Campanha AACD Teleton 2021

Cursos Mecânica Online

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Alpha Notícias: Fiat Fiorino chega em versão única e preço a partir de R$ 99.990,00




Modelo tem novos design exterior e interior e 1.4 EVO Flex

A Stellantis apresentou o Fiat Fiorino 2022, modelo referência entre os veículos comerciais leves e líder do segmento de B-Vans com mais de 90% de participação de mercado. Ele chega em versão única Endurance 1.4 EVO Flex com preço a partir de R$ 99.990,00.


O modelo é equipado com o motor 1.4 EVO Flex, agora ajustado para atender às novas regras de emissões e ruído do Proconve (PL7). Ele gera até 86 cavalos de potência e torque de 120 Nm com etanol. Seu câmbio é manual de cinco velocidades.

O Fiat Fiorino 2022 chega com novidades na dianteira, com novos faróis, mais afilados e com máscara negra, contornados pelos para-choques, para-lamas e capô redesenhados. A grade frontal traz o Logo Script FIAT e é complementada pelo Fiat Flag no canto inferior direito. A lateral conta com um painel de porta, que protege a carroceria de pequenas batidas no dia a dia.


O interior ganhou painel completamente reformulado com saídas de ar-condicionado retangulares. O novo cluster inclui computador de bordo com seis funções, conta-giros e hodômetro parcial digital. Com regulagem de altura de série, o volante agora adota o Logo Script. O habitáculo recebeu tons escurecidos e mais 4 porta-objetos, totalizando 13 compartimentos, que somam 18,3 litros — 10% mais volume que o modelo anterior. Entre eles está o exclusivo espaço para máquina de cartão na porta, além da área acima do porta-luvas iluminado e nos novos painéis de portas, demonstrando a versatilidade da cabine como característica essencial para o uso profissional, que sempre foi o foco do veículo.

O conforto dos ocupantes é garantido por uma longa lista de equipamentos de série. A Fiorino 2022 vem de fábrica com direção hidráulica, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, vidros e travas elétricas, chave com telecomando, predisposição para som, protetor de cárter, alarme e faróis de neblina, essenciais em situação de baixa visibilidade.

E como nada é mais importante do que segurança, o modelo incorpora controle de tração e estabilidade (ESC) de série. O equipamento usa diversos sensores que, ao detectar uma situação de risco para o veículo, atuam no freio e no acelerador para permitir que o motorista retome o controle. E, por meio do Sinal de Freio de Emergência, a van aciona automaticamente as luzes indicadoras de direção e pisca as luzes de freio, alertando os outros motoristas e reduzindo o risco de colisões traseiras.


O controle de estabilidade inclui também o recurso de assistente de partida em rampa (Hill Holder), um excelente aliado no dia a dia dos deslocamentos urbanos. O sistema traz mais conforto e segurança nas manobras ao detectar quando o veículo está parado em um piso inclinado, mantendo os freios acionados por alguns segundos. Isso facilita a saída de semáforos e rampas. O recurso também é ativado em descidas, tornando as manobras de ré mais fáceis.

Nem mesmo os menores detalhes passaram despercebidos pelo time de Engenharia. As palhetas da Nova Fiorino, por exemplo, agora são do tipo flat-blade. Essa tecnologia permite uma melhor limpeza do vidro ao mesmo tempo em que gera menor ruído aerodinâmico. Ela também tem maior vida útil, com garantia exclusiva de seis meses.

Os bancos foram modificados e estão mais confortáveis, com melhora significativa em relação ao conjunto anterior e superando até modelos de passeio da concorrência, pois usam material mais resistente. Essa mudança é complementada pelo novo painel de porta, que oferece mais apoio para os braços do motorista e passageiro de qualquer estatura.

O clima na cabine também será sempre agradável, graças ao ar-condicionado recalibrado, capaz de resfriar o interior da van em até 6º C nos primeiros 15 minutos de funcionamento, o que significa um resfriamento 18% mais rápido da cabine, considerando testes de laboratórios e simulação de condições de trânsito urbano pesado.


Outra modificação se deu na suspensão traseira, reconhecida por sua força e robustez ao utilizar eixo rígido tipo ômega com mola parabólica longitudinal, a exemplo da Nova Strada, que passa a usar materiais de maior resistência. Essa alteração deixou o conjunto mais leve e reduziu o camber residual e a massa não-suspensa, melhorando a eficiência e estabilidade.

Essas melhorias complementam os atributos que tornaram o Fiat Fiorino favorito de empresários e frotistas. Isso inclui a robustez de um veículo pensado para o trabalho, a capacidade de carga (650 kg), o tamanho ideal para uso urbano e o baixo custo de propriedade. Mais do que um carro, a Nova Fiorino é uma ferramenta para quem busca o máximo de eficiência em seu negócio sem abrir mão do conforto e segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens da semana