Campanha AACD Teleton 2021

Cursos Mecânica Online

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Alpha Motos: Linha Honda CBR 650R 2022 chega com novas cores e grafismos




Modelo tem preço a partir de R$ 49.750,00 nas cores vermelha e cinza fosco

Para os fãs do motor DOHC quatro cilindros em linha, novidade: a Honda apresentou a linha CBR 650R 2022 equipada com motorização "Four" de exatos 649cc, referência tecnológica e garantia de performance superior.


Disponível nas cores vermelha e cinza fosco, o modelo tem preço a partir de R$ 49.750,00 e vem equipada com 
a nova e sofisticada suspensão dianteira tipo invertido SHOWA, que recebe a tecnologia do "Showa - Separate Funcion Big Piston Forks (SFF-BP)".

O chamado "Big Piston" é cerca de 3,5 vezes maior que o sistema anterior, e proporciona melhor amortecimento com menos pressão de óleo, o que resulta em uma resposta mais rápida e uma ação mais suave para melhor dirigibilidade e ciclística.


O caráter esportivo do modelo traz o que se espera de uma moto com a sigla CBR. A agressividade das formas da carenagem é valorizada pelo grupo ótico duplo e tomadas de ar. O banco em dois níveis termina em uma rabeta essencial, e os semi-guidões fixados sob a mesa superior oferecem posicionamento coerente com a pilotagem esportiva.

Um vistoso painel black out LCD, com indicador de marchas e a iluminação full-LED acompanha a esportividade técnica determinada pela nova suspensão invertida Showa SFF-BP e frenagem com cálipers de fixação radial.

Além do motor tetracilindro DOHC arrefecido a líquido conta com câmbio de seis marchas, embreagem assistida, deslizante e dotado de sistema HSTC - Honda Selectable Traction Control.


A qualidade principal buscada pelos técnicos da Honda no desenvolvimento deste motor tetracilíndrico foi a obtenção de uma entrega de potência linear em médias rotações, sem todavia alterar o caráter que se espera de um quatro-em-linha: a forte progressão até a rotação-limite estabelecida em 11.500rpm.

Requintes técnicos como os pistões de saia assimétrica, cilindros com tratamento para redução de atrito e consumo de óleo fazem par com os comandos de válvulas que atuam diretamente nas válvulas, solução que reduziu o volume do cabeçote.

Outro fator que revela a modernidade do projeto é o sistema de refrigeração, com passagens internas que eliminaram parte das mangueiras externas. A bancada dos cilindros, inclinada 30º à frente, o posicionamento do câmbio e o compacto motor de arranque atrás da bancada ajudaram a obtenção de um motor curto, que traz vantagem para o equilíbrio do conjunto.

Com as tomadas de ar duplas na parte frontal da carenagem, a caixa do filtro de ar de generosas dimensões contribuiu significativamente para a entrega linear da potência. Idem com relação aos tubos de escape, corretamente dimensionados, e que elegantemente se unem abaixo do motor para encontrar a compacta ponteira realizada em aço inox.

A embreagem deslizante, que limita a perda de aderência da roda traseira em reduções de marcha extremas, favorece a pilotagem esportiva, assim como o acionamento da embreagem assistido reduz o esforço no acionamento da alavanca.

O controle de tração HSTC - Honda Selectable Traction Control -, comprova o estágio tecnológico das Honda 650. O sistema se vale de sensores para gerenciar as eventuais perdas de aderência do pneu traseiro, que podem ocorrer tanto em uso esportivo como no dia-a-dia em pisos de baixa aderência.

O chassi tubular de aço tipo Diamond é elemento protagonista, que em conjunto com as suspensões responde pela maneabilidade superior destes modelos. A moderna suspensão Showa SFF-BP (Separated Function Big Pistons Forks) é do tipo invertido, que concilia baixo peso e alta eficiência. Na suspensão traseira, o conjunto mola-amortecedor regulável na pré-carga da mola em sete posições atua vinculado diretamente a balança de suspensão traseira, que é assimétrica.

O sistema de freios equipado com ABS de dois canais age nos discos dianteiros duplos tipo flutuante. Os cálipers de quatro pistões de fixação radial reduzem torções e favorecem maior sensibilidade e eficiência na frenagem. O disco traseiro tem cáliper de pinça simples. As rodas tem cinco raios duplos com pneus de medidas 120/70-ZR17 na dianteira e 180/55-ZR17 na traseira.

A CBR 650R conta com carenagem que entrega toda sua esportividade: faróis duplos e o par de tomadas de ar frontais compõe um conjunto de inegável agressividade. A posição de pilotagem é esportiva sem ser extrema, mérito do assento em dois níveis, semiguidões e pedaleiras corretamente posicionados.

O modelo dispõe do dispositivo de segurança suplementar ESS (Emergency Stop Signal), que reconhece frenagens de emergência em velocidades superiores a 56 km/h e, através de sensores do módulo do ABS, aciona automaticamente o pisca-alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana