Doe Teleton

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Alpha Serviços: Filtros devem receber atenção especial na hora da revisão




Peças que purificam ar, óleo, combustível e cabine estão entre os itens que garantem o bom funcionamento do veículo

Para quem planeja viajar com seu automóvel é recomendável fazer uma revisão e realizar a troca dos filtros de ar do motor, óleo, combustível e de cabine, a fim de garantir o bom funcionamento do veículo e a segurança dos passageiros durante os deslocamentos.

"Os filtros automotivos são itens que garantem a segurança e que devem ser trocados sempre de acordo com o manual do veículo", alerta Plinio Fazol, gerente de Marketing e de Novos Produtos da Tecfil. Ele explica que os filtros funcionam como uma barreira contra as impurezas e podem influenciar diretamente no funcionamento do veículo, evitando diversos problemas mecânicos.

Avaliar o sistema de lubrificação é fundamental numa revisão automotiva, pois ele é o responsável pela proteção contra o desgaste e a quebra de peças. Os filtros de óleo agem eliminando as impurezas resultantes da fricção das peças móveis do motor e da combustão. É recomendado que a troca deste filtro seja feita sempre junto com a troca do óleo do motor.

Nos filtros de combustível, o prazo para a troca deve seguir conforme as recomendações do fabricante do veículo. "A principal função dos filtros de combustível é impedir que as impurezas do combustível e do tanque cheguem ao sistema de injeção. A dificuldade para arrancar ou na hora de acelerar é sinal de que o filtro está sujo ou entupido", observa Fazol.

Já o filtro de ar do motor é o responsável pela entrada de ar no motor e também por impedir a entrada e a circulação de poeira abrasiva no seu interior, que pode provocar o mau desempenho do motor e o aumento do consumo de combustível. Quando este filtro está sujo, a recomendação é que ele seja trocado imediatamente e nunca limpá-lo com jatos de ar comprimido. O prazo para a troca pode variar dependendo do uso do veículo, como rodar em cidades ou regiões rurais.

Os filtros de cabine, responsáveis pela purificação do ar dentro do automóvel, são fundamentais para purificar o ar e reter as impurezas que entram pelos dutos de ventilação. A troca desses filtros evita a concentração de poluentes dentro do veículo e, principalmente, o acúmulo de bactérias e partículas prejudiciais à saúde. Em ambientes urbanos, onde a concentração de impurezas é maior, recomenda-se que os filtros de cabine sejam trocados no prazo de seis meses a um ano, no máximo. "A necessidade de troca desse item pode ser facilmente identificada por meio do cheiro de poeira no interior do veículo e da perda de eficiência do ar-condicionado", explica o especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana