Doe Teleton

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Coluna "Mecânica Online": Mecânica Online reconhece os destaques automotivos de 2021




Distinção tem objetivo de reconhecer os principais desenvolvimentos na dinâmica automotiva

Tarcisio Dias*

A famosa frase de médico e louco todo mundo tem um pouco, pode muito bem ser atualizada para de mecânico e louco, todo mundo tem um pouco. E quando o assunto é automóvel, são muitos os “especialistas”, os “entendidos”, parece até futebol, onde sempre alguém tem uma opinião formada com a melhor solução.


A partir desse 20 de dezembro, dia do mecânico, o Mecânica Online vai reconhecer anualmente os méritos de quem faz a indústria automotiva acontecer, a tornar realidade os projetos, os planejamentos e assim, serem vencedores e destacados pelo trabalho desenvolvido e sua utilidade no segmento e no dia a dia automotivo.

Por ser a primeira edição, temos certeza que vamos evoluir ao passar dos anos, mas nosso objetivo será sempre o reconhecimento das pessoas e empresas e ao mesmo tempo, auxiliar o cliente na escolha do seu próximo automóvel com os diferenciais que fizeram com que marca e/ou produto tenha surgido em nossas distinções.

Reconhecimentos por categorias – São muitas áreas no processo de desenvolvimento e fabricação de um automóvel, por isso mesmo, vamos reconhecer e destacar os melhores em design externo (1) e interno (2), conectividade e áudio (3), comportamento dinâmico e segurança (4), Powertrain (5), Manufatura automotiva (6) e Veículo dinâmico Mecânica Online (7). Teremos sempre um destaque por categoria entre os três reconhecimentos.

Design Externo

Questões como tipo de motor, suas tecnologias, desempenho, conforto, são extremamente importantes, mas o design é essencial. Até porque, os designs são criados para um público-alvo que se identifica com aquele modelo. Através do design consideramos a aerodinâmica buscando a melhor eficiência energética e segurança, entre outros itens.

Destaque em Reconhecimento em Design Externo – Fiat Pulse

Depois de 45 anos, isso mesmo, a Fiat lançou seu primeiro SUV no mercado brasileiro e teve bastante trabalho em sua área de design para conquistar o consumidor. O Pulse traz faróis e lanternas em LED de série, que deixam o modelo com visual requintado. O estilo musculoso do Pulse se mantém na lateral, com grandes arcos em torno da caixa de rodas, rack longitudinal no teto e acabamento diferenciado sob os vidros, demostrando que elegância também combina com robustez. As rodas de liga leve têm desenho exclusivo nas diferentes versões, combinando perfeitamente com a suspensão elevada e o estilo envolvente do SUV.

Na traseira as lanternas tridimensionais têm perfil elevado, como se fossem lâminas flutuantes. O para-choque traz desenho que otimiza o ângulo de saída do Pulse, enquanto os elementos escurecidos, somados a um friso prateado na parte inferior, deixam claro que o SUV está apto para qualquer situação.

Reconhecimento em Design Externo – Toyota SW4 Diamond 2022

O novo desenho frontal do SW4 Diamond transmite esportividade, dinamismo e exclusividade, com mudanças na linha dos sistemas de luzes, da grade frontal e para-choques. Destaca-se ainda sua moldura dianteira, com novos faróis full-LED e sistema “follow me home“, com regulagem automática de altura.

A versão desfila pintura bicolor (dual tone) com teto em cor preta e a carroceria sempre em outra tonalidade. A lateral é ressaltada pelas rodas de liga leve de design exclusivo e pneus 265/60 R18”, além de retrovisores externos em preto, que trazem função desembaçadora. Na parte traseira, luzes em LED criam uma aparência imponente, com difusor – também de contornos exclusivos.

Reconhecimento em Design Externo – Volkswagen Nivus

O Nivus foi totalmente desenvolvido pelo time de engenharia brasileiro e tem o desenho assinado por José Carlos Pavone, que chefia o departamento de estilo por aqui. Não é exagero dizer que se trata do Volkswagen mais bonito dos últimos anos, muito mais atraente que T-Cross, Polo e Virtus.

Design Interno

Eu brinco que o design externo é mais para o vizinho, claro que é importante e faz a diferença na hora de você escolher seu veículo, mas é no interior que realmente o veículo se vira para o motorista e quem oferece a melhor combinação das variações de qualidade e possibilidades, tais como; forma, textura, estilo, conforto, visibilidade, segurança, multiplicidade de uso, valor agregado, entre outros, criam uma atmosfera interior que conquistam o consumidor.

Destaque em Reconhecimento em Design Interno – Fiat Pulse

O Pulse não só conquistou pelo design externo, como também recebeu o mérito pelo estilo italiano da cabine, somado ao toque brasileiro. O novo e exclusivo painel recebe tons prata e cinza com diferentes elementos, trazendo a modernidade esperada de um SUV. As peças usam um mix de texturas agradáveis ao toque que criam um alto valor percebido pelos passageiros.

O painel 100% digital na versão topo de gama Impetus entrega a tecnologia cada vez mais buscada pelos consumidores, combinando com a tela flutuante do sistema multimídia de 10,1 polegadas com conexão via internet 4G.

Reconhecimento em Design Interno – Volvo XC40 Pure Electric

Temos uma nova interface de motorista projetada especificamente para carros elétricos que mantém os motoristas atualizados com as informações relevantes, como carga da bateria, enquanto o pacote de design de interiores apresenta detalhes de estilo esportivo, além de tapetes feitos de materiais reciclados. O acabamento mantém todo refinamento já conhecido da marca Volvo combinando materiais com alto padrão de qualidade e tecnologias.

Reconhecimento em Design Interno – Mercedes-Benz GLA 200 AMG Line

Com amplo pacote de assistências, o GLA 200 AMG em sua segunda geração passou por uma renovação completa no design com pacote AMG também no interior.

O grande destaque fica por conta das duas telas de alta resolução com 10,25” no quadro de instrumentos e console central, que em conjunto com o sistema MBUX – Olá Mercedes – facilita a vida a bordo, utilizando comandos via tela touchscreen, touchpad no volante e console central e por voz. Tudo isso para que o acesso as funções de entretenimento, integração de smartphones e ajustes gerais sejam ainda mais rápidas e intuitivas.

Conectividade e Áudio

Quem lembra do toca fitas? Tudo bem, depois você pode pesquisar, mas a evolução em conectividade e áudio é constante na indústria automotiva. Hoje a multimídia é importante e o som do seu celular invade o automóvel cada vez com mais facilidade.

Destaque em Reconhecimento em Conectividade e Áudio – Plataforma de serviços Adventure Intelligence by Jeep Connect

Com funções inéditas no mercado e outras existentes somente no segmento de luxo, a Adventure Intelligence, permite que o usuário se conecte ao seu veículo mesmo estando longe dele pelo app My Uconnect (disponível na Apple Store e Play Store) e pela internet.

Já no App, smartwatch e pela Alexa (Amazon), o cliente poderá controlar diversas funções da plataforma, interagindo e recebendo informações de seu Jeep. Ele pode estar conectado com o mundo dentro do carro sem precisar usar o celular. E tudo isso com muita segurança, uma vez que não será necessário mexer no telefone enquanto dirige.

A nova plataforma de serviços conectados da Jeep traz funções como informações de localização e status do veículo à distância, alertas de roubo e furto, conveniência, como informações sobre o veículo e mapa inteligente; de assistência, como chamada de emergência no caso de algum acidente leve ou problema de saúde; e de entretenimento, já que conta com 4G Wi-fi Hotspot para utilização dentro do carro por até oito aparelhos ao mesmo tempo. Além disso, o usuário também tem acesso a apps de streaming, podcasts e audio books.

Reconhecimento em Conectividade e Áudio – Volkswagen Play - Infotainment desenvolvido no Brasil e presente em quase 70 países - O VW Play, que estreou mundialmente no Nivus e ganhou o mundo. Trata-se de um sistema de infotainment capaz de ler praticamente todos os formatos de mídia, reunindo informações do veículo, do sistema de som, de conectividade (sem fios para IOS), de streaming de conteúdo, de aplicativos e de serviços.

Reconhecimento em Conectividade e Áudio - Chevrolet MyLink – Com facilidade de acesso com comandos físicos e no console central, tem excelente usabilidade. Sistema Android Auto e Apple Car Play com projeção sem fio; Carregador de smartphone por indução magnética; Sistema OnStar; Wi-Fi nativo e MyChevrolet app.

Comportamento dinâmico e segurança

Cada vez mais o brasileiro considera o nível de segurança na hora de comprar seu próximo veículo. Maior também é a responsabilidade do comportamento dinâmico em permitir que o veículo cumpra o que promete.

Destaque em Reconhecimento Comportamento dinâmico e segurança – Volkswagen Taos

O mais recente SUV da Volkswagen conquistou cinco estrelas em todos os requisitos avaliados pelo novo protocolo de testes do Latin NCAP (2020-2024), que avalia o nível de segurança entregue pelos veículos vendidos na América Latina e Caribe. Os resultados alcançados são válidos para todas as versões do Taos produzidos na Argentina e no México.

O resultado do Volkswagen Taos nos testes do Latin NCAP se dá por conta de uma estrutura pensada para estes cenários. O utilitário esportivo foi desenvolvido com base na plataforma MQB, utilizada nas suas linhas de montagem na Argentina e no México, e apresenta altos índices de proteção em impactos. A parte frontal, por exemplo, é desenvolvida para absorver totalmente a força da colisão, estilhaçando-se para evitar a transferência aos passageiros.

Além disso, o veículo vem equipado com assistentes de condução, de última geração, como o sistema de Controle Adaptativo de Cruzeiro (ACC) com Stop & Go, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) com detector de pedestres, Detector de Ponto Cego e Assistente de Manobra — que alerta o condutor caso um outro veículo esteja se aproximando.

Reconhecimento Comportamento dinâmico e segurança: Chevrolet Novo Onix Plus e Toyota Corolla.

Destaque em Reconhecimento Powertrain 

O Turbo 200 Flex é capaz de gerar 130 cv de potência máxima com etanol (125 cv com gasolina), lançado no Fiat Pulse, possui número acima de qualquer concorrente no segmento. O amplo torque de 200 Nm (20,4 kgfm), independente do combustível, está disponível entre 1.750 rpm e 3.500 rpm, entregando força máxima na faixa de maior uso dos motoristas no dia a dia.

Reconhecimento Powertrain – Renault TCe 1.3 Flex (Renault Captur) e Volkswagen 1.0 TSI (Polo, Virtus, T-Cross e Nivus)

Destaque em Reconhecimento Manufatura Automotiva

Polo Automotivo Stellantis

O alto grau de digitalização de processos permitiu que o Polo Automotivo Stellantis de Goiana se tornasse a primeira instalação industrial automotiva da América Latina a operar sistemas integrados através de uma rede privada de 5G, em uma parceria tecnológica pioneira com a TIM e a Accenture.

O projeto-piloto implantado envolve Inteligência Artificial, Visão Computacional, Cloud Computing e Internet das Coisas, integrados ao chão de fábrica e aplicados à manufatura.

Entre outros destaques da Stellantis no campo da inovação, estão a implantação de plataformas em carros conectados, como ConnectMe em carros Fiat e Adventure Intelligence em veículos Jeep, além da plataforma de e-commerce Cart.

E o Renegade, primeiro modelo da Jeep a ser produzido no Polo Automotivo Stellantis em Goiana (PE), inaugurado em 2015, alcançou a marca de 450 mil unidades produzidas. Além de toda a comercialização no território nacional, o Jeep Renegade é exportado para outros 12 países da América Latina, como Argentina, Uruguai e Chile.

Reconhecimento Manufatura Automotiva - Laboratório de Segurança Veicular da Volkswagen - Pioneira em segurança veicular e em crash tests no Brasil, a Volkswagen implantou seu Laboratório de Segurança Veicular há 50 anos, algo inédito até então no País. Desde 1971, o laboratório está integrado à área de Pesquisa e Desenvolvimento do Produto, atuando tanto na criação e projeto de novos modelos, quanto no aperfeiçoamento de veículos em produção.

Reconhecimento Manufatura Automotiva - Planta da Toyota em Porto Feliz (SP) - Apontada pela Toyota no Japão como a planta mais limpa do Grupo, unidade já reduziu em 56% os resíduos, 32% a emissão de CO2 e 42% uso de água nos processos em apenas cinco anos. Unidade é a única instalada na região da América Latina e Caribe para produção de propulsores dentre as 18 plantas de motores Toyota no mundo.

Veículo dinâmico Mecânica Online

Jeep Commander

Fabricado no Polo Industrial da Stellantis em Goiana (PE) o Commander conquistou clientes com a eficiência de seus motores turbo, painel full digital, opção de tração 4x4 e capacidade para levar até sete pessoas.

O Commander é equipado de fábrica com faróis Full Led, controlador de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência, park assist, wireless charging e tampa traseira elétrica com sensor de pé, além de sistema multimídia com a plataforma conectada Adventure Intelligence by Jeep Connect. Vale dizer também que o modelo teve mais de 7 mil unidades comercializadas nos primeiros 15 dias de sua pré-venda.

*Tarcisio Dias - Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Entre os três (TOP 3) +Admirados Influenciadores Digitais da Imprensa Automotiva.

Entre os cinco (TOP 5) dos +Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva.

Premiado (TOP 3) na categoria Automotivo e Motociclismo da 7ª edição do Prêmio Especialistas.

Coluna Mecânica Online® - Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.

https://mecanicaonline.com.br/category/engenharia/tarcisio_dias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

Anúncios
marketing@alphaautos.com.br / (11) 986880391 / (11) 999051722

Postagens da semana