Campanha AACD Teleton 2021

Cursos Mecânica Online

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Alpha Notícias: Stellantis inicia eletrificação da Citroën no Brasil com o Ë-Jumpy




Com autonomia de até 330 quilômetros, modelo tem preço a partir de R$ 329.990,00

A Citroën apresentou para o mercado brasileiro o Ë-Jumpy, furgão médio 100% elétrico que chega com preço a partir de R$ 329.990,00, autonomia de até 330 quilômetros e condução permitida para pessoas habilitadas com a habilitação de categoria B.


“O Ë-Jumpy é o primeiro passo da Citroën em direção à eletrificação no Brasil e na América do Sul, conforme apresentamos no início de novembro em nosso plano estratégico, o Citroën 4 All. Ele chega para ser o parceiro ideal e atender às necessidades de mobilidade de todos os profissionais, sejam grandes frotistas ou profissionais autônomos que optem por um veículo elétrico, versátil e eficiente para suas atividades diárias”, afirma Vanessa Castanho, Head da Citroën na América do Sul.

O utilitário, agora oferecido em uma versão elétrica, já é amplamente reconhecido por sua versatilidade, dimensões, volume de carga e carga útil, que são ideais para os centros urbanos e se distingue das demais configurações da Linha Jumpy nos pequenos detalhes. Visualmente, a diferença está no ponto de recarga situado à frente, na lateral esquerda da carroceria e o novo monograma elétrico “Ë” colocado à esquerda do nome JUMPY, na porta traseira.


Desenvolvido na plataforma modular multienergia EMP2, o modelo é oferecido no país em versão única, equipado com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e OBC de 11kW trifásico, que garantem autonomia suficiente para que o veículo percorra até 330 quilômetros com carga completa em consumo de ciclo urbano no Brasil, segundo INMETRO.

O uso desta plataforma modular permitiu a introdução do conjunto de baterias abaixo do assoalho, garantindo a preservação do volume útil na versão elétrica. As baterias armazenam e fornecem a energia necessária tanto para o funcionamento do motor elétrico quanto para os equipamentos disponíveis no modelo. Já a performance do furgão é garantida por um motor elétrico, que entrega 260 Nm de torque imediato (26,5 kgfm) e 136 cavalos de potência (100 kW).

Por dentro, boa parte das exclusividades do Ë-JUMPY ficam estampadas em sua cabine. Entre elas, está o painel de instrumentos com tela 3.5” digital colorida, que concentra informações como o velocímetro, modo de condução, marcha selecionada, nível de carga das baterias e consumo de energia. Outro diferencial encontrado nesta versão é a central de controles de condução, no console central, onde está posicionado o seletor de marchas e-Toggle, que permite escolher entre Park (estacionamento), Rear (marcha a ré), Neutral (neutro) e Drive (condução) e o botão B-Mode, responsável por ativar a função de frenagem regenerativa para preservar ou carregar parcialmente as baterias, além de diminuir o desgaste das pastilhas de freio.


Em termos de condução, há três opções disponíveis onde a escolha fica a critério de quem está ao volante, de acordo com a necessidade do momento. O modo “Eco” tem como foco a otimização do consumo de energia, o “Normal” garante um melhor compromisso entre autonomia e performance e o “Power” prioriza o desempenho, utilizando-se de máximas potência e torque.

Há ainda a moderna central multimídia com tela touchscreen capacitiva de 7", como item opcional, que além das já conhecidas funções de conectividade e espelhamento com Android Auto e Apple Carplay, dispõe de câmera de ré com visão 180o e vista superior do veículo, recurso nomeado de Vision Park.

Para a recarga do Citroën Ë-JUMPY, basta que o seletor de condução esteja na posição “P” Parking. O tempo de recarga depende da estação de carregamento, podendo variar de 45 minutos em estações de carregamento rápido de 100 kW, para 80% da bateria, a 7h30 em rede trifásica de 11 kW. O modelo ainda é equipado com OBC de 11kW trifásico, que permite uma carga mais rápida em diversas condições.

Outro importante diferencial do Citroën Ë-JUMPY é a oferta de três confortáveis lugares na cabine, entrada USB, porta-copos e diversos porta-objetos.


No quesito segurança, o Citroën Ë-JUMPY conta ainda com itens igualmente importantes que são compartilhados com as demais versões da linha Jumpy, como assistente de partida em rampa (Hill Assist), freios ABS, controle eletrônico de estabilidade, airbag duplo frontal com três pontos de proteção, indicador de fadiga (Coffee Cup Alert), luzes de rodagem diurnas integradas, limitador de velocidade e piloto automático.

O conjunto de suspensões assegura a precisão da trajetória do veículo, ao mesmo tempo que garante a qualidade do amortecimento. Na dianteira, há uma suspensão robusta tipo Mc Pherson com barra estabilizadora, enquanto na traseira a suspensão é do tipo triângulo oblíquo, que permite suportar uma carga útil de até 1.002 kg.

O cockpit preserva as qualidades já conhecidas da linha Jumpy para garantir que os deslocamentos do dia a dia sejam agradáveis para quem viaja a bordo, o que inclui uma posição de condução alta que permite excelente visualização da estrada, bancos que proporcionam conforto de alto nível, espaço generoso e painel de instrumentos ergonômico, otimizado especialmente para a condução do veículo elétrico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana