Doe Teleton

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Alpha Notícias: TE Connectivity comemora 80 anos de atuação global




Empresa nasceu em 1941 com o nome de Aircraft and Marine Products

A TE Connectivity completa 80 anos de sua criação, inicialmente com o nome de Aircraft and Marine Products - AMP, quando seu fundador Ukar Whitaker inventou nos Estados Unidos a grampeação de fios em substituição à solda tradicional.

“Desenvolvemos e produzimos componentes pequenos de alta tecnologia e precisão que vem suportando as grandes inovações tecnológicas das indústrias automotiva, aeroespacial, naval e de eletro-eletrônicos instaladas no Brasil e em outras partes do mundo”, comenta Daniel Malufi, que ingressou na empresa em janeiro de 1998 e até agosto deste ano ocupava o cargo de diretor-geral da unidade no Brasil. O executivo acaba de ser transferido para Suíça onde será responsável pela área de operações das plantas da TE na Europa.

Surgia, ali, as conexões elétricas sem solda, engenhosidade que, por sua praticidade e maior eficiência, permitiu um grande salto na produção de aviões, veículos e navios, especialmente durante a Segunda Guerra Mundial.

Oferecendo conexões mais ágeis, seguras e removíveis, o invento rapidamente ganhou o mundo e transformou a pequena oficina de Whitaker em uma multinacional fornecedora de conexões para grandes indústrias da Europa e da Ásia.

Exatamente três décadas após sua criação, dando sequência a um grande processo de expansão global, em 1971, a companhia começava a produzir no Brasil em um galpão industrial no bairro da Lapa, na cidade de São Paulo.

A ideia era fabricar localmente seus inovadores conectores elétricos para atender a crescente indústria de telecomunicações e eletrodomésticos no País. Foi uma decisão acertada. Depois do investimento inicial para aluguel do galpão e importação de maquinário, a empresa passou a crescer, de maneira ininterrupta, acima de 25% ao ano.

Ainda na década de 1970, com a indústria automotiva agregando mais eletrônica aos veículos nacionais, a TE passou a ser uma das mais importantes fornecedoras de conectores elétricos das montadoras de veículos instaladas no Brasil.

Deste momento em diante, com constante crescimento da demanda e novos mercados sendo abertos a cada ano, em 1976 a empresa lançou a pedra fundamental de sua fábrica em área própria na cidade de Bragança Paulista, interior de São Paulo. Era preciso mais do que duplicar a produção e nova unidade dava espaço para expandir em mais de dez vezes essa necessidade. Mesmo assim, pouco mais de dez anos depois, em 1987, a empresa abriu nova unidade em Itatiba, também no interior do estado.

Em 1996 a AMP do Brasil tornou-se uma empresa produtora de soluções completas em sistemas elétricos, não só para a indústria automotiva, como para outros segmentos como eletrodomésticos e entretenimento. Em 1999 a AMP foi incorporada ao Grupo Norte-Americano Tyco International, que também adquiriu a empresa, a Schrak Eletrônica do grupo Siemens, dando origem à Tyco Electronics, maior subdivisão do Grupo. Assim, em novembro de 1999 a AMP do Brasil passa a se chamar Tyco Electronics do Brasil Ltda.

O crescimento da Tyco Electronics foi incessante seguindo o ritmo do crescimento da importância dos eletrônicos nos mais variados ramos da atividade industrial. Com o objetivo de criar uma identidade própria e mais fortalecida, e refletir melhor os produtos e soluções apresentadas aos clientes, em março de 2011, os acionistas aprovaram a alteração do nome Tyco Electronics para TE Connectivity. “Não se tratava apenas da mudança do nome, mas tratava-se de 'pensar grande' sobre quem era a TE e o que fazia para garantir o aproveitamento de todas as oportunidades que tinha à sua frente. Se referia a ser uma organização cada vez mais conectada entre si e que revelasse oportunidades para as pessoas dentro da TE Connectivity”, diz Claudia Serrano, gerente de Recursos Humanos América do Sul.

No lugar de Malufi, em outubro deste ano, assumiu Alexandra Motta, primeira mulher a ocupar esta posição, com a missão de seguir com o trabalho de tornar a unidade brasileira uma das mais inovadoras e modernas fábricas da TE no mundo.

“Fruto de um longo trabalho de valorização e qualificação de nossos colaboradores, sendo sempre uma empresa cidadã e com fortes investimentos nos conceitos da Indústria 4.0, vamos seguir atuando no sentido de aprimorar continuamente nossos processos de qualidade e eficiência de modo a sempre superarmos as expectativas de nossos clientes tanto no Brasil como no exterior”, comenta Alexandra.

Humanização e responsabilidade social

A TE é uma empresa que fortalece os seus valores e missão, potencializando o papel de cada um na organização. Em sua planta, em Bragança Paulista, existem cinco grupos de afinidades, chamados ERGs (Grupos focais de trabalho):

- WIN: focado no empoderamento feminino;

- Young Professional: focado em ações para integrar as diversas gerações;

- ALIGN: focado em ações voltadas ao LGBTI+;

- Qualidade de Vida: ações voltadas à saúde e bem-estar;

- Voluntariado: direcionado a ações sociais na comunidade.

No final de 2019 a empresa realizou uma pesquisa interna com o objetivo de conhecer os colaboradores e este mapeamento norteou muitas das ações nos ERG´s. São várias ações realizadas por estes grupos ao longo do ano, além de uma semana direcionada a cada tema, quando são realizadas palestras, fóruns de debate, exposições, entre outros.

Outro destaque nas ações sociais da TE é o apoio a ONG REPARAÇÃO também em Bragança, que é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, que se dedica, por meio de trabalho voluntário, à reforma de casas de famílias que não se encontram em condições mínimas de habitação.

A TE Connectivity também investe continuamente em programas sociais de qualificação profissional para jovens em condições de vulnerabilidade social. A empresa realizou em fevereiro a formatura de mais 11 alunos da 4ª turma do Projeto Formare, projeto educacional e de responsabilidade social, que visa capacitar jovens de baixa renda, de 16 a 18 anos, para o mercado de trabalho; e é inteiramente conduzido por funcionários voluntários da TE na própria unidade da empresa, desde o processo de seleção até a graduação. A metodologia é elaborada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

E é assim que a TE segue atuando alinhada aos seus valores e propósito, trabalhando para criar um futuro mais seguro, sustentável, produtivo e conectado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana