safety Sense, e o sistema multimídia sem a necessidade de visitar uma concessionária
* Chave digital (veículos especialmente equipados)
* Com um smartphone, os usuários podem bloquear, desbloquear e iniciar o sistema sem operação na tela. As chaves digitais podem ser distribuídas para os aparelhos, tornando mais fácil para a família e os amigos emprestarem veículos remotamente

Recarga eficiente e em qualquer lugar

O Toyota bZ não só reduzirá o CO2 e outras emissões, como também contribuirá positivamente para o meio ambiente. Equipado com painel solar de teto (veículos especialmente equipados), o modelo gera eletricidade equivalente a cerca de 1.800 km de distância de condução por ano, contribuindo para um alcance de cruzeiro excelente. O SUV ainda pode ser carregado em estacionamentos onde não há estações de carregamento, e a energia solar pode ser usada para carregar em desastres ou outras emergências.

A Toyota Motor Company ainda garante uma taxa de retenção de capacidade de bateria de primeira classe, bem como realiza proativamente a reconstrução, inspeção, remontagem e reutilização da bateria. A fabricante também promove iniciativas de reciclagem das mesmas.

Segurança


Para atingir o objetivo final da sociedade da mobilidade de zerar as fatalidades e lesões em acidentes de trânsito – o bZ4X adota a evolução do Toyota Safety Sense. Com a expansão do alcance de detecção do radar de ondas milimétricas e da câmera monocular, a Toyota aprimorou o desempenho de cada função e adicionou novas funções para auxiliar em estradas comuns. O objetivo é prevenir acidentes, reduzir ainda mais as fatalidades e lesões no trânsito e aliviar o esforço dos motoristas. O veículo ainda conta com a tecnologia de assistência avançada ao condutor do Toyota Advanced Park.

O utilitário esportivo também apresenta uma estrutura de resposta a colisões omnidirecional para proteger passageiros, baterias e o outro veículo. O compartimento da unidade BEV é equipado com uma estrutura cruzada que conecta firmemente os elementos frontais esquerdo e direito para aumentar a absorção de energia de colisão. Também há dois elementos transversais que estão localizados na parte frontal para reduzir danos a outros veículos.

O bZ4X também tem uma estrutura robusta criada na frente da cabine para garantir proteção completa sob o piso da bateria. Foi adotada ainda uma estrutura que distribui a carga de entrada por várias rotas em uma colisão para estabilizar e proteger a cabine e a bateria em colisões frontais ou laterais.

Compartilhamento de energia

Outra grande novidade é a função de fonte de alimentação externa. O Toyota bZ4X pode se conectar a um alimentador de energia para fornecer eletricidade de alta produção para casas e eletrodomésticos para atividades ao ar livre e até em casos de desastres e outras emergências.

Quando usada com geração de energia solar doméstica, a carga pode alimentar a casa durante o dia, enquanto a eletricidade excedente pode ser usada para recarregar o veículo por meio de cabos. Posteriormente, a eletricidade armazenada no veículo pode ser usada para alimentar a casa à noite.


Notícias

Nissan comemora dez anos do Complexo Industrial no Brasil

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Nissan comemora dez anos do Complexo Industrial no Brasil

A Nissan comemora a primeira década da sua unidade industrial em Resende/RJ, um exemplo de excelência de produção, práticas sustentáveis e promoção de equidade e inclusão.

Complexo da Nissan se destaca pelas práticas sustentáveis e promoção da equidade, diversidade e inclusão em suas equipes

“O nosso Complexo Industrial de Resende é ainda muito jovem, mas, mesmo assim, nos orgulha porque já é reconhecido globalmente na Nissan pela sua excelência e qualidade de produção, sempre buscando fabricar carros que tornem muito positiva a experiência de nossos clientes “, afirma Gonzalo Ibarzábal, presidente da Nissan do Brasil.

O Complexo Industrial da Nissan é formado por uma fábrica de veículos e uma de motores e conta com um ciclo completo de produção. É uma das poucas unidades industriais inauguradas mais recentemente no Brasil que possui, dentro de suas instalações, da área de estamparia até pistas de testes, incluindo chaparia, pintura, injeção de plásticos, montagem e inspeção de qualidade.

Juntamente com a celebração de sua primeira década de operação, e mesmo ainda sendo muito moderno, o complexo começa a passar pela sua primeira grande transformação, como resultado do investimento de R$ 2,8 bilhões anunciado pela Nissan no fim do ano passado.

O montante, que já faz parte do novo plano estratégico global da Nissan, The Arc, permitirá a instalação de novos equipamentos, ampliações na linha de produção e a evolução de processos para permitir a fabricação de dois novos SUVs e um motor turbo.

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Ao longo desses 10 anos, além de inúmeras conquistas e momentos especiais dentro do universo Nissan, o complexo de Resende fez história, por exemplo, ao ter sido a primeira fábrica do mundo a ter o revezamento da Tocha Olímpica passando em meio as suas linhas de produção, em 2016, como parte dos Jogos do Rio. Também dentro do espaço de manufatura, em 2017, foi realizado um show de um astro da música sertaneja brasileira, reunindo cerca de 1.800 funcionários.

Em 2022, outro momento inédito no país: a produção foi interrompida por dois dias para que todos os funcionários participassem de um letramento racial com objetivo de acelerar a promoção da igualdade racial na empresa. Realizado em conjunto com o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), a ação impactou mais de 2 mil funcionários e foi um dos maiores treinamentos presenciais sobre diversidade racial realizado no Brasil.

Assim, o Complexo Industrial da Nissan em Resende segue construindo a história e impulsionando o futuro da marca e do nosso país com foco na qualidade de produção, honrando o seu DNA japonês, dando prioridade as práticas sustentáveis e valorizando as pessoas, em uma jornada consistente para a promoção da equidade, diversidade e inclusão em suas equipes e na sociedade.

Um caminho positivo reconhecido pelos funcionários que, nos últimos dois anos, levaram a Nissan a ser certificada como Great Place to Work e motivou mais de 500 deles a ajudarem na realização da foto oficial dos 10 Anos do Complexo Industrial de Resende, realizada nas ruas internas da unidade.

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Esportes

GP da China é a próxima etapa da Fórmula 1 2024

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GP da China é a próxima etapa da Fórmula 1 2024

O GP da China está de volta ao calendário após um intervalo de cinco anos. 2019 foi o último ano em que a Fórmula 1 correu em Xangai, realizando nessa ocasião as celebrações para marcar o milésimo evento na história do campeonato mundial de maior prestígio na história do motorsport.

O trio de pneus Pirelli escolhidos para o GP da China são o C2 como Duro, o C3 como Médio e o C4 como Macio

A longa pausa se deveu ao lento retorno à normalidade após os efeitos da pandemia de Covid-19 e a China agora está de volta ao calendário, com sua primeira aparição a poucos meses de completar 20 anos. A primeira edição deste GP foi realizada em setembro de 2004.

Todas as 16 edições foram realizadas no Circuito Internacional de Xangai, projetado por Hermann Tilke, cujo traçado é vagamente baseado no caractere chinês “shang”, que significa “acima”.

O percurso de 5,451 quilômetros traz 16 curvas, várias delas muito lentas, por exemplo a sessão entre as curvas 1 e 3 e 6 a 14, enquanto outras são de alta velocidade, como o ‘S’ entre as curvas 7 e 8. Há duas longas retas, ambas utilizadas como zona de DRS, com uma na reta de largada e chegada e a outra na reta oposta, de mais de um quilômetro, a partir da curva 13, que é ligeiramente inclinada na entrada da curva 14.

Com base em simulações e dados anteriores, os pneus estão sujeitos a forças laterais e longitudinais que se enquadram na categoria média, com a parte externa do pneu, especialmente no lado esquerdo do carro, sofrendo o maior desgaste.

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Abril em Xangai pode registrar uma mudança acentuada nas temperaturas

GP da China é a próxima etapa da Fórmula 1 2024

O trio de pneus escolhidos para Shanghai é o meio da gama, com o C2 como Duro, o C3 como Médio e o C4 como Macio. Nominalmente, é a mesma seleção de 2019, mas o cenário é muito diferente.

Há cinco anos, os pneus de 13 polegadas ainda estavam em uso, instalados na geração anterior do carro, que tinha um assoalho plano e aerodinâmica completamente diferente do carro atual.

Na verdade, para os pilotos, as equipes e também para a Pirelli, é praticamente uma questão de começar do zero, visto que as referências são muito vagas.

Complicando ainda mais a situação está o fato de que o GP da China ser o primeiro de seis eventos desta temporada no formato Sprint, que por sua vez foi levemente modificado para este ano em termos da ordem de execução das sessões.

Os treinos livres e a classificação Sprint são na sexta-feira, a corrida Sprint e a classificação no sábado, com o GP, como sempre, no domingo. O parque fechado também foi alterado, passando a ser dividido em duas partes: uma que cobre a classificação e a corrida Sprint e a outra que começa antes da classificação de sábado à tarde.

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Isso significa que há apenas uma hora de treinos livres na sexta-feira para encontrar a configuração certa para os carros e, acima de tudo, para avaliar os pneus durante uma longa corrida numa pista que inevitavelmente estará longe das condições ideais.

É provável que, em termos de aderência, a evolução da pista, que não mudou desde 2019 e só foi utilizada com pouca frequência desde então, seja muito significativa, à medida que pouco a pouco os carros vão depositando borracha na superfície. Isso significa que o trabalho no simulador tem uma importância ainda maior para pilotos e engenheiros, tanto na preparação para a prova como durante.

O formato Sprint também significa uma alocação diferente para pneus de pista seca, caindo de 13 para 12 conjuntos (dois Duros, quatro Médios e seis Macios), enquanto o número de conjuntos para chuva permanece o mesmo (cinco Intermediários e dois de Chuva Extrema).

Abril em Xangai pode registrar uma mudança acentuada nas temperaturas, com variações em torno de 10ºC, o que acrescenta mais uma variável ao quebra-cabeça que as equipes e pilotos devem montar.

Normalmente, o GP da China é uma corrida de duas paradas, em parte porque há vários locais onde as ultrapassagens são possíveis, como na freada da curva 14 e depois na reta principal e na freada da curva 6. Assim como foi em Suzuka, o undercut geralmente é muito eficaz em Xangai.

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Dos 20 pilotos que compõem o grid este ano, apenas três subiram no degrau mais alto do pódio de Xangai: Lewis Hamilton (seis vezes), Fernando Alonso (duas vezes) e Daniel Ricciardo (uma vez). Hamilton também tem seis poles em Xangai e marcou 204 pontos aqui. Das equipes, a Mercedes lidera o grid com seis vitórias, à frente da Ferrari, com quatro, enquanto a Red Bull venceu duas vezes. Na realidade, foi aqui, em 2009, que Sebastian Vettel deu a primeira vitória à equipe que, assim como agora, era dirigida por Christian Horner.

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Testes

Abarth Fastback e o delicioso ronco esportivo do motor

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Comemoramos os 75 anos da marca avaliando o Abarth Fastback com motorização turbo com 185 cavalos de potência

Comemorando 75 anos esse ano, a marca Abarth fez sua estreia em nossa garagem em novembro de 2023 com o Pulse. Agora foi a vez do segundo modelo passar por aqui: o Abarth Fastback, equipado com escapamento duplo esportivo, que para quem é apaixonado por carros, é um dos seus destaques pelo delicioso barulho que entrega.

Comemoramos os 75 anos da marca avaliando o Abarth Fastback com motorização turbo com 185 cavalos de potência

Comemoramos os 75 anos da marca avaliando o Abarth Fastback com motorização turbo com 185 cavalos de potência

O Abarth Fastback conta com motorização Turbo 270 e transmissão automática de seis velocidades, que juntos entregam até 185 cavalos de potência e 270Nm, acelera o modelo de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos e tem velocidade máxima de até 220km/h – tudo isso quando abastecido com etanol.

Um destaque da transmissão é que ela conta com paddle shifters ou “câmbio borboleta”, localizado logo atrás do volante, que permite a troca de marcha com apenas um toque, conferindo maior agilidade e precisão à condução – e entregando o magnífico ronco do motor, que pode ser conferido nesse vídeo https://youtu.be/uigaVFHYBKQ.

No quesito condução, destaque para os três modos disponíveis: Normal, com foco em esportividade e conforto; Manual, trazendo versatilidade e personalidade, e Poison, exclusivo da marca, com resposta rápida e envenenada e muito mais fun-to-drive.

O modo Poison pode ser acionado por meio de um botão vermelho exclusivo no volante, que permite uma condução mais firme, com progressão mais acentuada em velocidades maiores. Também há uma vetorização dinâmica do sistema que distribui o torque nas rodas durante as curvas, deixando o veículo mais provocante e insinuante nas manobras.

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Neste modo, ainda há uma calibração superesportiva do câmbio, com trocas mais rápidas e redução automática das marchas em frenagem, para auxiliar com freio motor e antecipar o engate da marcha mais apropriada para retomar a aceleração. Os controles de tração e estabilidade se tornam menos intrusivos, oferecendo uma direção ainda mais esportiva.

O modo Poison pode ser acionado por meio de um botão vermelho exclusivo no volante

Comemoramos os 75 anos da marca avaliando o Abarth Fastback com motorização turbo com 185 cavalos de potência

O Abarth Fastback contou com ajustes específicos, como a calibração do motor e do câmbio, levando a trocas mais rápidas e esportivas. Ele traz ainda uma dinâmica mais precisa, contando com uma direção mais direta, além de rodas mais largas e mais leves e pneus mais aderentes.

Também houve alterações no sistema de exaustão, com escape duplo bilateral e ronco muito esportivo e marcante. Já as suspensões passam a garantir mais estabilidade e dirigibilidade, com menor rolagem e menor altura de solo, cerca 5 mm a menos em relação ao Fiat Fastback.

As molas ficaram mais rígidas e os amortecedores até 21% mais estáveis. Já a suspensão dianteira ganhou nova geometria, o que garantiu uma melhor dirigibilidade.

A exclusividade da Abarth também se estende ao visual do modelo, a começar pelos detalhes em vermelho, cor característica da marca, que está presente nas rodas e asa dianteira por fora. Já os retrovisores são em preto independentemente da cor do veículo. Os badges Abarth estão na lateral e na dianteira do carro e o aerofólio traseiro é outro detalhe que contribui para a esportividade do modelo, melhorando a aerodinâmica.

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O teto sempre pintado na cor preta dá um toque de sofisticação que não passa despercebido, assim como as rodas exclusivas de 18 polegadas, que agregam ainda mais personalidade ao modelo. Além disso, o wide blade, friso logo acima dos faróis dianteiros que contorna o final do capô, ganhou revestimento em fibra de carbono.

A exclusividade da Abarth também se estende ao visual do modelo

Comemoramos os 75 anos da marca avaliando o Abarth Fastback com motorização turbo com 185 cavalos de potência

Por dentro, o novo modelo possui elementos que lembram ao motorista que ele está em um SUV de alta performance. O interior escurecido, inclusive o teto, transmite elegância e sofisticação, e traz detalhes em vermelho que se destacam em meio ao acabamento premium reforçando sua esportividade. Traz também painel com revestimento que simula fibra de carbono.

O volante revestido em couro perfurado e os bancos em couro ecológico com costura vermelha são não apenas elementos de estilo, mas também sinônimos de conforto e requinte. Para completar, o badge Abarth no painel é um detalhe que reforça a identidade do carro. Vale dizer que por dentro e por fora do veículo o cliente consegue encontrar 13 escorpiões.

O Abarth Fastback traz diversas tecnologias de série que oferecem conforto e praticidade tanto para o motorista quanto para os passageiros. Uma delas é a plataforma de serviços conectados, Connect////Me, que oferece mais de 30 funcionalidades para tornar a experiência de condução ainda mais completa e interativa.

Já o cluster digital de sete polegadas é específico da Abarth, com informações como pressão do turbo, força G e potência na tela principal. O modelo traz ainda uma central multimídia de 10.1 polegadas com diversas possibilidades de entretenimento e conectividade a bordo.

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Para completar, tem Android Auto e Apple Carplay. Além disso, o modelo conta ainda com um carregador de celular por indução e entradas USB-A e USB-C.

O modelo possui diversos recursos de segurança

Comemoramos os 75 anos da marca avaliando o Abarth Fastback com motorização turbo com 185 cavalos de potência

O Abarth Fastback também possui recursos de segurança, como os ADAS, sistemas avançados de assistência à direção, que incluem alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa com correção ativa e comutação automática do farol alto.

Além disso, o carro conta com o ESP – Electronic Stability Program, que garante maior estabilidade e segurança na condução; sensor de chuva e luminosidade, que ajusta automaticamente os faróis e os limpadores de para-brisa de acordo com as condições climáticas.

O ABS com EBD – Antilock Braking System com Electronic Brakeforce Distribution é outro recurso que contribui para a segurança no veículo, garantindo uma frenagem mais eficiente e segura.

O Abarth Fastback conta ainda com ar-condicionado automático digital, faróis e lanternas full LED, keyless Entry’nGo com partida remota, freio de estacionamento eletrônico automático com Auto Hold e airbags frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiros.

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O modelo está disponível nas cores Branco Banchisa, Cinza Strato, Preto Volcano e Vermelho Montecarlo com detalhes em vermelho.

Notas Rápidas, por Sérgio Dias

Picape BYD será híbrida plug-in com quase 480 cavalos de potência

A BYD vai oferecer no mercado brasileiro uma picape híbrida plug-in equipada com uma nova tecnologia de energia na plataforma DMO Super Híbrida Off-road para entregar uma mistura harmoniosa de desempenho robusto off-road, conforto e eficiência energética.

No comunicado para a imprensa a BYD afirma que “essa oferta inovadora tem como objetivo proporcionar uma experiência superior que supera a das picapes convencionais, posicionando-se como um divisor de águas no mercado.”

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Triumph inicia produção das novas Speed 400 e Scrambler 400 no Brasil

A Triumph anuncia o início da produção dos modelos Speed 400 e Scrambler 400 em sua fábrica localizada em Manaus/AM. Toda linha foi ajustada para receber as novas motos, contando com todo efetivo para a produção e entrega de mais de 2.000 motocicletas.

“Este é um momento histórico da Triumph no Brasil, a produção da primeira moto de 400 cilindradas é um marco de entrada em um segmento que está em forte crescimento no país” declara Renato Fabrini, Gerente Geral da operação no Brasil.

BMW Group reforça seu compromisso com o Brasil

O BMW Group anunciou a eletrificação da sua planta no Brasil, localizada na cidade catarinense de Araquari, além de expandir suas atividades de engenharia local.

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Após um recorde histórico de vendas de veículos eletrificados no ano passado, o BMW Group anunciou agora a produção local do BMW X5, o primeiro modelo Premium híbrido Plug-in a ser feito na América do Sul. O modelo se juntará ao BMW X1, BMW X3 e BMW X4, além do BMW Série 3, na produção de Araquari.

Tecnologia torna gestão do pátio de veículos mais inteligente

A VWCO – Volkswagen Caminhões e Ônibus, em parceria com a Taggen Industries & Services, dá início a um projeto-piloto na sua fábrica, em Resende (RJ), utilizando a tecnologia de Internet das Coisas (IoT) para uma gestão mais eficiente do pátio de veículos.

O projeto tem como objetivo incorporar avanços tecnológicos para facilitar a geolocalização de caminhões e ônibus entre a linha de produção e os pátios externos, o que trará otimizações dos processos atuais logísticos e melhora no fluxo da produção.

Harley-Davidson traz modelos de motos exclusivas para o Brasil

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A Harley-Davidson traz para o Brasil modelos exclusivos da coleção CVO – Custom Vehicle Operation, inicialmente os Street Glide e Road Glide ST, disponíveis a partir de 15 de abril com preços a partir de R$ 257.450,00.

Os dois modelos vêm equipados com acabamentos exclusivos, toda a tecnologia de infotainment alimentada pelo novo sistema operacional Skyline e o som de alto desempenho Stage II, desenvolvido pela Rockford Fosgate, com amplificador de 500 Watts RMS e speakers de 150 Watts RMS.

Hyundai Palisade com oito lugares faz sua estreia no Brasil em 2024

O Hyundai Palisade faz a sua estreia no Brasil ainda em 2024 e chega para ser o veículo familiar definitivo para uso diário e viagens rodoviárias. O SUV oferece requinte premium, design interior e exterior renovados, novas funcionalidades de conveniência e conforto, além de sistemas avançados de assistência ao condutor.

O modelo é equipado com motor V6 de 3.8 litros que oferece 295 cavalos de potência a 6.000 rpm, aliado a uma transmissão automática de oito velocidades.

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Porsche define modelos de pneus Pirelli para o novo Taycan

A Porsche definiu que os pneus Pirelli P Zero R e o P Zero Trofeo RS vão equipar o novo Taycan e serão os únicos disponíveis na versão Turbo GT, a mais esportiva da linha. Ambos estão disponíveis nas medidas 265/35ZR21 e 305/30ZR21.

O primeiro foi projetado para a condução diária dos supercarros, enquanto o segundo é um semi-slick legalizado para uso nas ruas. Os dois pneus foram lançados no início deste ano e foram especificamente adaptados, em colaboração com a fabricante alemã, para melhorar a esportividade e a eficiência do veículo.

Ford vai doar Mustang GT Performance personalizado por Alan Mosca

A Ford, como parte das comemorações de 60 anos do Mustang, vai doar um GT Performance personalizado por Alan Mosca para ser leiloado por uma instituição, que será anunciada posteriormente.

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O Mustang GT Performance que será doado pela Ford foi o primeiro da sétima geração a desembarcar no Brasil e também o único na cor prata Orvalho, que não será comercializada no País.

Discovery Sport produzido no Brasil chega ao mercado com preço a partir de R$ 434.490,00

Foi apresentada a linha Discovery Sport 2024, com motorizações P250 Flex ou D200 Diesel, até sete lugares e o mais recente sistema de infoentretenimento Pivi Pro 2. Na motorização diesel, a tecnologia elétrica mild hybrid (MHEV) proporciona funcionamento suave da função start-stop.

Produzido no Brasil, a linha Discovery Sport 2024 apresenta interior com até duas opções de cores. Na opção com até sete lugares, a segunda fileira de bancos desliza e reclina com uma divisão de 40:20:40, disponibilizando uma área de carga de até 1.794 litros com os bancos traseiros rebatidos.

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