Campanha AACD Teleton 2021

Cursos Mecânica Online

domingo, 26 de dezembro de 2021

Alpha Motos: Honda apresenta a CB 650R Neo Sport Café




Modelo é equipado com motor de 649cc e tem preço a partir de R$ 47.350,00

A Honda apresentou a CB 650R Neo Sport Café, que chega equipada com motor de 649cc, preço a partir de R$ 47.350,00 e disponível nas cores Vermelho Perolizado e Cinza Metálico.


O conceito Neo Sports Café aplicado a CB 650R valoriza as proporções compactas, e destaca o motor quatro cilindros em linha como forte elemento no design. Nesta versão 2022, a novidade principal é justamente o novo padrão cromático do motor, cuja base e o cabeçote agora são pintados em um elegante tom de bronze, com o bloco dos cilindros permanecendo preto.

A modernidade da iluminação full-LED de grupo ótico dianteiro circular, característico do estilo Neo Sports Café, faz par com o painel black out LCD, que traz indicador de marchas e luz-alerta shift-up, que avisa o momento ideal para troca de marchas. A posição de pilotagem agressiva é exaltada pelo guidão de alumínio cônico e pedaleiras recuadas.


Com o motor tetracilindro DOHC arrefecido a líquido temos o câmbio de seis marchas, embreagem assistida, deslizante e dotado de sistema HSTC - Honda Selectable Traction Control.

A qualidade principal buscada pelos técnicos da Honda no desenvolvimento deste motor tetracilíndrico foi a obtenção de uma entrega de potência linear em médias rotações, sem todavia alterar o caráter que se espera de um quatro-em-linha: a forte progressão até a rotação-limite estabelecida em 11.500rpm.

Requintes técnicos como os pistões de saia assimétrica, cilindros com tratamento para redução de atrito e consumo de óleo fazem par com os comandos de válvulas que atuam diretamente nas válvulas, solução que reduziu o volume do cabeçote. Outro fator que revela a modernidade do projeto é o sistema de refrigeração, com passagens internas que eliminaram parte das mangueiras externas. A bancada dos cilindros, inclinada 30º à frente, o posicionamento do câmbio e o compacto motor de arranque atrás da bancada ajudaram a obtenção de um motor curto, que traz vantagem para o equilíbrio do conjunto.


No modelo as tomadas de ar são duas, posicionadas ao lado do tanque. A caixa do filtro de ar de generosas dimensões contribuiu significativamente para a entrega linear da potência. Idem com relação aos tubos de escape, corretamente dimensionados, e que elegantemente se unem abaixo do motor para encontrar a compacta ponteira realizada em aço inox.

A embreagem deslizante, que limita a perda de aderência da roda traseira em reduções de marcha extremas, favorece a pilotagem esportiva, assim como o acionamento da embreagem assistido reduz o esforço no acionamento da alavanca.

O controle de tração HSTC - Honda Selectable Traction Control -, comprova o estágio tecnológico do modelo. O sistema se vale de sensores para gerenciar as eventuais perdas de aderência do pneu traseiro, que podem ocorrer tanto em uso esportivo como no dia a dia em pisos de baixa aderência.

O chassi tubular de aço tipo Diamond é elemento protagonista, que em conjunto com as suspensões responde pela maneabilidade superior destes modelos. A moderna suspensão Showa SFF-BP (Separated Function Big Pistons Forks) é do tipo invertido, que concilia baixo peso e alta eficiência. Na suspensão traseira, o conjunto mola-amortecedor regulável na pré-carga da mola em sete posições atua vinculado diretamente a balança de suspensão traseira, que é assimétrica.

O sistema de freios equipado com ABS de dois canais age nos discos dianteiros duplos tipo flutuante. Os cálipers de quatro pistões de fixação radial reduzem torções e favorecem maior sensibilidade e eficiência na frenagem. O disco traseiro tem cáliper de pinça simples. As rodas têm cinco raios duplos com pneus de medidas 120/70-ZR17 na dianteira e 180/55-ZR17 na traseira.

As características do estilo Neo Sports Café - rabeta curta e grupo ótico circular, tanque anguloso - dão destaque ao motor de quatro cilindros em linha, agora em duas cores. O painel retangular LCD colado ao guidão cônico plano caracteriza a agressividade, certamente uma das mais harmoniosas naked da produção atual.

Ainda dispõe do dispositivo de segurança suplementar ESS (Emergency Stop Signal), que reconhece frenagens de emergência em velocidades superiores a 56 km/h e, através de sensores do módulo do ABS, aciona automaticamente o pisca-alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana